Barracas de praia em Trancoso: onde ficar

Atualizado em 1 de novembro de 2019 por Thiago Khoury

Eu amo o mar de Trancoso, mas não consigo ficar só naquele miolinho entre Praia dos Coqueiros e Praia dos Nativos, gosto de pedir dicas e caminhar pela areia até conhecer novas barracas de praia em Trancoso.

O problema é que não dá para conhecer tudo caminhando sem que você perca a maior parte do dia se deslocando. Para mim é essencial alugar carro desde o aeroporto de Porto Seguro, assim você fica apto a ir cada vez mais longe e conhecer trechos diferentes do litoral de Trancoso.

Claro, sem contar com a facilidade que o carro proporciona para quem quer conhecer praias mais distantes, como Caraíva ou Praia do Espelho.

Barracas de praia em Trancoso

A maior parte das barracas de praia em Trancoso pertencem a pousadas, por isso é possível que nem todas estejam abertas para o público que não seja hóspede.

Vou comentar um pouquinho sobre as que conheço e que recebem turistas mesmo quem não sejam hóspedes, mas você terá que pagar um valor mínimo de consumação (e ele varia de 100 a 300 reais por mesa/família, isso depende da estação do ano e do seu charme, malemolência e poder de convencimento no ato da pechincha).

  • Barraca do Zé Barbudo

A barraca do Zé Barbudo na Praia dos Nativos é onde chegam as vans vindo de Arraial, então ela é super tradicional e bem ponto de encontro. Não tem estrutura de pousada, é bem simples e oferece só mesas de plástico com sombrinhas. O cardápio é bem gostoso, mas nunca comi nada que não fosse tira-gosto.

Barracas de praia em Trancoso

Frango empanado na tapioca no Zé Barbudo

  • Barraca da Praia dos Coqueiros

Olha, não sei muito bem que barraca é essa, mas é uma das barracas da Praia dos Coqueiros. Nunca fiquei nela, mas a estrutura é bem mais simples do que a do Zé Barbudo e ela fica em um trecho da praia onde as ondas quebram muito próximas da mesa, então só vou ali caminhando e volto.

Praia dos Coqueiros em Trancoso

Barraca da Praia dos Coqueiros

  • Fly Club

Lembrei da Fly Club, mas coloquei uma foto da antiga Café de la Musique porque acredito que as propostas sejam muito parecidas – e por imaginar que o Café tenha dado lugar ao Fly Club, mas posso estar errado, não sei. Alguém confirma essa informação?

Sempre que passo por ali tenho a impressão da Fly Club ter um ar meio blasé, além de música alta e consumação mínima muito alta. Nunca fui em nenhuma delas, e provavelmente nem irei.

Enfim, não sei nem porque estou falando tanto sobre elas. Próxima.

Barracas de praia em Trancoso

A antiga Café de La Musique

  • Rio da Barra

Rio da Barra é uma das que gosto mais. Ela é uma pousada linda com uma super estrutura de barraca de praia – aliás, várias cenas da novela Segundo Sol foram gravadas ali. Gosto muito do atendimento e da infra, mas ela é especialmente boa para quem vai de olho na comida (adoro o bobó de camarão que é farto e alimenta de dois a três). Rio da Barra deve ser a minha favorita para ir com a família.

Barracas de praia em Trancoso

Rio da Barra tem esse restaurante enorme atrás das mesinhas de praia…

Barraca Rio da Barra

… ela fica logo no encontro do rio com o mar

Barracas de praia em Trancoso

Na parte da frente ficam as esteiras com sombrinhas…

Barraca Rio da Barra

… na parte de trás as mesas, onde ficamos

  • Barraca Uxua

A barraca do Uxua tem um bar delicioso cheio de drinks legais e umas barraquinhas bem confortáveis com verdadeiros colchões de frente para o mar. É uma das mais confortáveis e tranquilas, cheia de comidinhas gostosas, mas poderia ser um pouquinho mais barata, principalmente depois de comer como um marajá na Rio da Barra.

Barraca Uxua

O bar da barraca Uxua é um barco pesqueiro – você consegue ver a proa dele dentro da cabana?

Barraca Uxua

Os colchões do Uxua são muito gostosos, três deitam confortavelmente

Restaurantes do Quadrado: onde comer em Trancoso

Comidinhas deliciosas no Uxua

  • Villas de Trancoso

Villas de Trancoso é a mais “romântica”. Conheci com minha mãe e ficamos como dois pombinhos em uma esteira para dois – quem passou por nós deve ter estranhado a diferença de idade do “casal”. Uma coisa que gosto bastante de lá é que ela fica envolta por uma mata, como se fosse um muro natural entre o mar e a barraca.

Outra coisa legal é que, apesar de não poder usar a piscina da pousada (que, aliás, é a minha favorita), o almoço pode ser servido tanto na barraca quanto no restaurante da piscina:

Villas de Trancoso

Vê se não vale uma menção honrosa ao verde que toma conta da Villas de Trancoso?

Villas de Trancoso

Agora mais de perto…

Villas de Trancoso

… pedimos dadinhos de tapioca ali mesmo, de frente para o mar

Villas de Trancoso

Depois fomos almoçar no restaurante da piscina. Peixe com purê de batatas…

Villas de Trancoso

… e uma massa à carbonara

  • Estrela d’Água

Não conheço a barraca da pousada Estrela d’Água porque gosto tanto da Villas de Trancoso (que fica ao lado) que acabei voltando lá no dia seguinte.

De toda forma, fica a dica: provavelmente a Estrela d’Água é tão boa quanto a Villas, e quem conhece as duas pode comparar qualidade da infra e valor da comida para escolher quem oferece o melhor custo-benefício e voltar em uma próxima viagem.

  • Barraca do Terravista (Praia das Tartarugas)

Já ouviu falar na nova Praia das Tartarugas? Apesar de você poder ir caminhando pela areia saindo da Rio da Barra, ao menor sinal de maré alta o caminho some e fica perigoso atravessá-lo, então a dica é entrar pelo condomínio Terravista e descer a falésia entre o resort e o restaurante (que fica na areia) em um elevador que passa por dentro da rocha.

Dizem que é uma delícia, e eu ainda quero experimentá-lo, mas a estrutura é muito roots e achei pouquíssimo protegido do sol, além de ser um trechinho de praia muito curto e, como eu disse, depois do meio-dia já é difícil caminhar pela praia, então você acaba ficando restrito a barraca/restaurante.

Enfim, é isso o que eles chamam de “Praia das Tartarugas de Trancoso”, dizem que é o novo point de lá.

Praia das Tartarugas, Trancoso

As barraquinhas do restaurante Terravista na Praia das Tartarugas

Se você tem outras dicas de barracas de praia em Trancoso para dar é só deixar o seu comentário, sou todo ouvidos!

E não se esqueça do seguro de viagem, mesmo que você esteja indo para um destino nacional: seguros de viagem no Brasil são baratos e protegem em caso de perda e atraso de voo e bagagem, além de oferecer atendimento médico e hospitalar. Vale a pena!

[adrotate banner=”63″]

4 comentários sobre “Barracas de praia em Trancoso: onde ficar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*