The Block Arcade em Melbourne: doces e chocolates

Atualizado em 31 de outubro de 2019 por Thiago Khoury

Eu sempre soube que existia um lugar inusitado para comer chocolates e sobremesas em Melbourne, só não sabia que era na The Block Arcade, logo a galeria mais famosa da cidade.

Pelo menos eu tinha como começar a busca: sabia que ficava no centro e, pelo o que ouvi, era uma vitrine dentro de uma das arcades do CBD de Melbourne.

O problema é que na minha primeira vez em Melbourne eu não sabia que existiam pelo menos quinze arcades espalhadas entre as ruas principais do centro da cidade. Parecia improvável que eu acertasse logo na primeira tentativa, mas foi o que aconteceu.

Imagino que devo ter tido alguma ajuda de Nossa Senhora dos Acessos, padroeira dos blogueiros:

Como são as arcades de Melbourne

The Block Arcade (clique aqui) foi construída em 1892 e ainda é a mais famosa de Melbourne: ela liga a Collins a Little Collins e a Elizabeth com aquela pegada século 19 que é a cara da Vittorio Emanuele de Milão.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem à Austrália:

Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Qual o melhor chip de viagem para Austrália?

The Block Arcade

Entrada da The Block Arcade em Melbourne…

The Block Arcade

… e depois de passar pela porta

O chão é todo de mosaico, parte da iluminação é natural e vem de claraboias de cristal.

Já que estou aqui pagando pau para a arcade a mais de dois parágrafos vale dizer que toda terça e quinta eles tem um tour gratuito sobre a arquitetura de lá.

O tour sai pontualmente às 13 hrs da Hopetoun Tea Rooms, que é justamente o lugar que eu queria conhecer.

Hopetoun Tea Rooms

O ponto de encontro do tour é na loja de doces mais famosa de Melbourne, a Hopetoun Tea Rooms. Ela está ali desde a inauguração da galeria e é um dos pontos turísticos mais procurados por quem curte saber mais sobre a história de Melbourne.

Vou ser bem sincero: eu curto mesmo é Nutella, creme de baunilha, chocolate, leite Ninho… Tudo na vitrine era muito bonito, mas, na hora de sentir aquela explosão de sabores, coisas muitos mais simples geralmente me agradam mais.

Mas você há de concordar que, senão a barriga, pelo menos os olhos se dão muito bem:

Hopetoun Tea Rooms

Hopetoun Tea Rooms

Strudel de maçã na Hopetoun Tea Rooms

Haigh’s Chocolates na The Block Arcade

Também na The Block Arcade a Haigh’s faz bem mais o meu estilo – é chocolate ao leite, não tem como errar: o que geralmente muda é o formato, a quantidade e a embalagem.

Como da para trazer na mala ainda vale como um ótimo presente de viagem: eu aproveitei para comprar também um pote de cerâmica com bolinhas de chocolate que não deve ter custado mais de 20 dólares.

Todo mundo que passa por ele lá em casa pergunta de onde é aquele pote de cerâmica de uma marca australiana de chocolates!

The Block Arcade

Haigh’s Chocolates na The Block Arcade de Melbourne

A Haigh’s nasceu de um pequeno empreendimento familiar e hoje é a maior produtora de chocolates artesanais da Austrália.

A fábrica principal fica em Adelaide e produz chocolate para quase vinte lojas no país. São mais de 250 produtos diferentes que a gente só encontra nas lojas, nunca em supermercados australianos:

Haigh's Chocolates

Haigh's Chocolates

Haigh’s Chocolates

Para chegar ali você pode ir andando da minha dica de hospedagem em Melbourne ou pode pegar as linhas 11 e 12 do bonde e descer no cruzamento da Collins com a Elizabeth.

Ou você pode pegar um desses tours especializados em arcades do centro de Melbourne, assim você vai ouvindo um pouquinho sobre a história de cada lugar e ainda conhece gente nova.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*