Depois de quase vinte anos viajando muito, e para todo tipo de destino, descobri que nem todos conselhos que ouvi foram realmente úteis.

Claro que já ouvi muita dica de quem me ama, mas, na prática, conselho de pai ajuda muito pouco nessas horas.

Foi por isso que eu, um viajante que depois de muita tentativa e erro aprendeu na marra a se virar sozinho, escrevi essa lista com doze conselhos práticos para quem está prestes a viajar e quer minimizar as chances de enfrentar perrengue.

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem

Chip de celular internacional com internet ilimitada (e com cupom de desconto!)

12 coisas que aprendi sobre viajar sozinho

Para viajar sozinho a gente precisa reduzir ao máximo as probabilidades de enfrentar perrengue.

E para isso o segredo é um só: organização, planejamento e margem de segurança.

Com essas três dicas prometo que você vai se dar muito bem, mas tenho outras nove para minimizar ainda mais a probabilidade de perrengue:

Planejamento é tudo

Não aposte no romantismo das viagens sem rumo: não é todo mundo que tem a sorte e o jogo de cintura dos mais experientes.

Saber o que será feito em cada dia de viagem não engessa nenhum roteiro, pelo contrário, só abre novas oportunidades. Por isso, saiba o mínimo sobre os lugares onde você pretende chegar e aprenda como dizer e escrever o nome de estações, monumentos e pontos turísticos em inglês e na língua local.

Organização também

Tenha uma pasta organizada com as reservas, passagens, notas de pagamentos realizados no Brasil e tudo que deponha a seu favor na hora de pagar o menor preço combinado.

Ou faça como eu e tenha uma pasta dedicada na nuvem com todos os e-mails e pdfs recebidos – só não esqueça de disponibiliza-la também em modo off-line.

12 coisas que aprendi sobre viajar sozinho
12 coisas que aprendi viajando para fora

Esteja preparado para o erro

Erros acontecem e não há absolutamente nada capaz de eliminá-los, mas quem tem jogo de cintura não sofre por eles – e diferente do que você possa imaginar, jogo de cintura não se adquire com o tempo, mas com organização, planejamento e margem de erro.

Inclusive tem uma palavra capaz de fazer maravilhas por você: antes. Saia antes, acorde antes, chegue antes.

Escolha o gostinho de quero mais

Opte por conhecer novas cidades em um tempo justo, sem medo de deixar estátuas, fachadas e fontes passarem despercebidas.

Para quem não tem objetivos específicos, para grandes cidades bastam quatro ou cinco noites. Para cidades lindas, porém pequenas, uma noite geralmente é mais do que o suficiente.

Lembre-se: saia querendo voltar, nunca contando os minutos para ir embora.

Saiba as palavras mágicas

É impressionante como um “por favor”, “bom dia” ou “com licença” na língua local pode fazer milagres.

De resto, não se preocupe: nos grandes centros turísticos quem não fala inglês não atrai turista e quem não atrai turista não fatura.

Tenha sempre dinheiro vivo em mãos

Não importa quantas pessoas tentem te convencer do contrário, cash é sempre o melhor negócio – só papel-moeda possui 100% de aceitabilidade e liquidez.

Que o tal do cartão pré-pago é uma delícia ninguém discorda, mas às onze da noite em uma estação deserta nada melhor do que o bom e velho dinheiro vivo.

Confira tudo, sempre

Confira o que você deixou exposto no quarto do hotel, o que ficou na mala e o que saiu carregando nos bolsos antes de começar o dia.

Pronto, agora podemos passar para a segunda leva de “confiras”: confira o troco, a conversão e o visor da máquina antes de digitar a senha.

Confira, tudo, sempre.

Em estação de trens, todo cuidado é pouco

Se for possível deixar a mochila para frente, ótimo, faça isso. Jamais ande com carteira no bolso de trás da calça, aliás, bolso de trás foi usado para guardar mapa e nada mais, nunca carteira e celular.

Não é necessário chegar com aquela tradicional antecedência brasileira de quem desconfia de transporte público: a plataforma da qual seu trem irá sair dificilmente estará disponível antes dos quinze minutos finais que antecedem o embarque.

Com ciganas, mal-encarados e todo tipo de pidão, o melhor é mal responder: murmure um “no” com ar de quem não fala inglês e continue seguindo em frente – dar papo e negar dinheiro não funciona em nenhum lugar do mundo.

Dois adaptadores e alguns cadeados

Quem troca de país não pode viajar sem dois adaptadores de energia na mala – não tem nada pior do que ter que escolher entre dormir com o celular na tomada ou qualquer outro periférico que gosta, como fone de ouvido ou laptop.

Sobre cadeados, lembre de não deixar de usá-los no hotel ou albergue – não existe cofre melhor do que uma mala fechada e lacrada.

Para quem vai embarcar em longas viagens de trem, tenha também aqueles cadeados com barbantes de ferro para prender a mala em estruturas fixas – é mais confortável dormir em um vagão e a sua mala em outro quando não há o risco de ser roubado.

12 coisas que aprendi sobre viajar sozinho
12 coisas que aprendi sobre viajar sozinho

Celular com carregador e chip

Nada melhor do que mudar de país e poder usar o celular como se estivesse no Brasil: não existe chocolate-quente no fim do dia que supere o aconchego de um audio ou ligação de vídeo de quem você gostaria que estivesse ali.

Se viajar com um chip que te permita navegar de forma ilimitada é essencial, um celular carregado é igualmente importante; e para isso não há nada melhor do que um carregador portátil.

Seguro de viagem deve ser compartilhado

Documento sigiloso é passaporte e cartão de crédito, seguro de viagem foi feito para ser compartilhado.

