Dicas para dirigir na Austrália

É fácil dirigir na Austrália?

Outro dia me perguntaram se é fácil alugar carro na Austrália como é fácil alugar nos Estados Unidos, e a resposta é sim, minha experiência foi a melhor possível: pela Rentcars.com eu aluguei esse Toyota 1.6 automático em menos de 5 minutos, sem nenhum mistério.

Dicas para dirigir na Austrália

Como dirigir na mão inglesa

O que você deve estar se perguntando é se dirigir na mão inglesa, com o volante do lado direito e a marcha do lado esquerdo, é algo tão complicado como parece – e se a sua preocupação for essa, relaxa: não é difícil dirigir na Austrália.

Sony-Golden-Coast-Aeroporto-Carro-01

Sony-Golden-Coast-Aeroporto-Carro-04

Sony-Golden-Coast-Aeroporto-Carro-05

Quando eu estava preparando a minha primeira viagem para a Austrália eu disse que não tinha a menor pretensão de dirigir por aqueles lados de lá porque eu me cagava todo só de me imaginar dirigindo na mão inglesa, mas agora sei que isso é medo de principiante: foi engraçado nos três primeiros minutos, mas assim que peguei a estrada para Byron Bay eu me acostumei com a mão inglesa.

Nem meu pai acreditou, mas todo o meu treinamento na temida mão inglesa não deve ter durado nem três minutos, que foi o tempo necessário para achar a saída do estacionamento do aeroporto.

Sony-Golden-Coast-Aeroporto-Carro-06

Olha, se eu pudesse resumir toda a minha experiência em poucas linhas eu daria oito conselhos para quem está prestes a dirigir na mão inglesa:

(1) Sempre (sempre!) alugue um carro automático, assim destros não irão se atrapalhar ao passar as marchas e você poderá dedicar toda a sua atenção ao que mais importa, a direção.

(2) Para dirigir na Austrália pense constantemente em tudo que você está fazendo para conseguir fazer o oposto do que você faria: se normalmente você pegaria a faixa da direita, agora pegue a da esquerda.

(3) Sempre repita “ande na esquerda”, como um mantra. Essa é a forma mais fácil de criar um novo hábito.

(4) Se possível, ande com um copiloto. Ele poderá olhar o Google Maps enquanto você dirige e antecipar as próximas conversões – e o mais importante: além de antecipar as próximas conversões, copilotos devem sempre lembrar o motorista de permanecer na faixa correta. Copiloto que é copiloto não diz “vire a direita”, ele diz “vire a direita e caia na faixa da esquerda“.

(5) Em uma rotatória você também deve dar preferência para quem já está nela, mas, diferente do Brasil, você deve dar passagem para os carros vindo da direita e não da esquerda.

Sony-Golden-Coast-Aeroporto-Carro-08

Olha o volante do lado direito!

Sony-Golden-Coast-Aeroporto-Carro-10

Essa é estrada que liga Gold Coast e Byron Bay. Fiz a viagem em pouco menos de uma hora

Sony-Golden-Coast-Aeroporto-Carro-11

Pelo menos as distâncias são dadas em km

(6) Leve sua carteira internacional de habilitação, apesar de não terem pedido a minha em nenhum momento – mas eu também não fui parado pela polícia em nenhum momento.

(7) Apesar de ser incrivelmente mais tranquilo do que você imagina, a gente tem uma tendência a deixar o carro ir sem que percebamos para a esquerda, então, fique atento e permaneça dentro dos limites da sua faixa.

(8) Por último, não deixe de sair do Brasil com um chip de celular com internet. Não tem coisa mais prática do que poder jogar uma rota no Google Maps ou ligar para o seguro ou para onde você tenha alugado o carro em caso de aperto.

Dirigir na Austrália não é nenhum bicho de sete cabeças. Faça como eu, alugue o seu carro pela Rentcars.com, parcele o pagamento sem IOF e depois diga se você já dirigiu na mão inglesa ou se essa será a sua primeira vez.

Se você quiser ler mais sobre a Rentcars.com leia o meu post sobre esse buscador de locadoras de carro:

+ Como alugar carro pelo menor preço com pagamento parcelado

E essas são algumas das minhas dicas de onde ficar na Austrália:

+ Onde ficar em Sydney? Dicas de hospedagem em Sydney

+ Onde ficar em Melbourne? Dicas de hospedagem em Melbourne

+ Onde ficar em Gold Coast? Dicas de hospedagem em Gold Coast

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece 5% de desconto para leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular com internet ilimitada! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.

Salvar

Salvar


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'É fácil dirigir na Austrália?' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost