Eu já passei por muita coisa nessa minha vida de viajante, mas incêndio em hotel foi a primeira.

Olha, eu consegui tirar o meu visto da Austrália sem nenhum problema, gastei muito pouco nas passagens, tive um voo incrível de Santiago a Sydney…

Tudo caminhava tão bem que, quando cheguei, eu jamais imaginaria que meu primeiro dia ali terminaria com o hotel pegando fogo.

Imagina ser acordado duas horas depois de conseguir dormir, no ápice do sono mais profundo possível, depois de uma viagem que levou quase dois dias?

Processar a informação demandou algum tempo, mas quando a ficha caiu eu me dei conta de que eu precisava sair dali o mais rápido possível: meu hotel estava pegando fogo.

Incêndio em hotel: corra, tem uma cortina pegando fogo!
Quando o primeiro caminhão dos bombeiros chegou…
Incêndio em hotel: corra, tem uma cortina pegando fogo!
… e quando a última equipe do corpo de bombeiros entrou no hotel
Incêndio em hotel: corra, tem uma cortina pegando fogo!
Esse era o meu quarto logo em cima da entrada do hotel, onde ficava a sirene

Hotel em Sydney pega fogo (e eu estava nele)

Levantei de um sono tão profundo e de uma forma tão inesperada que meu corpo já não obedecia mais nenhum comado, por isso cai assim que fiquei de pé.

E aí eu te pergunto: precisa desse barulho todo?

– Tudo bem, o que tenho que fazer, o que tenho que fazer, o que tenho que fazer…

Será que aquilo não era um daqueles testes que a gente vê no cinema?

Não consigo imaginar uma forma mais catastrófica para anunciar perigo. Se houvesse uma invasão alienígena e esse alarme tocasse eu ia ter certeza que eram as naves aterrissando.

– Move, move, move!

Jesus, parece que é sério mesmo.

Tudo bem, cadê minha carteira? Tenho que pegar o dinheiro também.

Caramba, esqueci a senha do cadeado. Calma, o cadeado não tem senha. Onde será que deixei a chave?

Pronto: passaporte, dinheiro, carteira e celular. Cadê minha bermuda? Bermuda, uhm…

Gente eu usei a bermuda a menos de quatro horas, só pode estar na cadeira ou na…

– Leave, now!

Enfim, acabei descendo com a minha tradicional cueca do Homer Simpson.

Passei pelo corredor e vi o carpete tomado pelo pó do extintor, além de uma nuvem branca bem próxima do teto.

Desci pelas escadas e cheguei na calçada, de frente para o prédio. Tinha umas cinco pessoas ali.

Depois chegaram mais dez.

Todo mundo achou minha cueca incrível. Menos o senhor do andar de cima. Ele foi o único que não disse absolutamente nada sobre a minha cueca do Homer.

O que fazer em caso de incêndio em hotel

  • Sempre saiba onde está a escada,

Todo prédio tem uma. Saiba como chegar até ela saindo do seu apartamento e, o mais importante, você deve saber como abrir a porta. Se necessário, faça o teste assim que chegar.

  • Sempre saiba onde está carteira, passaporte, dinheiro e celular.

Essas coisas devem ficar próximas e ao alcance dos olhos. Em caso de incêndio isso é tudo que você precisa. O resto, não se iluda: let it burn.

  • Nunca abra uma porta se ela estiver quente.

Procure outra direção ou volte para o seu apartamento.

  • Fique no apartamento.

Se você for obrigado a continuar dentro dele, mole uma toalha e tampe a fresta inferior da porta. Vá para a janela e grite por socorro. Balance algo que brilhe, como celular ou lanterna.

  • Saia do apartamento.

Se for possível sair do apartamento, use uma toalha molhada para se cobrir ou tapar nariz e boca, isso torna a inspiração mais segura. Caminhe agachado, rente ao chão. Esse geralmente é o lugar menos quente e mais seguro, longe da fumaça.

  • Se saiu, não volte.

Existem coisas incríveis lá dentro, mas o mais importante já está em segurança. Espere pelos bombeiros e, o mais importante, mantenha a calma.

No dia seguinte tive outra experiência com incêndio em viagem…
… não era fogo em hotel, mas era fogo em agência de viagens

Você acredita que na manhã do dia seguinte eu pretendia visitar o escritório de uma agência de viagens, mas ele também estava pegando fogo?

Bem, não contei o fim da história: o fogo foi de incêndio no apartamento ao lado do meu onde três garotas fumavam um baseado.

Ele foi controlado em minutos, uma hora depois eu já estava de volta ao meu apartamento, mas é claro que só dormi no dia seguinte.

Felizmente incêndio em hotel não é comum: de acordo com o corpo de bombeiros dos Estados Unidos, casos relacionados a hospedagem representam 1% dos chamados emergenciais – e quando acontecem geralmente a culpa é do hóspede que fuma dentro do quarto ou passa roupa em cima de carpetes.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Sydney? Selecionei as melhores opções nos arredores de Darling Harbour, Bondi Beach e Kings Cross. Eu fiquei no Regents Court de Kings Cross e recomendo!

  Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

4 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*