9 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

Como lidar com dinheiro em Praga

Atualizado em 23 de novembro de 2021 por Thiago Khoury

A primeira coisa a dizer é também a mais importante: nunca troque dinheiro diretamente com quem te aborda nas ruas. Você será roubado, enganado ou, na pior das hipóteses, parado pela polícia, já que isso é mais ilegal do que parece.

Um truque muito usado é o do senhor que ronda as proximidades das casas de câmbio: assim que você está prestes a entrar ou ser atendido, em voz baixa ele diz que troca uma quantidade maior de coroas checas por um preço menor. Como muita gente é tão boa em matemática quanto eu, em poucos minutos até o Mantega acreditaria estar fazendo um bom negócio.

Eles vendem notas falsificadas ou a antiga moeda húngara que se parece muito com a atual moeda checa.

A moeda checa é considerada uma das belas do mundo, mas é uma das menos valorizadas, por @cutupculture

Por isso, por motivos de segurança, a melhor coisa a se fazer é trocar dinheiro em bancos, mesmo que a taxa cobrada por eles seja mais alta – mas, atenção: eles não abrem nos fins de semana!

Minha opinião sobre as casas de câmbio é ainda mais simples: não confio em nenhuma delas. Claro que alguma porcentagem sobre o valor da compra (ou venda) de moeda será cobrada, mesmo que eles anunciem “no commission”, mas de maneira geral é um pessoal que sempre tenta passar alguém para trás – e para isso você só precisa não falar a língua deles, já que a polícia costuma carregar cartões com “não lidamos com assuntos relacionados a câmbio” em diversas línguas.

Infelizmente isso não é coisa de um ou outro tentando se dar bem no fim do dia, costuma ser a política da empresa.

Saque dinheiro diretamente de caixas automáticos ou troque-o em casas de câmbio antes de chegar em Praga. Enquanto os bancos geralmente cobram uma porcentagem do valor trocado, caixas rápidos cobram uma taxa fixa, independente do valor sacado. É como se você pagasse um valor concreto por um serviço que você realmente precisa – e essa taxa geralmente varia entre dois e dez dólares.

O importante é saber qual o valor do câmbio antes de realizar a transação. Sempre que um euro girar em torno das 25 coroas você estará fazendo um bom negócio – se você receber entre 22 e 24, aceite. Se chegar a 21, agradeça e procure um pouco mais. Se você receber mais do que 25 é o seu dia de sorte.

Se mesmo assim você optar pelas casas de câmbio, guie-se pelo bom senso: uma casa de câmbio deve ser um lugar minimamente agradável. Você não vai fazer negócio em qualquer bancada em beira de estrada. Pergunte no seu hotel o melhor lugar para fazer a troca.

Lembre-se de perguntar quanto você irá receber em coroas caso dê determinada quantia em euros antes de entregar o dinheiro! Isso é mais válido e menos perigoso do que fazer matemática por conta própria guiando-se pela tabela de preços.

Outra: nenhum hotel, loja ou restaurante pode devolver troco em moeda diferente, a não ser que você concorde plenamente, principalmente com a taxa de câmbio realizada por ele.

Ficar espero é a melhor forma de gostar de Praga ainda mais.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Praga? Gosto da região de Malá Strana, a ponta da ponte Carlos mais próxima do Castelo de Praga. Escolhi o Orea Place e adorei, tanto pela localização quanto pelo atendimento e preço.

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva ligações gratuitas para o Brasil e 15% de desconto!

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

O melhor e mais barato sorvete de Roma

Next Article

Coma bem e pague pouco nos restaurantes do Kampa Group em Praga

You might be interested in …

10 Comentários

  1. Olá, estou indo à Praga saindo de Londres (sim, nada a ver o roteiro), onde troco dinheiro antes de chegar a Praga? Não é possível fazer isso no aeroporto de Praga? Trocar apenas um pouco e após ir ao banco?

    1. Oi Diana, você pode trocar o dinheiro no aeroporto de Londres, se não houver, no aeroporto de Praga em um quiosque de câmbio da Travelex, ou ainda sacar dinheiro do cartão de crédito em um caixa rápido.

  2. Estou indo pra Praga agora, no domingo dia 23/12/2012. Chegarei no aeroporto de Praga às 21:00 e, bancos não estarão abertos. Como faço pra trocar dinheiro?

  3. Estou indo para Praga no meio de abril! Estou um pouco tenso com o cêmbio e lugar p/ ficar. Claro que com questão ao lugar fiquei mais tranquilo com suas dicas Thiago. Mais fico na dúvida na hora do câmbio. Qual o banco que devo ir na sua opinião? Abraço.

  4. Troquem dinheiro no banco. Estou em Praga agora. Não aconselho a trocar em casas de câmbio. Troquei um euro a 22,8 coroas, preço final. Abraço!

  5. Olá Thiago,
    outro ‘truque’ das casas de câmbio que quem não estiver atento não percebe, é que eles anunciam em um cartaz enorme na vitrine uma ótima cotação com 0% de comissão; mas nas letras pequenas, está lá que isso só vale de 2000 Euros para cima. Se o sujeito entra todo animado que achou um bom negócio e pede pra trocar o que sobrou de Viena, vem aqueles milhares de coroas e fazer as contas de cabeça na hora não é tão fácil…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*