Com amigos e familiares que não viajaram é essencial deixar uma cópia dos seus planejamentos de viagem e de sua apólice de seguro, assim você pode ser localizado com mais facilidade e podem acionar o seguro em seu nome.

(sério, essa é a melhor dica que dei até agora, por favor, leia com atenção!)

Camisa da Seleção na mala

Se pintar solidão, já sabe: taca logo uma camisa da Seleção no corpo e esteja disposto fazer novos amigos.

Coração aberto, sempre! Ofereça-se para tirar fotos e peça que tirem a sua. Pergunte de onde você veio, para onde você vai, o que você indica que eu faça?

Sempre digo que celular com internet no conforto do quarto é uma ótima pedida, mas é no lobby que a gente faz as melhores amizades.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Viajar com um bom seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

36 COMMENTS

  1. Olá,

    Seu site está servindo de referência para minhas pesquisas, vou pra Europa em agosto e irei fazer algumas viagens de trem, e essa ideia do cadeado com barbante foi ótima, mas estou com dificuldade de encontrar aqui na rede. Me ajuda aí!

  2. Olá, Tiago.

    Gostei muito do seu blog, temuma linguagem simples, direta e muito divertida, da gosto ler. eu estou indo de férias com mais 4 amigos para Paris, Londres e Roma. Vou seguir suas dicas. Depois passo pra falar como foi lá.
    Sou brasileiro mas moro em Portugal. Falo ingles e arranho bem no espanhol. e estou estudando frances pra nao chegar em paris todo crú.

    mas, valeu pelas dicas

    Um Abraço grande.

    Ray

  3. Oi Thiago,

    Adorei o site, sou advogada e irei sozinha para Suécia no dia 22/09, é que meu namorado foi a trabalho, pela empresa q trabalha no Brasil e voltará comigo no dia 08/09. Ocorre que não falo inglês e descerei no aeroporto Frankfurt, gostaria de dicas para eu saber me situar no aeroporto, bem como dicas a respeito da migração, perguntas que poderão ser feitas, vez que só falo potuguês.

    Vou munida com as passagem de ida e volta, seguro viagem e reserva do hotel, será q é interessante meu namorado redigir uma carta explicando q irá me esperar na Suécia?

    Aguardo retorno.

    Grata!!!

  4. Muito interessante, adorei as dicas, estou me preparando pra minha primeira viagem à Europa, vou sozinho, mas vou ficar na casa de um amigo em Madrid. De lá pretendo ir para França, Inglaterra e Portugal. Como não sei se meu amigo poderá me acompanhar a esses outros países, é bom ter umas dicas legais de como me comportar por lá rsrsrs. Pelo menos inglês e espanhol eu já sei falar rsrsrs
    Abração e obrigado!

  5. OLA,
    Nem sei como comecar,mas vou arriscar estou planejando fazer a minha primeira viajem ao exterior,finalmente filhos criados,viuva sem rumo e com mt vontade de viver td que tenho direito….
    Estou com 55 anos bem vividos,porem sempre vividos para os outros;marido e filhos….
    foi mt bom enguanto durou,mas agora ta minha hora,quero viver o que me resta so viajando pelo mundo…MEU GRANDE SONHO!!!!
    Entao estou aqui para lhe pedir uma dica por onde comecar e como????
    Por favor me ajude….
    ah tem um porem nao falo nada de ingles….rsrsrsr
    espero ansiosa suas dicas….
    Claudia

    • Olá Claudia, que bom que decidiu recomeçar viajando! Mande suas dúvidas, você não disse nem para onde pretende ir, rs! Você já começou no caminho certo, que é o planejamento. Um abraço e ótimas viagens

    • Claudia,tambem estou planejando uma viagem para Europa ,nao ‘e a minha primeira viagem internacional pois estou morando na Australia .
      Meus filhos tambem ja estao criados e eu estou separada ,sem marido e filhos para cuidar tambem quero continuar com o pe no mundo conhecendo novas culturas.
      Vamos trocar informacoes.
      meu email e’ lucienemasironi@hotmail.com

  6. Parabéns, seu site é super bacana e muito útil.
    Traz dicas bem práticas e aplicáveis.
    Apesar de já ter viajado bastante e já ter passado dos 50, nunca me aventurei em uma viagem sozinha. Vou encarar sozinha a minha próxima viagem, pois além de todas as suas dicas, será um prazer muito grande ir para onde quiser, acordar a hora que der, ficar “horas” em museus, comer onde achar melhor e outras coisas assim.
    Parabéns, mais uma vez e muito sucesso.

    P.S.: Parabéns para a orgulhosa mãe…..

  7. Congratulations on your new site!
    So happy for you!
    I am still waiting for those tips, don’t forgete them, ok???
    Ricardo.

  8. Querido Thiago,

    O Rodei está maravilhoso! Eu sabia muito bem que você ia nos mostrar alguma coisa assim: super bem feita, ótimos textos, lindas fotos, tudo com bom gosto dicas incríveis.
    Você merece todo o meu carinho e parabéns sempre por tudo que faz!
    Mesmo estando em São Francisco, Rodei fácil, fácil pela Europa e amei!
    Beijos e sucesso,
    Patrícia

  9. Irmao, o site ta mto show! Ótima interface, grande texto, grandes dicas, Grande Thiago Khoury!

    Sucesso hoje e sempre cara, tu é o melhor!

  10. Amado Thi, pra mim não foi novidade…

    Ao ler seu blog, percebo quanta coisa precisamos aprender. Nada como a experiencia.

    Vá em frente, Deus com certeza está com você.

    Beijo e o meu amor de sempre.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*