Um pouquinho sobre Montpellier, França

Atualizado em

Update: 8 de dezembro de 2016

Montpellier é imperdível

Foi o que disse o Times quando listou 45 cidades para se visitar em 2012. Montpellier tem vários encantos, mas o que me conquistou primeiro foi esse ar francês tão diferente de toda aquela loucura cosmopolita da capital: apesar de estarmos falando da oitava maior cidade do país, Montpellier é tranquila como uma vila e très chic como uma metrópole.

Montpellier é jovem e receptiva

Graças aos inacreditáveis dez novos habitantes por dia pouco mais da metade da população tem menos de 35 anos. Como está a apenas três horas da capital Montpellier recebe centenas de jovens parisienses nos fins de semana e intercambistas de todo o mundo ao longo do ano: a cidade se especializou em cursos para estrangeiros e se tornou uma das três cidades europeias com o maior número de cursos de idiomas e alunos gringos.

A famosa Place de la Comédie | Imagem cortesia da Atout France

Desculpe o transtorno: estamos em construção para melhor atendê-lo

Tudo está crescendo, ficando maior, melhor e mais colorido. O Odysseum é o melhor dos exemplos: em uma suposta pacata cidade interiorana alguém decidiu erguer o shopping mais futurista do país, ironicamente apelidado de “Califórnia” pelos locais. Toda essa mistura de clássico e sexy resultou no bonde mais inusitado do mundo: o bonde, que é algo antigo por definição, se tornou o meio de transporte mais moderno do país, além de ganhar um vestidinho todo especial criado por Christian Lacroix.

Imagem cortesia da Atout France

Use sapatos confortáveis

É que você se sente impelido a ir cada vez mais longe. Quem programou uma caminhadinha pela manhã deveria pensar duas vezes antes de não usar os sapatos mais confortáveis da mala: é tanto “logo ali” que um “pulinho” dificilmente leva menos de um dia. A cidade é pequena, fácil de decifrar e simples de se locomover. Para fechar com chave de ouro ainda vale lembrar: é segura. Quer aprender o básico sobre lá? Bem, é basicamente o que aparece no mapa:

Odysseum, a parte nova da cidade, na parada final da linha 1 do bonde. É aqui que você faz as melhores compras da viagem, no novo Centre Commercial Odysseum. Do outro lado do mapa está a…

Place de la Comédie, o mais famoso ponto turístico de Montpellier e um ótimo ponto de partida para suas caminhadas por lá. Em uma de suas pontas temos um Ibis para quem pode se hospedar no epicentro dos acontecimentos, atrás dele tem o Polygone, o primeiro shopping da cidade. Comédie fica colada em…

Écusson, ou centro histórico, também chamado de cidade antiga: um labirinto de ruelas que desembocam Comédie, uma vila que é linda de fotografar e fácil de se perder. Quem vem subindo pela Comédie e atravessa toda a Écusson chegará a…

Rue Foch, que é Champs-Elysees de Montpellier. Caminhando para a esquerda você chega ao grande arco, caminhando para a direita você chega a Écusson mais uma vez.

Hotel de Ville é o prédio mais bonito da cidade, um enorme cubo de aço projetado por Jean Nouvel. É ali que rola o mini distrito financeiro de Montpellier. Não deixe de entrar: você estará nas margens do Le Les, o rio que corta a cidade e tem vários restaurantes super agradáveis em sua orla.

Place de Zeus é um lugar charmoso, estudantil e com várias opções mais baratas de hospedagem. É onde está o meu ótimo lugar para se hospedar em Montpellier.


Ver Montpellier num mapa maior

Rapidinhas de Montpellier: o que é essencial

Como chegar e sair de Montpellier

Todo mundo chega de trem pela estação Saint-Roch a duzentos metros da Place de la Comedie. São só três horas de viagem para quem vem Paris. Para quem vem de ônibus a viagem é um pouco mais longa, mas a estação fica na parada Sabines da linha 2 do bonde. Eurolines e Linebus ligam Montpellier a quase 20 cidades europeias.

Para quem chega de avião existe um aeroporto por lá, e ele está bem próximo do centro da cidade, são apenas dez minutos de carro.

Como se locomover em Montpellier

Ou de bonde ou a pé. Você pode economizar sola do calçado pulando grandes distância de bonde, mas, tirando o trajeto Odysseum-Comedie, para quem tem disposição todo o resto é caminhável. De qualquer forma são duas linhas antigas e duas linhas inauguradas em 2012. Iremos falar mais sobre como usar o transporte público de lá, mas…

Onde se hospedar em Montpellier

Uma sugestão fácil, e cara, é recomendar a Place de la Comedie ou a Rue Foch, mas tenho uma dica de hotel em Montpellier em um ótimo lugar chamado Place de Zeus.

Place de la Comédie | Imagem cortesia da Atout France

Turismo em Montpellier

Quem me convidou para rodar por Montpellier foi o escritório de turismo de lá, um povo que trabalha muito e faz de tudo um pouco: se tem uma coisa que você percebe rápido é que quem mora ali é completamente apaixonado pela cidade.

Pelo site ot-montpellier.fr, que tem uma versão menos completa também em português, você consegue comprar ingressos, pesquisar restaurantes, comprar o city pass para as atrações mais famosas e, minha dica pessoal, fazer um tour com guias que falam português.

Sim, a Cris, que é uma dessas pessoas iluminadas que a gente tem vontade de por no bolso e trazer para casa, conhece a cidade de trás para frente e ainda fala português maravilhosamente bem!

Você consegue passar dois ou três dias na cidade, até porque existem day trips bem próximas de lá. Existe vida noturna, é um ótimo lugar para fazer compras na França e o mar está a apenas vinte minutos de carro. Foi Montpellier que me fez apaixonar pela França. E pela Cris!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Montpellier? Selecionei as melhores opções nos arredores da Place de la Comedie, a região central de Montpellier. Eu fiquei no Kyriad Hotel e recomendo, super custo-benefício!

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é obrigatório na Europa! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet boa de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Um pouquinho sobre Montpellier, França' têm 7 comentários

  1. 29 de março de 2019 @ 12:42 Leon

    Cidade fantástica para se viver. Morei lá 2 anos durante meus estudos tenho saudades até hoje dos belos momentos la

    Responder

  2. 4 de julho de 2017 @ 9:34 Graca Athayde

    Amei cidade linda!!!

    Responder

  3. 16 de agosto de 2015 @ 18:22 Mayara

    Olá, Thiago

    Tudo bem?

    Achei super legal suas dicas! Estamos indo para Barcelona e passaremos dois dias em montpellier! Sabe me falar onde podemos comer bem e barato por lá?

    Beijos e obrigada ;)

    Responder

  4. 8 de agosto de 2015 @ 19:07 Leandro Gregorio

    Ola Thiago, gostei muito só blog e dos comentários sobre Montpellier. Vou morar por um período de 6 meses a 1 ano.
    Gostaria se possível se vc pode me dar 3 dicas.
    1- hotéis com baratos mas organizados e recomendados lá.
    2- locar carro vale a pena? Poderia indicar onde ou que site posso buscar locadoras
    3- onde procurar lojas com promoções e produtos d’ ocassion ( usados e semi novos) boas. Pretendo comprar uma bike pra me deslocar lá e uma zeradinha já olhei por alto e é salgado o preço.

    Abs

    Responder

  5. 3 de maio de 2013 @ 18:59 Janaína Calaça

    Que saudades de nós três por aquelas ruas: tu, Pam e eu! Saudades³!!!!!!!!

    Nhumi.

    Jana.

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost