Dividir despesas viajando com amigos

Dicas para dividir despesas viajando com amigos

Atualizado em

Eu nem sempre consigo, mas a verdade é que adoro viajar com amigos, a maneira mais fácil de transformar um programinha em programão!

Se você não sabe muito bem como lidar com finanças viajando em grupo, leia essas dicas para dividir despesas viajando com amigos e aprenda a fazer uma coisa simples ocupar a menor parte do dia, assim sobra tempo para investir no que você realmente foi fazer ali: se divertir.

+ Como viajar acompanhado sem destruir velhas amizades

+ 10 formas de economizar em sua próxima viagem

Use uma caixinha para pequenos gastos conjuntos

Como gastos conjuntos sempre irão aparecer pelo caminho, minha dica é usar a técnica da caixinha: cada um deposita a sua parte de um valor combinado e ao longo da viagem esse dinheiro pode ser usado para pagar pequenas coisas que serão usufruídas por todos, como bilhetes de transporte público, uma sobremesa no meio da tarde, uma garrafa de água mineral… Só não vale usar a técnica da caixinha para pagar contas de restaurantes porque ela geralmente não sobrevive a um jantar.

Contabilize os dados da corrida maluca

Essa é a técnica que mais uso: escreva o nome de todos do grupo em um papel ou celular e anote os gastos de cada um ao longo da viagem, sem se preocupar muito com os valores desembolsados, assim, no final de cada dia, vocês podem dar uma olhada em que gastou menos e pedir que ele comece gastando mais no dia seguinte.

O objetivo da corrida é terminar em empate: digamos que eu pague a conta do jantar, algo como 150 reais. Eis que a caminho do hotel passamos no supermercado e o amigo número dois paga a conta total dos suprimentos do quarto, mais 80 reais. No fim do dia eu estarei com 150, o amigo dois com 80 e o amigo três nada, por isso no segundo dia o amigo três começa pagando o almoço e o amigo dois paga pelas cervejas na praia.

No fim do segundo dia estaremos praticamente empatados, mas se ao final da viagem não der empate é só ver quem gastou mais e fazer com que os outros paguem a diferença diretamente para ele. Existem aplicativos que te ajudam a fazer isso: Splitwise e Tricount para todos os celulares.

Sydney-Restaurantes-Fratelli-Fresh-04

Cada um paga o seu

Essa é a mais tradicional e vale para todas as situações: cada um paga o que pediu, simples assim. Dessa forma quem comeu camarão e quem comeu salada irá arcar com as escolhas sem medo de ser feliz. Claro que pode complicar a conta final quando algum item for compartilhado e outro não, mas não é nada mal educado: é justo e muita gente espera por isso.

Saiba dizer não

Mesmo que as contas sejam divididas vale manter a parcimônia: no auge da bebedeira as pessoas tendem a ficar ricas, mesmo que depois da ressaca a realidade bata forte como um shot de tequila. Se você não concorda em dividir a champagne mais cara do cardápio, ou o camarão que pesa meio quilo cada, diga a sua opinião sobre pequenas extravagâncias.

E o mais importante: saiba com que você está viajando

Ninguém anuncia nos classificados a próxima viagem a procura de companhias ideais: ou você as tem ou viaja sozinho – acredite, dá menos trabalho e dor de cabeça. Viaje com quem tem as mesmas pretensões e o mesmo orçamento, assim você geralmente não precisa de nenhuma dessas dicas e investe o seu tempo no que realmente importa.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Dicas para dividir despesas viajando com amigos' tem 1 comentário

  1. 26 de novembro de 2014 @ 13:00 Chata de Galocha! | Lu Ferreira » Arquivos Links da semana: a viagem dos seus sonhos - Chata de Galocha! | Lu Ferreira

    […] para dividir as despesas viajando com os […]

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost