Eu sempre soube que existia um lugar inusitado para comer chocolates em Melbourne, só não sabia que era na The Block Arcade, a galeria mais famosa da cidade.

Pelo menos eu tinha como começar a busca: sabia que ficava no centro e, pelo o que ouvi, era uma vitrine dentro de uma das arcades do CBD de Melbourne.

O problema é que na minha primeira vez em Melbourne eu não sabia que existiam mais de dez arcades espalhadas no centro da cidade, então era improvável que eu acertasse logo de primeira.

Mas não é que foi exatamente isso o que aconteceu?

Como são as galerias de Melbourne

Melbourne possui aproximadamente vinte galerias espelhadas pelo centro da cidade, mas elas se dividem entre arcades e laneways.

Arcades são como pequenos centros comerciais em corredores cobertos, já as laneways são ruas estreitas a céu aberto que ligam dois pontos mais famosos.

Ou seja, arcades são lugares que você visita com algum propósito, já as laneways muitas vezes são só atalhos (mas não me leva a mal, são lindos atalhos na maior parte das vezes, dê uma olhada no meu post sobre grafite).

Bem, continuando.

As galerias italianas geralmente são maiores e possuem lojas de marcas famosas, são como shoppings.

Já as galerias de Melbourne parecem mais com as galerias de Paris: menores, raramente possuem lojas de marcas mundialmente conhecidas e muitas vezes podem passar despercebidas.

Royal Arcade por Robert Blackburn de Visit Melbourne

As melhores galerias de Melbourne

The Block Arcade é a mais antiga e mais famosa galeria de Melbourne, aliás, ela é uma das poucas com mais pinta de galeria italiana do que de galeria francesa.

Existem outras galerias em Melbourne, mas faz parte da viagem descobri-las enquanto você caminha pelo centro da cidade.

De toda forma, além da The Block Arcade, outras três galerias famosas inclusive por serem maiores e mais pomposas são Cathedral Arcade, Manchester Unity Arcade e Royal Arcade.

Eu acho que você deveria incluir todas elas em seu roteiro de viagem. Basta jogar o nome de cada uma delas no Google Maps e decidir quando será melhor visitá-las.

The Block Arcade

The Block Arcade (clique aqui) foi construída em 1892 e ainda é a mais famosa e antiga galeria de Melbourne.

Ela não só conecta a Collins Street com a Little Collins Street, mas conecta também a Elizabeth Street através de uma curva em L que sai em outra famosa galeria da cidade, a Royal Arcade.

Inspirada na Vittorio Emanuele de Milão, “The Block”, como os australianos geralmente dizem, tem adornos na entrada, mosaicos no chão feitos com pedaços de mármore, iluminação natural através de claraboias de cristal…

Já que estou aqui pagando pau para a The Block a mais de dois parágrafos, vale dizer que toda terça e quinta eles tem um tour gratuito sobre a arquitetura de lá.

O tour sai pontualmente às 13 hrs da Hopetoun Tea Rooms, que é justamente o lugar que eu queria conhecer quando entrei ali primeiro.

The Block Arcade
Entrada da The Block Arcade em Melbourne
The Block Arcade
Caminhando em direção a Hopetoun Tea Rooms

Hopetoun Tea Rooms

O ponto de encontro do tour é na loja de doces mais tradicional de Melbourne, a Hopetoun Tea Rooms.

As sobremesas da Hopetoun Tea Rooms estão ali desde a inauguração da galeria e é um dos pontos turísticos mais procurados por quem curte saber mais sobre a história de Melbourne.

Olha, vou ser bem sincero: o que eu curto mesmo é Nutella, creme de baunilha, chocolate, leite Ninho…

Por isso, apesar de tudo na vitrine ser muito bonito, não é lá muito o que eu gosto de comer.

Mas você há de concordar que, senão a barriga, pelo menos os olhos se dão muito bem:

Hopetoun Tea Rooms
Cheesecake de praline
The Block Arcade
Strudel de maçã na Hopetoun Tea Rooms

Haigh’s Chocolates

Também na The Block Arcade a Haigh’s faz bem mais o meu estilo – é chocolate ao leite, não tem como errar: o que geralmente muda é o formato, a quantidade e a embalagem.

Como dá para trazer na mala ainda vale como um ótimo presente de viagem: eu aproveitei para comprar também um pote de cerâmica com bolinhas de chocolate que não deve ter custado nem 20 dólares.

Todo mundo que passa por ele aqui em casa pergunta de onde é e eu respondo “de uma loja australiana de chocolates artesanais” (mentira, já tem décadas que não é artesanal).

A Haigh’s nasceu de um pequeno empreendimento familiar e hoje é a maior produtora local de chocolates da Austrália.

A fábrica principal fica em Adelaide e produz chocolate para quase vinte lojas no país. São mais de 250 produtos diferentes que a gente só encontra nas lojas, nunca em supermercados australianos:

Haigh's Chocolates
Haigh’s Chocolates

Para chegar ali você pode ir andando da minha dica de hospedagem em Melbourne ou pode pegar as linhas 11 e 12 do bonde e descer no cruzamento da Collins Street com a Elizabeth Street.

Ou você pode pegar um desses tours especializados em arcades do centro de Melbourne, assim você vai ouvindo um pouquinho sobre a história de cada lugar e ainda conhece gente nova.

Gosto desse tour porque ele é único tour “chocólatra” da cidade – e inclui várias degustações pelo caminho, além de começar na Haigh’s.

esse aqui não é só de chocolates e sim de comidinhas em geral, mas inclui doces também!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Melbourne? Fiz duas listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores da Flinders Station, para quem curte cidade, e em St Kilda, para quem curte praia. Eu fiquei no Somerset e recomendo!

  Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*