Arraial d'Ajuda, Bahia

Arraial d’Ajuda em Porto Seguro, Bahia

Vocês devem ter visto que estive em Arraial d’Ajuda nessas férias. Olha, nem eu esperava gostar tanto de lá!

Já deu para notar que viajo pouco pelo Brasil, mas, quando acontece, geralmente vou à Bahia. Eu já conhecia Porto Seguro e já tinha passado por Arraial como passeio (lembro que fui uma tarde no parque aquático e depois assisti a um show na Ilha dos Aquários) mas eu não imaginava que ficar em Arraial pudesse ser tão gostoso!

Arraial d’Ajuda, Bahia

Tem gente que pode estranhar o título do post, mas é isso mesmo: Arraial d’Ajuda é um distrito do município de Porto Seguro, não é uma cidade propriamente dita. Estar em Arraial d’Ajuda é estar em Porto Seguro, nos arredores mais nobres dessa cidade que muitas vezes é só o pontapé inicial para aventuras mil.

Pontapé porque a Bahia é um sem fim de destinos comerciais e insólitos que geralmente são desbravados por pessoas que desembarcam todos os dias nos aeroportos de Porto Seguro, Ilhéus e Salvador.

Como troquei de distrito assim que desembarquei na cidade, Porto Seguro foi o pontapé que dei nessa viagem delícia que teve Arraial como base de apoio:

Como chegar em Arraial d’Ajuda de Porto Seguro

Para chegar em Arraial d’Ajuda você precisa primeiro chegar em Porto Seguro, e isso pode ser feito de carro, ônibus ou avião. Eu cheguei de avião em um voo direto vindo de Belo Horizonte.

Do aeroporto de Porto Seguro você precisa ir à balsa que faz a travessia do rio Bunharém que liga Porto Seguro e Arraial em cinco minutos de viagem.

Segui a sugestão que recebi da pousada em que fiquei e combinei uma corrida de táxi porta a porta com o Meredilson pelo WhatsApp: (73) 9985.2505.

Meredilson dirige um Doblò e cobrou 150 reais da porta do aeroporto a porta da pousada. Fomos quatro adultos e uma criança de colo no Doblò do Meredilson. Esse é o mesmo preço do táxi quando contratado in loco durante o verão.

Balsa para Arraial d'Ajuda, Bahia

Balsa para Arraial d’Ajuda

São cinco minutos de viagem entre o porto de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda

No fim da viagem, para voltar para o aeroporto, resolvemos dispensar o táxi porta a porta para fazer o trajeto em duas viagens: primeiro pegamos um táxi da pousada até a balsa, entramos como transeuntes, fizemos a travessia de cinco minutos e pegamos outro táxi até o aeroporto.

Essas duas formas de fazer a travessia são recomendadas, a diferença é que se por um lado a travessia porta a porta não requer esforço algum por conta do turista, por outro ela pode causar filas enormes de espera – já para transeuntes não há fila alguma.

Com relação a preço, da pousada para a balsa o valor cobrado foi “tabelado”, 35 reais no verão. Já da balsa para o aeroporto foi de acordo com o taxímetro, algo entre 35 e 40 reais. Como transeunte você ainda precisa pagar R$ 4,50 pela balsa, mas apenas de Porto Seguro para Arraial, o caminho inverso é gratuito.

Onde ficar em Arraial d’Ajuda

Imagino que todo mundo queira ficar na Macugê, “a rua mais charmosa do Brasil”. Eu fiquei na Pousada Vila do Beco e confirmo tudo que dizem com relação a localização: é incrível quando conseguimos ficar no olho do furacão sem ficar exatamente nele. Pousada Vila do Beco fica no Beco do Jegue, um beco bem no miolinho mais desejado da Mucugê.

Vila do Beco é uma ótima pousada, a localização é perfeita e a piscina é tão charmosa quanto parece, a única coisa que me incomoda é o preço (mas de toda forma era a opção mais barata entre as melhores de Arraial d’Ajuda).

Como pousada Vila do Beco é incrível, o problema é cobrar a diária do Hilton do Morumbi. Eu não esperaria mais das pousadas de Arraial se elas cobrassem valores pertinentes a categoria de pousada, mas, enfim, não sou eu escrevendo aqui que irei mudar isso.

Como a Vila do Beco fica bem na meiuca da Mucugê a localização é super central e você pode bater perna por ali em ambas as direções com a maior facilidade do mundo: seja para ir em direção a pracinha da Igreja, seja para ir em direção as praias.

Pousada Vila do Beco em Arraial d'Ajuda, Bahia

Preparem-se, é impossível falar da Vila do Beco sem postar fotos da piscina…

Pousada Vila do Beco em Arraial d'Ajuda, Bahia

Sol se pondo na Pousada Vila do Beco

Pousada Vila do Beco em Arraial d'Ajuda, Bahia

E agora, eu lá no fundo…

Pousada Vila do Beco em Arraial d'Ajuda, Bahia

Olha o mar no fundo!

Pousada Vila do Beco, Arraial d'Ajuda

Detalhes do quarto na Pousada Vila do Beco

Pousada Vila do Beco, Arraial d'Ajuda

A maior parte dos quartos é triplo com uma cama queen e uma de solteiro

Pousada Vila do Beco, Arraial d'Ajuda

Quartos tem frigobar, televisão e ar condicionado, além de varanda com cadeiras e rede

Pousada Vila do Beco, Arraial d'Ajuda

Eu estava no quarto do andar de cima

Pousada Vila do Beco, Arraial d'Ajuda

Com relação a outras opções, procurei bastante e não existia nada com a qualidade da Vila do Beco pelo preço da Vila do Beco com uma localização tão boa quanto, mas se você pode e pretende investir ainda mais em uma pousada em Arraial, a Maitei é uma ótima dica.

Onde comer em Arraial d’Ajuda

Eu gostaria de dar mil dicas descoladas e surpreendentes, mas o que fiz em uma semana de viagem foi desbravar as opções da Mucugê várias vezes em momentos diferentes do dia – e isso não é uma má escolha, mas com certeza descolados em Arraial podem dar dicas muito mais bacanas das que estou dando aqui.

O conselho que dou, e que pode fugir do lugar comum, é o ótimo Paulo Pescador, o restaurante quase ao lado do supermercado que serve um respeitável (e tradicional) bobó de camarão em Arraial d’Ajuda por aproximadamente 45 reais.

O menu é simples e varia entre 42 e 50 reais, mas as suas escolhas variam basicamente entre bobó e estrogonofe de camarão – além de versões com carne e frango para agradar o paladar de alérgicos.

No mais, comi pizzas deliciosas no Pitanga (no charmosíssimo Beco das Cores), hambúrguer artesanal com molho blue cheese no Gira Mundo, crepe de carne seca no Milloca, açaí puro e sem guaraná no vegano Naturalíssima e o delicioso sorvete de avelã do Fior di Latte.

Existem stands da Fior di Latte pela Mucugê, mas só na loja você encontra os picolés feitos com sorvete da casa que conseguem ser ainda melhores, como o de avelã com casquinha de baunilha e o de avelã com casquinha de avelã.

Desse segundo só eu comi três!

A imperdível galinhada do Portinha

O estrogonofe de camarão do Paulo Pescador com suas batatas caseiras

O restaurante self service Portinha é muito melhor do que eu esperava e o preço é justo. Super dica para quem vem caminhando da praia antes das três da tarde.

Não gostei das massas do Forchetta, deixaram muito a desejar em sabor, quantidade e preço. Uns amigos seguiram a dica de locais e comeram lagosta no Mulatos, o que agradou a todos.

Melhores praias de Arraial d’Ajuda

Eu não conheço “as melhores praias de Arraial d’Ajuda” porque não procurei por elas. Não fui para desbravar a cidade ou descobrir os segredos mais bem guardados, fui de férias para curtir a piscina do hotel e as praias mais próximas com o único intuito de dar uma entradinha no mar em janeiro porque essa a única superstição que tenho.

Dessa forma posso te dizer que tenho opinião formada sobre a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga, as duas que conheci, além do trecho entre elas conhecido como Praia do Parracho.

  • Praia do Mucugê

A Praia do Mucugê é a praia do centro de Arraial, a praia onde desemboca a Mucugê. Foi a primeira praia que fui, logo depois de fazer o check-in na Pousada Vila do Beco, e a única que não voltei. O trecho de areia é muito curto e quase todo tomado pelas barracas de praia. Como quase toda praia principal ela é a piorzinha delas.

  • Praia do Parracho

A Praia do Parracho deveria ser considerada porta de entrada de Pintinga, mas não, é praia propriamente dita. Como a Praia do Parracho é tomada pelos resorts e residenciais que ficam ali, de frente para o mar, é a parte mais vazia desse trecho que começa na Mucugê e termina na Pitinga. O que mais bomba, principalmente nos fins de semana, é o “lounge” Uíki, com música alta e gente blasé.

  • Praia da Pitinga

É a que mais gostei. O trecho de areia é maior, as falésias ornam super bem com a mata ao redor e a barraca do Faria (a última delas) realmente é muito boa: não almocei, mas comi o bolinho de aipim de carne seca que é delicioso, pena que pelo tamanho deveriam ser dois. Em outra ocasião fiquei na barraca da Maré, que serviu um peixe enorme para três ou quatro pessoas por 120 reais.

Praia da Pitinga em Arraial d'Ajuda

Barraca do Faria na Praia da Pitinga

Praia da Pitinga

Peixe frito para três na barraca da Maré em Pitinga

Para quem está na Pousada Vila do Beco ou outra qualquer da rua Macugê dá para ir caminhando para essas três praias se você vai pela areia (pela estrada o caminho é mais chato, mas não necessariamente mais longo), mas para voltar sugiro pegar uma van por 4 reais e evitar a subidinha inicial.

Peça ao motorista para descer assim que a Mucugê vira contramão, caso contrário eles te deixarão lá na pracinha da Igreja.

Para ir para praia de van você precisa chegar primeiro na pracinha da Igreja ou ter a sorte de parar uma no meio do caminho que ainda tenha assentos vazios (o que é raro porque elas geralmente só saem quando estão cheias).

Como ir de Arraial d’Ajuda para Trancoso

Claro que você pode contratar uma excursão, mas como Trancoso é perto vale mais ir até a pracinha da Igreja (ou Praça Brigadeiro Eduardo Gomes de acordo com o Google) e pegar uma van por 13 reais cada perna.

Pegando a van na pracinha da Igreja em Arraial d’Ajuda…

Trancoso

Praia dos Nativos em Trancoso

Trancoso

Café de La Music em Trancoso

Praia dos Coqueiros em Trancoso

Praia dos Coqueiros em Trancoso

Barraca do Zé Barbudo em Trancoso

Frango empanado na tapioca na barraca do Zé Barbudo

Essas vans chegam na barraca do Zé Barbudo na Praia dos Nativos, um ótimo lugar para se estabelecer até pegar uma das vans de volta que começam a sair às 14:30.

Como ir de Arraial d’Ajuda para Caraíva

Vou dizer o que fiz, mas digo desde já que essa é uma péssima escolha.

Com a Portal Turismo fechamos um van para 15 pessoa em uma quarta, dia que não há excursão para Caraíva, assim teríamos a van inteiramente para nós por 800 reais. Se você compra um assento em uma van para Caraíva em dias de excursão geralmente paga 80 reais pelo assento.

Caraíva é um lugar incrível para desconectar (apesar de que agora a Vivo pega maravilhosamente bem em alguns pontos da praia), mas é uma péssima escolha para quem decide fazer bate e volta saindo de Arraial d’Ajuda.

Caraíva

As canoas que levam para a vila de Caraíva…

Caraíva

O pessoal da primeira canoa desembarcando…

Caraíva

Praia de Caraíva, caminhando em direção ao encontro com o rio…

Caraíva

As barraquinhas coloridas no encontro do rio com o mar

Rio de Caraíva

O rio de Caraíva…

Coco Brasil em Caraíva

Alguns pratos da Pousada Coco Brasil, que é também barraca de praia

Coco Brasil em Caraíva

Salmão com purê de banana

Coco Brasil em Caraíva

Mexido baiano com queijo coalho e carne de sol

Coco Brasil em Caraíva

Peixe frito

Caraíva é um charme, principalmente para quem pega dias de céu azul e se hospeda na Pousada Coco Brasil, mas Caraíva pode ser uma penitência para quem vai e volta no mesmo dia: o perrengue para pegar uma das piores rotas da Bahia não vale as cinco horas de praia e rio em Caraíva, vale mais continuar em Arraial ou passear em Trancoso.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? É essencial viajar pelo Brasil com seguro de viagem, mesmo quem já tem seguro médico. O buscador Seguros Promo oferece 5% de desconto para leitores do blog. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Para alugar carro no Brasil pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Arraial d’Ajuda em Porto Seguro, Bahia' têm 3 comentários

  1. 5 de fevereiro de 2018 @ 17:07 Marcos

    Ótimas as suas informações.
    Porto seguro é o meu destino de carnaval e vou aproveitar suas dicas e experimentar essa maravilha.

    Responder

  2. 1 de fevereiro de 2018 @ 21:53 Júnior

    Linda paisagem!!!!!

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost