Santiago é onde Paris e Londres se encontram

Atualizado em

Sei que pesei a mão no título, mas de qualquer forma não menti em momento algum: Paris e Londres se cruzam em Santiago. Sem poesia: uma está perpendicular a outra.

Santiago tem um dos centros urbanos mais incríveis que já tive o prazer de conhecer. Não sou muito fã daquele miolinho que contempla Mercado Central e Plaza de Armas, mas adoro descer uns três ou quatro quarteirões em direção ao La Moneda, Cerro Santa Lucia e os bairros mais próximos de ambos os lados da Bernardo O’Higgin.

Leia mais para saber o basicão de Santiago:

Santiago, Chile: primeiras impressões

Santiago, Chile: 12 dicas de hotéis separados por bairros

Qual o melhor seguro de viagem para o Chile?

Lastarria: o bairro mais charmoso de Santiago

Roteiro de um dia no centro de Santiago (com mapa interativo)

Santiago-Paris-Londres-01

Essa ponte panorâmica fica linda com todo o resto: criaram na década de 1960 para ligar os prédios do Hotel Fundador e facilitar a travessia de hóspedes

Santiago-Paris-Londres-02

Parece uma cidade completamente diferente

Como amanhã irei falar sobre o que provavelmente é minha rua predileta em todo o mundo, resolvi mostrar primeiro o que vem antes: Paris e Londres, duas ruelas de pedra que dão um ar carioca em época de Colônia sem igual a Santiago.

Concordo que não há muito o que fazer, mas é lindo de conhecer: funciona muito bem como abre alas para Lastarria.

Santiago-Paris-Londres-03

O cruzamento Paris-Londres

O cruzamento das ruas Paris e Londres virou bairro no século passado e hoje aparece como Paris-Londres em todo guia de viagem. Desde meados do século 17 tudo aquilo pertencia a Ordem Franciscana que se estabeleceu no alto da rua Londres com uma paróquia e uma igreja lado a lado.

O tempo passou, a igreja não consegui sustentar metade do terreno que possuía e os lotes começaram a ser divididos. O governo comprou a maior parte deles: convidou arquitetos famosos da década de 1920 para criar prédios coloniais com quatro e cinco andares.

Os mais endinheirados adoraram as novas construções e começaram a se estabelecer ali:

Santiago-Paris-Londres-05

Rua em frente ao Londres 38

Esse estilo europeu colonial deu vida ao lugar que hoje é basicamente turístico: com o tempo muitos dos prédios se tornaram diferentes tipos de hospedagem por preços acessíveis, quase todos renovados nos últimos cinco anos.

Não posso deixar de falar do Londres 38, uma espécie de museu da ditadura que tenta resgatar a memória das centenas de pessoas desaparecidas durante a ditadura militar e do golpe de estado.

O 360 Meridianos tem um post bem legal sobre isso, vale conferir.

Santiago-Paris-Londres-07

Para chegar ali eu o aconselho a descer na estação Universidad de Chile da linha 1, assim você não precisa andar para trás e segue em linha reta em direção a Lastarria. Se você curtiu o lugar como dica de hospedagem, procure pelo Hotel Paris Londres, que aparece na terceira foto do post, e tem preços bem melhores do que os do Fundador.

Leia mais para saber o basicão de Santiago:

Santiago, Chile: primeiras impressões

Santiago, Chile: 12 dicas de hotéis separados por bairros

Qual o melhor seguro de viagem para o Chile?

Lastarria: o bairro mais charmoso de Santiago

Roteiro de um dia no centro de Santiago (com mapa interativo)

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Santiago? Selecionei as melhores opções em quatro bairros que adoro em Santiago: Bellavista e Lastarria na região central e os vizinhos El Golf e Las Condes.

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet boa de verdade! Aplique o cupom exclusivo RODEI10 e leve 10% de desconto – se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Chile pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e minhas dicas no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Santiago é onde Paris e Londres se encontram' têm 4 comentários

  1. 6 de dezembro de 2016 @ 16:51 Emiliana

    Thiago, estou pegando suas dicas de Santiago. Esse hotel paris Londres é muito perto de Lastarria? Como minha viagem é com foco nas vinicolas, não quero sair a noite para locais distantes em busca de bares e restaurantes.

    Responder

  2. 26 de fevereiro de 2014 @ 12:59 Lígia Carvalho

    Oi!! toa adorando as dicas e anotando tudo. To indo pro Chile em abril com umas amigas. Tem dicas de balada??

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost