Eu teria várias formas de começar a escrever sobre a necessidade de estar de carro em Trancoso, mas eu não consigo começar de nenhum outro jeito que não seja “sim, precisa de carro em Trancoso“.

Na verdade se você não tiver a menor pretensão de sair de onde quer que você tenha decidido se hospedar é claro que carro não é necessário, exceto para chegar e sair do aeroporto em direção ao hotel ou pousada, mas se você pretende rodar e conhecer outras praias e barracas, sim, carro é essencial.

Bom, vou falar sobre isso também, mas antes quero deixar três posts legais sobre Trancoso que podem ajudar no seu planejamento de viagem:

+ Onde ficar em Trancoso (sem gastar muito!)

+ Onde comer em Trancoso: restaurantes do Quadrado

+ Barracas de praia em Trancoso: onde ficar

Pronto, já podemos falar sobre dirigir em Trancoso. Vamos lá?

Vale a pena alugar carro em Trancoso?

Podemos começar colocando as despesas na ponta do lápis: se você não cogita a possibilidade de desbravar Trancoso e outros distritos próximos de carro, vale a pena calcular se o aluguel de carro não é financeiramente viável exclusivamente para sair e chegar no aeroporto de Porto Seguro.

É que na maior parte do ano os taxistas irão cobrar aproximadamente 200 reais por pessoa para fazer o trajeto entre aeroporto e Trancoso e, sem sombra de dúvidas, te asseguro que é possível ficar em Trancoso e alugar carro por uma semana por 400 reais.

Pode fazer a cotação, eu espero.

Viu? Pronto, agora vamos para os motivos turísticos: vale a pena alugar carro em Trancoso?

Não só em Trancoso como em Porto Seguro de maneira geral: estar de carro é a melhor opção. Existem muitas praias próximas e barracas incríveis ao longo do trecho de litoral que pertence a Trancoso que vale conhecer.

Ah, mas é possível ir caminhando do Quadrado até o mar e de lá até as barracas mais distantes, como Rio da Barra.

Olha, que é possível é, mas já imaginou o perrengue na hora de voltar? E se a maré sobe? E se o sol estiver de rachar?

De acordo com o Google Maps a caminhada entre Rio da Barra e o Quadrado dura uma hora, desconsiderando que o trajeto é feito pela areia ou pela estrada de terra.

Carro em Trancoso
A Localiza/Hertz fica no pátio de estacionamento do aeroporto de Porto Seguro

Dirigir em Porto Seguro te faz conhecer lugares novos

Esteja você em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda ou Trancoso, estar de carro é uma santa economia porque lá nenhum trajeto de carro em direção ao aeroporto ou de um distrito para outro custa menos de 150 reais.

Quem depende de van pensa duas vezes antes de sair de onde está: não é mais demorado, mas é caro e você sempre tem um limite de tempo que geralmente não é o seu.

Quem está de carro em Trancoso dá um pulinho não só nas barracas mais distantes como pode passar o dia em Arraial, ou conhecer a Praia do Espelho ou ir além e passar uma noite em Caraíva.

Já imaginou estar com criança em Trancoso e ter que pegar van para passar o dia no parque aquático de Arraial? E na hora de voltar? Misericórdia…

Só não gosto de chegar a noite no aeroporto de Porto Seguro e dirigir para Trancoso depois que escurece. Eu tendo a cair em quatro de cada cinco buracos pela estrada e corro o risco de perder a roda.

Tirando isso, é tudo festa.

Conclusão: é necessário alugar carro em Trancoso?

Sim, acho essencial estar de carro em Trancoso, principalmente se você está viajando acompanhado de pelo menos uma segunda pessoa (custo-benefício financeiro) ou se pretende rodar o mínimo possível (facilidade turística).

Eu aluguei o meu carro na Localiza através da RentCars, parceiro antigo do blog que compara preços em diferentes locadoras de uma só vez, assim você descobre qual o melhor carro pelo menor valor em uma pesquisa só.

Lembro que passei cinco dias em Trancoso e não precisei abastecer durante a viagem, apenas na hora de devolver o carro em um posto bem próximo do aeroporto de Porto Seguro.

Dirigir em Trancoso
Aluguei um Onix simples com ar condicionado

Se você não fizer nenhuma estripulia com veículo e sujá-lo como um ser humano normal que vai à praia não é necessário pagar taxa de limpeza – só quem entrega o carro como se estivesse voltado da guerra paga pela limpeza, mas areia de maneira geral não é problema.

Ps.: para quem é adepto do transporte público, lembrando que já dei dica de como fazer o trajeto Arraial-Trancoso de van:

+ Arraial d’Ajuda em Porto Seguro, Bahia

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? É essencial viajar pelo Brasil com seguro de viagem porque além dos serviços médicos ele indeniza em caso de extravio de bagagem e atraso de voo. O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

2 COMMENTS

  1. Olá Thiago, tudo bem?
    Primeiramente obrigada pelas dicas, muito valiosas.
    Uma dúvida, como é para estacionar nas praias que você visitou?
    É fácil para estacionar? É grátis ou precisa efetuar algum pagamento?
    Obrigada.

    • Oi Carol, tudo bem? Bem, segue o padrão de praias no Brasil: quanto mais cedo você chega, mais fácil é estacionar. Existem lotes ao longo da estrada onde as pessoas estacionam (sempre vai ter um tomador de conta “oferecendo” seus serviços, infelizmente).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*