Conheço gente que não acha muita graça, mas eu adoro e acho que vale muito a pena conhecer Roosevelt Island, uma das ilhas de Manhattan em Nova York.

Roosevelt Island é bem pequena e mais da metade dela é puramente residencial, mas a ponta sul tem um parque lindo e em um dia bonito não tem lugar mais contemplativo para passar o fim da tarde.

Quero mostrar como ir, o que fazer e como conhecer Roosevelt Island!

Nova York do alto do teleférico de Roosevelt Island
Nova York do alto do teleférico de Roosevelt Island

Como é Roosevelt Island em Nova York

Roosevelt Island é uma ilha bem estreita no East River de Manhattan.

Como ela fica rente a ilha é como se ela estivesse entre as ruas 46 e 86, por isso muita gente diz que ela tem “40 quarteirões de comprimento”, o que a gente consegue fazer em menos de uma hora de caminhada.

Só que você não precisa caminhar por toda a ilha: metade da graça do passeio está em pegar o bondinho que leva até ela, a outra metade fica por conta do Four Freedoms Park na sua extremidade sul.

Se andar de bondinho já é um passeio gostoso por si só, imagina em Manhattan?

Aliás, de quem foi a ideia maravilhosa de colocar um teleférico em Nova York?

O legal é que o teleférico de Manhattan levanta voo na paisagem mais insólita possível: entre prédios e cruzando avenidas. Quer paisagem mais urbana do que essa?

Imagino que tenha sido lá de cima que surgiu a expressão “selva de pedras”.

Roosevelt Island foi adquirida pelo município e serviu como penitenciária, recebeu vários hospitais ao longo dos tempos e um dos asilos psiquiátricos mais famosos do país, mas hoje ela é basicamente um bairro residencial de Manhattan.

Um bairro flutuante!

Caminhando pela 60th Street em direção ao East River a gente passa pelo Roosevelt Island Tramway

Como chegar em Roosevelt Island

É possível chegar em Roosevelt Island de metrô, mas como turista acredito que só faz sentido conhecer a ilha se for para passear de teleférico.

Para chegar no ponto de partida do Roosevelt Island Tramway, o teleférico de Roosevelt Island, eu precisei primeiro chegar na estação de metrô de Times Square.

Lá, peguei a linha N em direção ao Queens e desci na estação da 60th Street com a Lexington Avenue que fica a dois quarteirões de caminhada do Roosevelt Island Tramway.

Para pegar o bondinho você usa o mesmo passe do metrô, o que deixa tudo bem mais prático e barato:

+ Metrô em Nova York: quando usar, como usar e quanto custa

Como vocês podem ver, o bondinho foi tão vazio na ida que eu jamais imaginei que a volta seria tão apertada!

Bem, depois a gente fala sobre a volta. Eu nem cheguei na ilha ainda.

O que fazer em Roosevelt Island

Não acho que Roosevelt Island seja um passeio que demande muito tempo, inclusive acho que é bobagem tentar desbravar a ilha porque, como eu disse lá em cima, o bondinho é a primeira grande parte do passeio.

A segunda é caminhar em direção ao Four Freedoms Parks.

Enfim, existem duas atrações na ilha que eu sugiro que você conheça: o Four Freedoms Parks, com o busto suspenso de Franklin Roosevelt, e as ruínas do antigo Smallpox Hospital.

E o legal é que ambos ficam muito próximos e fazem parte de um mesmo percurso.

Vou mostrar através das próximas fotos como é o caminho até o parque:

Estacionando em Roosevelt Island…
Roosevelt Island
… depois é só sair do bondinho e ir caminhando para esquerda, em direção ao sul da ilha
Queensboro Bridge
… e essa é a ponte que segue ao lado dos fios do bondinho, a Queensboro Bridge

Caminhando em direção ao sul da ilha, você irá passar pelas ruínas do Smallpox Hospital, que em meados dos século 19 era famoso pela ala psiquiátrica com mais de cem leitos.

Depois o Smallpox Hospital virou quartel de quarenta para imigrantes e escola de enfermagem.

Smallpox Hospital já sobreviveu a vários perrengues históricos, inclusive alguns incêndios, mas hoje ele está em processo de revitalização para que suas ruínas possam receber os visitantes da ilha:

As ruínas do Smallpox Hospital
As ruínas do Smallpox Hospital
Chegando na escadaria do Four Freedoms Park…
… olha o prédio da ONU ali no fundo!

Depois de subir as escadas a gente consegue ver o gramado triangular do Four Freedoms Park cercado pelas árvores.

O parque é uma homenagem as quatro liberdades anunciadas por Franklin Roosevelt em seu discurso ao Congresso americano em 1941:

  • liberdade de expressão,
  • liberdade religiosa,
  • liberdade de viver sem penúria e
  • liberdade de viver sem medo.

O parque, que começou a ser pensado em 1972, só foi inaugurado em outubro de 2012.

Hoje ele é um dos mais bonitos da cidade, mas é também um dos menos visitados.

Depois da escadaria a gente chega no gramado…
… e no fim do gramado a famosa cabeça flutuante de Franklin Roosevelt
Esse é a margem do outro lado da ilha (não dá para ver, mas o famoso letreiro da Pepsi está ali no meio)

Depois de passar pelo hospital e pelo parque, volte caminhando pelo calçadão a beira-rio em direção ao bondinho.

Se você quiser pode embarcar de volta para Manhattan sem medo de perder muita coisa, mas caso queira passear em Roosevelt Island mais um pouquinho, tem como.

É que ao lado da estação do bondinho existe esse ônibus vermelho circular e gratuito que percorre a ilha durante a maior parte do dia.

Essa é uma ótima forma de chegar na extremidade norte da ilha e voltar para o bondinho em 15 minutos:

Gostaram de Roosevelt Island?

Para quem não quiser ir de bondinho pode chegar de metrô pela linha F, mostrei na galeria aqui de cima como é a única estação de metrô de Roosevelt Island.

Quem estiver passeando por lá irá perceber que a parte sul da ilha está passando por muitas obras e transformações: Cornell Tech, a escola de tecnologia da Cornell University, está abrindo um campus ali, entre o bondinho e o Four Freedoms Park.

Além de salas de aula, laboratórios e escritórios, eles estão construindo uma praça de alimentação e um hotel que a essa altura já devem ter ficado prontos.

Se você tiver qualquer dúvida sobre lá é só deixar um comentário!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

3 COMMENTS

  1. Você perdeu de visitar a extremidade norte: tem um lindo parque com um farol e uma vista espetacular. Você pode, se quiser, fazer um churrasco em uma das várias churrasqueiras disponíveis…

  2. Olá,
    Estava na duvida se iria ou não conhecer na Ilha, mas depois das suas dicas, não tenho mais duvidas.

    Obrigada por compartilhar conosco.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*