Grafite em Melbourne: ruas mais famosas

Atualizado em

Vim falar sobre grafite em Melbourne e mostrar um pouquinho dos muros grafitadas mais famosos da Austrália para te fazer acreditar que grafite é arte sim!

Ou você já sabe e veio só se informar mais sobre o grafite australiano, não importa.

Bom, eu já devo ter dito em algum lugar que Melbourne é o paraíso para quem curte arte de rua. A prefeitura incentiva o grafite e fomenta verdadeiras exposições urbanas em algumas das ruas mais famosas da cidade.

Leia mais para saber o basicão de Melbourne:

Minha dica de hospedagem em Melbourne

Compras em Melbourne

Transporte público em Melbourne: como se locomover em Melbourne

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Ruas grafitadas em Melbourne

Essas são as 15 ruas grafitadas de Melbourne oficialmente reconhecidas pela prefeitura como “approved outdoor locations for street art”:

  • AC/DC Lane e Duckboard Place
  • Hosier Lane e Rutledge Lane
  • Centre Place
  • Flinders Court
  • Union Lane
  • Presgrave Place
  • Russell Place
  • Croft Alley
  • Stevenson Lane e Tattersalls Lane
  • Drewery e Sniders lanes
  • Caledonian Lane
  • Esquina da Little Bourke Street com Rankins Lane
  • Finlay Lane
  • Esquina da Queen Street com Franklin Street
  • Blender Lane

Existem dezenas de muros grafitados em Melbourne que não ficam em nenhuma dessas ruas porque são muros privados que são grafitados com a permissão dos donos, então vale sempre ficar de olho nos becos que cortam as ruas mais movimentadas.

A história do grafite em Melbourne

Durante meados da década de 1970 (e grande parte dos anos 1980) os australianos foram fortemente influenciados pela cultura de rua norte-americana, principalmente pelos pilares do hip-hop nova-iorquino, dentre eles o grafite.

Um estilo que ficou especialmente mais popular na Austrália é o “stencil”, que permite com que você reproduza um desenho em mais de um muro em pouquíssimo tempo usando uma forma vazada.

Melbourne recebe anualmente verdadeiros festivais de stencil com artistas de todas as partes do mundo.

Vou falar de algumas das ruas que mencionei ali em cima e mostrar um pouquinho delas: Hosier Lane, Blender Lane, Centre Place (mas vou mostrar mais é a Degraves Street) e uma ruela que corta a Acland Street de St Kilda, um beco que de tão pequeno nem nome tem.

Hosier Lane em Melbourne

Hosier Lane é a meca do grafite em Melbourne, além de ser a mais popular entre turistas gringos: as pessoas chegam pela Flinders Street e vão caminhando por ela em direção a Degraves, que é paralela a ela.

Mesmo que as pinturas mudem em intervalos curtíssimos de tempo, Hosier Lane é sempre a mais bonita de Melbourne (ou pelo menos a com mais espaço entre uma calçada e outra, o que facilita as fotos).

Você poder chegar ali caminhando da minha dica de hospedagem em Melbourne ou pegue as rotas 35, 70 ou 75 do bonde. Você também pode ir de trem e descer na Flinders Station.

Hosier Lane

Hosier Lane

Hosier Lane

Esse sou eu fazendo o tipo de quem olha para o nada

Degraves Street em Melbourne

Degraves na verdade não é uma rua de grafite em Melbourne, mas é uma rua de street art, por isso a gente reconhece a mesma pegada das ruas grafitadas, além de um ser um verdadeiro polo de bares e restaurantes.

É da Dregraves que a gente passa pela Centre Place, um corredor estreito cheio de barzinhos lado a lado, inclusive o tradicionalíssimo Hell’s Kitchen de Melbourne, o melhor lugar para experimentar cervejais locais.

Bata perna por ali e permita-se se surpreender com o que surge pela frente, mas eu, que adoro uma papelaria, não posso deixar de dar as dicas do Il Papiro e Senior Art Supplies.

Sony-Melbourne-Degraves-Street-06

Degraves também é um reduto de barbearias…

Sony-Melbourne-Degraves-Street-08

… os cortes variam entre 15 e 50 dólares

Sony-Melbourne-Degraves-Street-04-Grilld

Quem lembra do hambúrguer feito com ingredientes locais, o Grill’d? Falei sobre ele aqui e aqui

Melbourne-Degraves-Street-03

Se o seu lance não for hambúrguer, existem vários outros restaurantes para escolher…

Melbourne-Degraves-Street-07

… como os cafés europeus, como esse que é a entrada da Campbell Arcade

Melbourne-Degraves-Street-12

Centre Place, o corredor estreito e com o maior número de bares

Uma dica que dou é que a Degraves se conecta à Flinders Station pelo subterrâneo através da Campbell Arcade. Vale conhecer porque esse arcade funciona como mostra permanente de um coletivos de artistas que exibem ali ao longo de todo o ano.

Blender Lane em Melbourne

Essa rua fininha é uma das mais disputadas pelos grafiteiros de Melbourne. Ela é pequena e fica bem próxima do mercado Queen Victoria, um dos meus lugares preferidos na cidade.

Dê uma olhadinha no meu post sobre lá para aprender como aproveitar o passeio no mercado para conhecer a Blender Lane que fica ao lado.

Sony-Queen-Victoria-Market-01-Blender-Lane

Os muros grafitados da Blender Lane

É na Blender que a associação de artistas grafiteiros se reúne tanto para os famosos (e gratuitos!) passeios guiados de street art pelas ruas de Melbourne quanto para o mercado de artistas que acontece no verão, geralmente entre os meses de novembro e fevereiro.

Se você é grafiteiro e tem um portfólio para mostrar, é através deles que você pode tentar a chance de aproveitar a sua ida a Melbourne para deixar o seu trabalho nos muros da cidade.

GOPRO-Melbourne-Queen-Victoria-Market-06

Muro da Blender Street

Ruela que corta Acland Street em St Kilda

Essas fotos já pintaram por aqui quando falei de St Kilda pela primeira vez, lembra?

Esse beco escondido entre o frango caipira do Nando’s e os bolos da Monarch foi um dos mais bonitos que conheci em Melbourne, mas nem sempre ele é tão colorido assim: infelizmente tem dias que tudo ali não passa de um paredão pintado de preto!

Melbourne-St-Kilda-30

Eu adoro essa foto (mas só da cintura para cima)

Melbourne-St-Kilda-35

Esse beco quase passa despercebido por quem passa por ali…

Melbourne-St-Kilda-31

… olha como ele é de longe

Se você não é um cara como eu que adora descobrir becos incríveis passeando por aí, provavelmente irá deixar o beco que corta a Acland Street passar batido, então, fique de olho!

A Austrália é o umbigo do mundo da arte de rua, principalmente o grafite e o stencil. Se você indica outras ruas com grafite em Melbourne pode deixar a sua dica nos comentários que a gente sobe para o post!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Melbourne? Fiz duas listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores da Flinders Station, para quem curte cidade, e em St Kilda, para quem curte praia. Eu fiquei no Somerset e recomendo!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Grafite em Melbourne: ruas mais famosas' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost