13 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

7 dicas para descobrir se seu voo será cancelado

Atualizado em 3 de dezembro de 2017 por Thiago Khoury

Sou extremamente dinâmico quando se trata de problemas em aeroportos. Não dou sorte ao azar, encaro logo meu alter ego de agente especial a serviço do Itamaraty e trato de encontrar a melhor solução em menos tempo.

Por isso, depois de escrever sobre o que fazer quando se tem um voo cancelado no exterior, resolvi escrever como se preparar para isso e assim adquirir uma vantagem de tempo sobre os demais. Se liga nas dicas:

Como prever se seu voo será cancelado

  • Conheça seu destino

Quem viaja para lugares onde neve é comum durante o inverno deve ter atenção redobrada: existem grandes chances de ter o seu voo cancelado. Se informe o quanto antes, acompanhe a previsão do tempo, acesse o site do aeroporto e da companhia aérea em busca de informações que evitem uma ida desnecessária até lá.

  • Fique ligado no que acontece ao seu redor

Se toda a tripulação desembarca momentos após terem dado entrada na aeronave não existe esperança: o voo será cancelado. Isso acontece para que a equipe possa atualizar os seus horários de trabalho o quanto antes e serem usados em outros voos ou darem início ao seu período de descanso.

  • Fique ligado no tempo lá fora

Chuva é uma coisa, vento é outra, mas raios no pátio de decolagem e trovões que podem ser ouvidos da sala de embarque é batata: cancelamento. Fique a postos, talvez você tenha que tomar alguma decisão em breve: acesse o site do aeroporto ou da companhia aérea e veja se lá existe alguma informação que você ainda não tenha recebido.

  • O primeiro sinal

“Information will follow”, “flight on a decision” e “please wait” na tela do portão de embarque significa que eles ainda não sabem o que será feito. Enquanto rola uma comunicação entre a companhia aérea e a torre de controle de aeronaves ainda existem esperanças do avião levantar voo. Dê um pulinho nos portões de embarque mais próximos e procure se informar se aquilo é algo específico ou um problema em todo o aeroporto.

  • Os próximos sinais

Todo voo atrasado possui uma expectativa de levantar voo. Toda expectativa possui um novo horário, mesmo que ele seja constantemente postergado. Se o horário do voo não aparece disponível e a equipe de solo não fornece nenhuma estimativa de horário, pode começar a ler Voo cancelado no exterior, o que fazer?.

  • Alimentação não combina com espera

Oferecer alimentação antes mesmo dos passageiros pedirem por ela é mau sinal, talvez você queira tentar um assento no próximo voo antes dos seus colegas de viagem. Quando a companhia aérea tem fortes esperanças do voo acontecer, é mais comum dar vários novos horários de embarque do que deliberadamente fazer com que todos os passageiros se ausentem dali.

  • Fique próximo ao balcão de embarque

Primeiro porque assim você provavelmente estará entre os primeiros da fila (caso haja a necessidade de se formar uma), segundo porque aumentam suas chances de ouvir o que os atendentes respondem ao telefone ou o que mecânicos e torre de controle informam através do viva-voz do rádio.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Voo cancelado no exterior, o que fazer?

Next Article

2 anos de Rodei: fica, vai ter guia!

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*