Compras de supermercado na Austrália

Atualizado em 1 de novembro de 2019 por Thiago Khoury

Sou piolho de supermercado gringo, geralmente é a primeira coisa que faço quando chego de viagem. Curto muito, muito mesmo, vou sempre, e não ia perder a oportunidade de conhecer um supermercado na Austrália.

Pena que para minha decepção passear em supermercado australiano foi igual a passear em supermercado americano – exceto pela melhor parte, o preço (na Austrália as coisas geralmente são mais caras):

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem à Austrália:

Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Qual o melhor chip de viagem para Austrália?

Quais são os supermercados da Austrália?

Existem vários mercados locais na Austrália, muitos deles são mais ou menos fortes de acordo com a cidade onde estão, mas também existem supermercados nacionais onde a gente encontra tudo que precisa.

Os dois mais famosos são Coles e Woolworths, que tem uma pegada gourmet e muitas vezes preços mais caros. Coles não é necessariamente mais barato, mas ele tem marcas próprias mais baratas.

Essas fotos foram tiradas no Coles de Manly e no Woolworths de Potts Point, ambos em Sydney:

Farmácia na Austrália

Farmácia de supermercado na Austrália

Esse creme hidratante da Cetaphil custa uma fortuna no Brasil, nos Estados Unidos raramente passa dos 16 dólares, mas em Sydney o preço mais baixo que encontrei foi o dobro do preço americano.

Olhei a embalagem vinte vezes, mas era exatamente o mesmo produto, com a mesma quantidade.

Eles também tinham miniaturas de vários produtos da família Cetaphil, mas nada custava menos de seis dólares australianos.

Farmácia na Asutrália

Farmácia de supermercado em Sydney

Isso é uma cinta de coluna e é essa coisa ridícula que uso sempre que a hérnia incomoda e eu estou psicologicamente disposto a esperar a dor passar sem tomar remédio.

Enfim, não é uma cinta qualquer, ela tem uma estrutura de ferro e custa quase duzentos reais no Brasil ou 55 dólares australianos, ou seja, praticamente o mesmo preço.

Farmácia na Austrália

Bronzeador australiano Reef

O milagre australiano: um óleo de bronzear da Reef geralmente não passa dos 10 ou 12 dólares, eu branco do jeito que sou usei e aprovo, o ruim é ter a cara de pau para pedir para uma desconhecida em praia gringa passar óleo onde a mão não alcança.

O creme é menos pior, pelo menos não tem lambança.

Supermercado na Austrália

Supermercado na Austrália

Chocolates de Páscoa na Austrália

Quando fui à Austrália pela primeira vez era Páscoa. Pelo que percebi eles não tem costume de vender ovos de chocolate como no Brasil, mas o que tem de coelho de chocolate não é brincadeira! E é só tem coelho com pedigree, de marca conhecida.

Os preços não são exorbitantes como no Brasil, é preço de chocolate como outro qualquer.

Supermercado na Austrália

Supermercado na Austrália

Só depois fui encontrar ovinhos de chocolate, em saquinhos

Coles

Coles

Pasta temperadas no Coles

O mercado dos molhos para beliscar também não está para brincadeira, é difícil escolher um para levar: tem de cebola com bacon, de pimenta com limão, caranguejo com camarão, salmão temperado, pepino…

Sério. Pepino!

Woolworths

Água de coco em supermercado na Austrália…

Woolworths

… e o meu café da manhã

Pela primeira vez vi água de coco no exterior sem aquela insuportável “pitada” de maracujá. E para provar a procedência essa latinha de cima vinha inclusive com pedacinhos da polpa do coco.

Nunca tinha notado que é um costume brasileiro tomar iogurte em garrafas de um litro ou de 200 ml. Depois de procurar muito encontrei essas espécie de iogurte líquido para beber e misturar nos cereais, mas ele é na verdade um smoothie e tem preço de smoothie: cada um por quatro dólares ou dois por sete.

Woolworths

Coca-Cola em supermercado na Austrália

Parece que os supermercados são obrigados a divulgar o preço fracionado para o cliente poder comparar qual embalagem realmente é a mais barata.

Olha a etiqueta desse pack de refrigerante com oito garrafinhas de 200 ml cada: pode parecer barato, mas na mesma etiqueta eles dizem que quem leva o pack está pagando 4,38 pelo litro, sendo que a garrafa de dois litros sai por dez centavos a menos.

Bem interessante isso!

Coles

O famoso Tim Tam

Por último esse biscoitinho delicioso que todo mundo adora quando experimenta pela primeira vez: Tim Tam é um produto australiano criado na década de 1960 e até hoje é o biscoito mais popular da Austrália.

Hoje existem marcas parecidas e apresentações diferentes, com sabores inusitados como chocolate com morango e chocolate com laranja.

E não se assuste: tem supermercado que tem um ou dois caixas que funcionam normalmente, mas o pagamento geralmente é automático, você mesmo passa as suas compras e paga com cartão ou dinheiro.

No início a gente tem medo de empacar a fila ou fazer bobagem, mas é tudo tão simples que assusta como isso ainda não pegou no Brasil.

4 comentários sobre “Compras de supermercado na Austrália

  1. Estou com uma dúvida…
    Estou indo para Austrália e Nova Zelândia em dezembro e não sei como levar dinheiro.
    É melhor comprar dólar americano e ir trocando lá ou já comprar dólar australiano e da nova zelândia?
    VTM é uma boa ideia?

    tks

  2. Sempre comprava no Woolees, produtos da marca do supermercado: Homebrand, bom e barato! As embalagens são brancas,o carrinho ficava uma neve só…. era fácil identificar brasileiros, todos comprando Homebrand!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*