13 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

Como diria um antigo professor, sou um especialista em generalidades, o que apesar de ser legal não me isenta de fazer toda a pesquisa que antecede a criação de posts que tratam de assuntos complicados como vistos, imigração ou viagens de trem, que é para citar os mais comuns.

E mesmo quando escrevo sobre assuntos que domino, infelizmente não tenho respaldo profissional para responder perguntas específicas que possam surgir.

Rodei é escrito em primeira pessoa e tem mais de 700 artigos publicados. Para que esse número continue crescendo, infelizmente não posso ajudá-lo com algumas coisas:

Não posso ajudá-lo a escolher quais cidades/países você deve conhecer ou por quanto tempo.

O melhor roteiro é aquele definido por quem é honesto com aquilo que quer: use as dicas do site e defina você mesmo quantos dias cada lugar merece levar. Os roteiros disponíveis aqui podem ser realizados em mais ou menos tempo, basta adaptá-los ao seu ritmo.

+ Como montar um roteiro de países na Europa

+ Todas as falhas de um mochileiro romântico

Não posso ajudá-lo a criar um novo roteiro ou trabalhar no seu.

Os únicos roteiros disponíveis são os que aparecem aqui. Não posso modificá-los para atender necessidades pessoais ou recomendar o que seria melhor caso sua realidade seja diferente. Também não posso responder dúvidas de outra forma que não seja publicamente, através do blog – caso contrário ninguém além de você teria acesso a resposta e a mesma pergunta seria feita outras vezes. Por isso, lembre-se: a única forma de ter suas dúvidas respondidas é através do blog, nunca por e-mail.

Não posso ajudá-lo a escolher o melhor hotel ou albergue.

Todo tipo de hospedagem que aparece no site representa uma experiência vivida por mim, seja me hospedando, visitando ou durante minhas pesquisas de viagem. Cada um deve escolher o melhor lugar para ficar de acordo com sua expectativa de gastos e com as informações contidas aqui (lembre-se que o maior dilema não é escolher em qual estabelecimento ficar, mas em que região se hospedar).

+ Como ler (e escrever!) críticas em sites de hospedagem

+ Todas as dicas de onde ficar já publicadas no blog

Não posso ajudá-lo a montar uma viagem de trem.

Montar um roteiro de trem pela Europa demanda tempo e pesquisa. Mesmo que você me dê uma lista de cidades e as datas em que elas serão visitadas, seria muita responsabilidade dizer qual a melhor forma de realizar cada trajeto. Existem vários artigos que podem ajudá-lo, olha:

+ É melhor viajar pela Europa de trem, carro ou avião?

+ Tudo que você precisa saber sobre o Europass

+ Dicas para se dar bem viajando por companhias aéreas low-cost

Não posso ajudá-lo a procurar pelas respostas.

Sei que alguns textos podem ser grandes, mas, vamos lá, não desista! Use o campo de busca do site para procurar assuntos ou clique e segure command + f para fazer uma pesquisa por palavra-chave na página escolhida utilizando as funcionalidades do seu próprio navegador.

Se a sua resposta não aparece no texto é possível que ela já tenha sido dada nos comentários. Por isso, se você é capaz de saciar a dúvida de quem está perdido, contribua também: assim iremos aumentar a quantidade de informações do blog e manter um conteúdo colaborativo sempre atualizado!

Rodei Viagens. Para marinheiros de primeira e próxima viagem.