Atualizado em 21 de novembro de 2021 por Thiago Khoury
Fiquei tentando delimitar os dois bairros modinha de Washington DC de bobo que sou: passeando por eles você irá perceber que Shaw e Logan Circle são geograficamente vizinhos e culturalmente bem parecidos.
Por isso deixo a dica desde agora: você não precisa delimitá-los, é só desbravá-los – caminhe por Shaw e Logan Circle sem se preocupar se você está aqui ou ali porque isso só fará com que você fragmente o seu roteiro sem nenhuma necessidade.
Shaw e Logan Circle em Washington DC
Logan Circle é o bairro que nasce de uma rotatória ao lado da 14th Street, sua rua principal, e Shaw é o bairro que cresceu nos arredores da U Street, uma das ruas mais famosas da cidade, principalmente nos quarteirões entre a 9th Street e a 18th Street.
Como a 14th Street sai de Logan Circle e alguns quarteirões depois cruza a U Street é inevitável sair de um bairro e chegar em outro a medida que eles se misturam pelo caminho:
Shaw é historicamente o bairro negro de Washington DC porque foi ali que começou a luta contra a segregação, nas ruas onde militaram Martin Luther King e Malcolm X. Logan Circle já foi aristocrata com suas imponentes casas vitorianas, mas pouca aristocracia sobreviveu aos malfadados anos 1920.
Hoje Shaw é conhecido pelo grafite, pelas baladas, pelos restaurantes étnicos, pelos antigos teatros de música negra, pelo comércio local onde o cliente influencia em todo o processo de produção… Já Logan Circle tem os bares mais novos, é onde rolam os happy hours mais disputados, mas não necessariamente os mais tradicionais.
Quer combinação melhor do que subir a U e descer a 14?
O que fazer em Shaw e Logan Circle
Comecei meu passeio por Shaw quando saí do Centro de Convenções e subi a 7th Street em direção a T Street.
Passei pelo primeiro (1) Compass Coffee de Washington DC que é um ótimo lugar para tomar o que muita gente considera ser o melhor café da cidade – e com os grãos colhidos no Brasil é tudo coisa nossa.
Chegando na T Street passei pelo icônico (2) Howard Theatre e pela estátua de (3) Duke Ellington, ambos em um curto quarteirão antes de dobrar a esquerda na Florida Avenue – que é o início da U Street, diga-se de passagem.
O icônico Howard Theatre…
… e a estátua de Duke Ellington ao lado dele
Assim que começar a caminhar pela Florida Avenue, o início da U Street, reserve um tempinho para conhecer o primeiro quarteirão da 8th Street que é um charme e virou o miolinho do momento em Shaw: além de várias marcas locais de moda, não deixe de passar pelo mercadinho (4) Glen’s Garden com mesas e cervejeiras na calçada.
Continue pela Florida Avenue para passar pelas lojas onde você monta ali, na hora, praticamente todos os produtos que compra, como os perfumes da (5) Le Labo e os tênis da (6) Bonobos. Não deixe também de entrar na linda loja australiana de cosméticos (7) Aesop, mesmo que assim como eu você não compre nada:
Glen’s Garden na 8th Street…
… e na outra calçada mais um Compass Coffee
Seguindo pela Florida Avenue a gente passa pela Le Labo…
… uma perfumaria onde você monta sua fragrância e ela é produzida ali, ao vivo (olha o laboratório atrás da poltrona de couro!)
Esse é o Glen me mostrando as principais bases de fragrâncias
Essa é a loja super minimalista de cosméticos Aesop
A moça percebeu o quanto gostei da loja e acabou montando um kit de amostras para mim!
Ela tem a mesma pegada “alquimista” da Le Labo
Assim que a Florida vira U Street você pode começar a caminhar por ela até a 14th Street cruzar. São tantos restaurantes e bares incríveis que a gente se sente compelido a ir cada vez mais longe.
Claro que os primeiros quarteirões perpendiculares a U Street são cheios de muros grafitados e lugares incríveis loucos para serem descobertos, mas antes da 14th Street só a 8th Street tem essa pegada moderna com construções em aço e vidro que parecem ter sido inauguradas recentemente – e realmente foram.
Depois dela os próximos quarteirões são bem mais históricos e muito mais gastronômicos: muro com muro de tijolinhos pintados, grafitados e muitos restaurantes asiáticos, italianos e etíopes.
U Street com suas paredes de tijolos e a marca da Coca pintada lá no alto
O famoso Ben’s Chili Bowl que bomba na madrugada: o fim de noite mais democrático das baladas de Shaw
Arte de rua pelos becos perpendiculares a U Street
Então, antes de entrar na 14th Street e começar a descer em direção a Logan Circle o conselho é deixar os olhos preparados para serem pescados pelo caminho, mas não deixe o (8) Ben’s Chili Bowl passar despercebido, nem o igualmente famoso (9) Lincoln Theatre que fica literalmente ao lado.
Pronto, essa é a 14th Street – diferente do como geralmente é, vale dizer: peguei tudo vazio porque era uma quarta apocalíptica minutos antes de cair uma chuva daquelas:
Esse é o (10) Barcelona Tapas, o mais charmoso e mais disputado bar da 14. Quando fui a casa estava abrindo e as mesas de dentro ainda estavam vazias. Dica da minha amiga Mari Campos:
Tomei um Bloody Mary de bobo que fui: pedi para o bartender me servir o que ele sabia fazer de melhor, mas ele preparou justamente o único drink que acho insuportável. Fiquei tão sem graça que acabei bancando minha petulância e bebi até o fim.
Outros dois lugares que valem passar por eles, principalmente se você for um homem de trinta e poucos ou namora um: essa flagship store da (11) J. Crew exclusivamente masculina que tem moda casual por preços legais e peças que a gente geralmente não encontra em outros endereços. Já o (12) Le Diplomate é um francesinho charmoso, mas enorme, na esquina com a Q Street.
Uma ótima pedida por ali, aliás a sopa de cebola é deliciosa. Pode pedir sem medo.
Como eu disse tem muita coisa para fazer ali, mas esses foram os lugares que eu precisava compartilhar com vocês o mais rápido possível: pode usá-los para se guiar, mas não se limite a eles!
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Washington DC? O Hilton que fica ao lado do Capitólio geralmente tem um preço bom, mas selecionei também algumas opções bem no centro de Washington DC.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto e ligações gratuitas e ilimitadas para o Brasil!
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!