11 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

Incêndio em hotel: corra, tem uma cortina pegando fogo!

Atualizado em 20 de novembro de 2021 por Thiago Khoury

Tive um voo incrível de Santiago a Sydney, consegui dormir quase nove horas ininterruptas, algo que nunca acontece. Se você me perguntasse, eu jamais diria que meu dia terminaria com um incêndio no hotel.

Mesmo tendo tido um ótimo voo, isso não influência no cansaço que a gente sente quando pega as chaves do quarto pela primeira vez (eu ainda sentia aquele desejo incontrolável de deitar e levantar só depois da Páscoa).

Infelizmente acabei levantando muito antes disso: pouco tempo depois de pegar no sono o apartamento ao lado pega fogo e acorda não só eu como metade da cidade.

Olha, eu nunca passei por nada parecido, por isso foi tão difícil processar a informação, mas a verdade é que meu hotel estava pegando fogo.

Incêndio em hotel

Quando o primeiro caminhão dos bombeiros chegou…

Incêndio em hotel

… e quando a última equipe do corpo de bombeiros entrou no hotel

Regents Court em Sydney

Esse era o meu quarto logo em cima da entrada do hotel, onde ficava a sirene

Tomei um susto tão grande que se dissessem que Michele Obama estava ali para me ver eu seria o primeiro a acreditar. Minhas pernas tremiam tanto que assim que levantei da cama cai de joelhos e dei com a cara na parede.

E aí eu pergunto: precisa de um alarme alto assim?

– Tudo bem, o que tenho que fazer, o que tenho que fazer, o que tenho que fazer…

Será que aquilo não era um daqueles testes que a gente vê no cinema? Não consigo imaginar uma forma mais catastrófica para anunciar perigo. Se houvesse uma invasão alienígena e esse alarme tocasse a gente logo ia pensar que eram as naves aterrissando.

– Fireeeeeeee!

Jesus, parece que é sério mesmo. Tudo bem, cadê minha carteira? Tenho que pegar o dinheiro também. Caramba, esqueci a senha do cadeado. Calma, o cadeado não tem senha. Onde será que deixei a chave?

Pronto: passaporte, dinheiro, carteira e celular. Cadê minha bermuda? Bermuda, uhm… Gente eu usei a bermuda a menos de quatro horas, só pode estar na cadeira ou na…

– Leeeeeave noooow!

Enfim, acabei descendo com a minha tradicional cueca do Homer Simpson. Passei pelo corredor e vi o carpete tomado pelo pó do extintor, além de uma nuvem branca bem próxima do teto. Desci pelas escadas e cheguei na calçada, de frente para o prédio. Tinha umas cinco pessoas ali.

Todas acharam minha cueca incrível. Menos o senhor do andar de cima. Ele foi o único que não disse absolutamente nada sobre a minha cueca.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem à Austrália:

Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Qual o melhor chip de viagem para Austrália?

O que fazer em caso de incêndio em hotel

Sempre saiba onde está a escada, todo prédio tem uma. Saiba como chegar até ela saindo do seu apartamento e, o mais importante, você deve saber como abrir a porta. Se necessário, faça o teste assim que chegar.

Sempre saiba onde está carteira, passaporte, dinheiro e celular. Essas coisas devem ficar próximas e ao alcance dos olhos. Em caso de incêndio isso é tudo que você precisa. O resto, não se iluda: let it burn.

Nunca abra uma porta se ela estiver quente. Procure outra direção ou volte para o seu apartamento.

Se você for obrigado a continuar dentro dele, mole uma toalha e tampe a fresta inferior da porta. Vá para a janela e grite por socorro. Balance algo que brilhe, como celular ou lanterna.

Se for possível sair do apartamento, use uma toalha molhada para se cobrir ou tapar a boca e nariz, isso torna a inspiração mais segura. Caminhe agachado, rente ao chão. Esse geralmente é o lugar menos quente e mais seguro, longe da fumaça.

Se saiu, não volte: existem coisas incríveis lá dentro, mas o mais importante já está em segurança. Espere pelos bombeiros e, o mais importante, mantenha a calma.

CDB-Bombeiros

No dia seguinte tive outra experiência com incêndio em viagem…

CBD-08-Bombeiros

… não era fogo em hotel, mas era fogo em agência de viagens

Você acredita que na manhã do dia seguinte eu pretendia entrar no escritório de uma agência de viagens, mas ele também estava pegando fogo?

Opa, não contei o fim da história: o fogo era só princípio de incêndio no apartamento de três garotas muy locas. Ele foi controlado em minutos, em menos de uma hora eu já estava de volta ao meu apartamento, mas é claro que só dormi no dia seguinte.

Felizmente incêndio em hotel não é comum: de acordo com o corpo de bombeiros dos Estados Unidos, os casos relacionados a hospedagem representam 1% dos chamados emergenciais – e quando acontecem geralmente a culpa é do hóspede que fuma dentro do quarto ou passa roupa em cima de carpetes.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Sydney? Selecionei as melhores opções nos arredores de Darling Harbour, Bondi Beach e Kings Cross. Eu fiquei no Regents Court de Kings Cross e recomendo!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto!

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

MagicBand: como a Disney mudou tudo mais uma vez

Next Article

Virgin Australia: comprando passagens para voar na Austrália

You might be interested in …

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*