Virgin Australia: comprando passagens para voar na Austrália

Atualizado em

Fiz um passo a passo mostrando como comprei minhas passagens da Virgin Australia (clique aqui para ver preços), mas provavelmente irá ajudar quem pretende comprar passagens de outras companhias aéreas australianas também, os sistemas são todos muito parecidos.

Só não se esqueça de duas coisinhas que a gente comentou no post sobre viagens dentro do continente australiano na semana passada: (a) confira se a companhia aérea, ou a tarifa escolhida, contempla malas despachadas ou apenas bagagem de mão, depois (b), fique de olho nos horários, não compre voos extremos em função do preço (e lembre-se que uma viagem de três horas pode dobrar por causa do fuso).

Depois de conferir (a) e (b), some a taxa de compra com cartão e coloque na balança o fato da companhia aérea escolhida participar ou não de uma aliança da qual você já possua milhas.

Pronto, só agora o valor final vira motivo de decisão!

Leia mais para saber o basicão da Austrália:

Minhas primeiras impressões sobre Sydney

+ Minhas primeiras impressões sobre Melbourne

+ Onde ficar em Sydney: dica de apartamento

+ Onde ficar em Melbourne: dica de apartamento

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Como comprar passagens pela Virgin Australia

Os nomes são parecidos, mas Virgin, ou Virgin Atlantic, Virgin America e Virgin Australia são empresas diferentes, nem os programas de milhagem são os mesmos.

Virgin Australia não permite que você insira uma terceira ou quarta cidade em uma mesma compra, será sempre, no máximo, ida e volta entre duas cidades apenas.

Não dá também para ter um cadastro no site e gerir todas as suas reservas, apenas para quem faz parte do programa de milhagem Velocity, mas ele é restrito para quem mora na Austrália.

Virgin-02

Tela com os resultados de voos no site da Virgin Australia

Depois de ter entrado com as cidades de origem, destino e datas do voo, essa é a tela dos resultados da pesquisa.

O trecho Sydney-Melbourne tem dezenas de saídas diárias, a página é enorme, coloquei só metade dela. Para voos na classe econômica eles possuem três faixas de preço, mas a primeira coluna (ou “saver lite“) não oferece despacho de bagagem. Desconsiderei também a tarifa “flexi“, que é mais cara e oferece coisas que não preciso.

Enfim, para a maioria de nós acredito que a tarifa “saver“, do meio, seja a mais útil. E o melhor: os preços que aparecem na tela já são finais, não existe nenhum acréscimo, apenas aquela taxa de quem paga com cartão de crédito, mas ela só aparece quando selecionamos a forma de pagamento.

Virgin-03

Terceira tela no site da Virgin Australia: dados do passageiro

Depois de selecionar o voo e a tarifa escolhida, na terceira tela entrei com os dados do passageiro, inclusive telefone brasileiro. Eu o aconselho a usar o celular, assim caso aconteça alguma coisa, como mudanças no horário do voo, eles conseguem contactá-lo mesmo durante a sua viagem.

Por último eles tentam fazê-lo se inscrever no Velocity, mas é inútil, ele só é válido para australianos. Sabendo disso, malandro que fui dei um pulinho no site da Virgin America e procurei informações sobre o programa de milhagem deles. Descobri que o Elevate não só vale para brasileiros como também acumula milhas nos voos da Virgin Australia.

Mandei bem sim ou com certeza? Se um dia irei usar essas milhas eu ainda não sei, mas pelo menos consegui acumulá-las.

Enfim, você se cadastra em menos de cinco minutos e antes que sua compra expire na outra aba você consegue ter acesso ao seu número de usuário.

Virgin-05

Selecionando serviços extras

Depois é hora de adicionar os extras: (1) bagagem para quem precisa despachar mais de uma peça de 23 quilos, (2) participar do movimento ecológico que neutraliza o carbono usado por você no voo e (3) aluguel de carro.

Para mim foi não, não e não. Para quem precisa de carro talvez seja uma boa escolha, aqui a gente consegue escolher modelo e se informar sobre o preço em pelo menos três empresas, mas o pagamento só é feito no aeroporto, pessoalmente, e através do parceiro do blog você pode parcelar o aluguel no cartão.

Virgin 06

Escolha dos assentos no site da Virgin Australia

Pronto, agora vem a escolha de assento.

Existe uma taxa extra para quem escolhe saída de emergência, mas todos os outros são livres e não é cobrado acréscimo. Sei que a Tigerair só se marca assento pagando por isso, caso contrário ele é designado durante o check-in.

Virgin-08

Página de pagamento no site da Virgin Australia

Essa é a página final de pagamento, basta entrar com as informações do cartão de crédito que, lógico, tem que estar disponível para transações internacionais.

Existe também a opção de pagamento via Paypal, assim você economiza a taxa do cartão.

Só não se esqueça de desmarcar, lá em cima, a opção seguro de viagem, até porque você provavelmente já estará coberto por um. Eu estou viajando mais uma vez com um seguro da Seguros Promo, você já deve ter ouvido eu falar sobre eles.

Virgin-09

Página de confirmação com o número do localizador

Essa é a página final com o resumo da viagem, inclusive o número de reserva que eu apaguei da imagem. Você receberá uma página parecida por e-mail assim que a transação for finalizada e o pagamento aprovado.

Nessa tela eles te lembram com relação ao check-in e dizem também que ele pode ser feito através dos aplicativos para iOS e Android. Eu acabei de baixar o meu e vi que existe também um aplicativo de entretenimento de voo, sobre ele falo depois.

E você, qual companhia usou em sua viagem pela Austrália? Clique em “comentários” aqui embaixo e conte a sua experiência. Será que você podia despachar bagagem? Ou pagou por isso? Conta, vai.

+ Onde ficar em Sydney? Dicas de hospedagem em Sydney

+ Onde ficar em Melbourne? Dicas de hospedagem em Melbourne

+ Onde ficar em Gold Coast? Dicas de hospedagem em Gold Coast

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular com internet ilimitada - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Virgin Australia: comprando passagens para voar na Austrália' têm 3 comentários

  1. 24 de fevereiro de 2014 @ 8:41 Joseane

    Vc é 10!
    Impressionante como sambou na cara do sistema :-)
    Tu pode me ajudar?
    Estou pesquisando a meses preços de passagem de POA/MUC para segunda semana de maio e não sei mais o que fazer, onde buscar melhor preço.
    Pesquiso no site das empresas aéreas e decolar e não consigo nada além de R$4.500 será que é impossível um valor melhor?

    Tu que é o cara das viagens e super dicas me dá uma dica, por favor?

    obrigado
    uma ótima viagem p Austrália que venham muitos posts e muitas dicas :-)
    ansiosa por ti

    Responder

    • 28 de fevereiro de 2014 @ 11:15 Thiago Khoury

      Não é Joseane? Então, minha dica é seguir o http://www.melhoresdestinos.com.br, eles SEMPRE mostraram quando rolam promoções de voos no Brasil e no mundo ;)

      Responder

      • 7 de maio de 2015 @ 13:35 cammila

        Olá Thiago, tudo bem?
        Estou indo no início do próximo ano para Brisbane e gostaria muito de ir em Fiji ou Salomão. Você esteve por lá? Se sim, como foi que fez?

        Abraço!
        ps. Amei o blog, meu GUIA!

        Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost