15 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

Aeroporto de Confins: como chegar, onde ficar e dicas

Atualizado em 7 de julho de 2022 por Thiago Khoury

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, mais conhecido como aeroporto de Confins, veio para suprir a demanda do antigo, e saturado, Aeroporto da Pampulha, que apesar de mais próximo do centro da capital é menor e incapaz de receber a maior parte das aeronaves que hoje decolam em Confins.

Eu, como todo bom mineiro, adoro falar do quanto Confins é longe, mas, como jornalista de viagem, é impossível negar: o aeroporto de Confins é um dos melhores do país.

E não sou só eu que penso assim: em agosto do ano passado o BH Airport (sim, temos essa terceira forma de chamá-lo, e parece que agora essa é a oficial) foi eleito, através de análise de pesquisa de satisfação, o melhor aeroporto do país.

Nesse post eu aproveito para dar algumas dicas que só um belo-horizontino poderia dar, como quando optar pelo ônibus expresso, onde comer e qual estacionamento usar.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

O aeroporto de Confins é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o que pode causar alguma confusão é o fato do principal aeroporto da capital mineira não ficar localizado exatamente em Belo Horizonte, mas em uma cidade muito próxima chamada Confins.

Inaugurado em 1984, o aeroporto de Confins tem três terminais, 44 portões de embarque e capacidade para receber 22 milhões de passageiros por ano.

Atualmente, as companhias Azul, Copa, Gol, Latam e Tap operam voos diretos a partir de Confins para 36 destinos nacionais e dois destinos internacionais, mas como esses números mudam constantemente, vale a pena acompanhar a fonte oficial:

Aeroporto de Confins
A maior parte do aeroporto de Confins vista de cima (imagem com direitos livre)

Como chegar no aeroporto de Confins

Você pode chegar no aeroporto de Confins de três maneiras: de ônibus expresso, ônibus convencional ou carro.

O ônibus expresso é a forma mais prática e, muitas vezes, mais rápida: chamado de Conexão Aeroporto, eles saem do terminal de Lourdes, um bairro bem próximo do centro, em vários horários entre seis da manhã e dez da noite.

A passagem do ônibus expresso custa R$ 36,45 e a viagem dura aproximadamente 45 minutos.

Já o ônibus convencional sai da rodoviária de Belo Horizonte e custa R$ 16,80.

Caso você vá de carro alugado, sugiro optar por Localiza ou Movida que possuem pátios mais próximos do aeroporto e um bom serviço continuo de van.

+ Clique aqui para pesquisar preços de aluguel de carro no aeroporto de Confins

Caso você vá com carro próprio, existem várias opções de estacionamento bem próximas do aeroporto, além do estacionamento do próprio aeroporto que tem diárias que variam entre 40 e 80 reais.

Por último, você poder chegar e sair do aeroporto de Confins de Uber, ele te deixa na área de embarque.

Coloquei nesse mapa todas as opções de estacionamento e as dicas de onde ficar próximo ao aeroporto de Confins que vou dar logo mais:

Qual a maneira mais rápida de se chegar no aeroporto de Confins?

Isso depende do seu horário de embarque: para quem voa por volta das nove da manhã ou oito da noite, vale mais ir de ônibus expresso. Para todos os outros horários não existe diferença entre carro e ônibus expresso.

Isso acontece porque o trânsito pode ser caótico nos horários que antecedem os voos das nove da manhã e oito da noite, e como o ônibus expresso pode usar a via rápida você consegue cortar grande parte do trânsito.

Táxis com passageiros também podem usar a via rápida, mas Uber não.

Ou então você sai bem mais cedo para evitar trânsito: às seis da manhã não tem trânsito e às quatro da tarde também não.

Qual o estacionamento mais próximo do aeroporto de Confins?

Existem vários estacionamentos próximos ao aeroporto de Confins, o que varia entre eles é o preço da diária que fica em função da proximidade com o aeroporto.

Entre os estacionamentos mais próximos eu sugiro o Estapar ou o Super Park. Todos dois funcionam 24 horas e a van é sempre muito rápida, nunca esperei mais de dez minutos.

Vale a pena estacionar no aeroporto de Confins?

Depende de quanto tempo você deixará seu carro estacionado: os estacionamentos próximos do aeroporto possuem vagas cobertas e cobram menos dependendo do número de pernoites, mas a partir de dois dias você já tem algum desconto.

Já o estacionamento do aeroporto de Confins só oferece desconto a partir da quinta diária e mesmo assim nas vagas mais baratas; que são todas descobertas.

Eu particularmente só estaciono no aeroporto quando é uma pernoite só ou caso eu esteja extremamente atrasado e com risco real de perder o voo!

Para efeito de comparação: duas pernoites em uma vaga coberta no estacionamento do aeroporto custam 120 reais, que é o que a gente paga por uma semana no Estapar.

Aeroporto de Confins: onde ficar hospedado

Infelizmente não existe hotel dentro do aeroporto de Confins, mas existem dois ótimos hotéis bem próximos: Linx Confins e Ibis Style Confins.

Todas as outras opções ficam em Lagoa Santa ou no centro da cidade de Confins; e elas não oferecem transporte para o aeroporto.

Eu já fiquei no Linx e recomendo: o quarto é grande e confortável, tem restaurante que serve almoço e jantar, café da manhã incluso, academia e transporte 24 horas para o aeroporto de trinta em trinta minutos.

Se não fosse o fato de ser uma estrada com várias faixas e um enorme canteiro central, seria possível ir caminhando para o aeroporto (aliás, o pôr do sol das janelas dos quartos com vista para o aeroporto é uma coisa linda de se ver).

Inclusive escrevi um post sobre o Linx Confins:

+ Linx Confins: dica de onde ficar perto do aeroporto

Já o Ibis Style Confins fica alguns minutos antes do Linx. Nunca entrei ou me hospedei ali, mas deve ser um Ibis como qualquer outro.

Hotel próximo ao aeroporto de Confins
Quarto do hotel Linx com vista para o aeroporto
Linx Confins
Linx Confins

O aeroporto de Confins é grande?

Sim, o aeroporto de Confins é bem grande: são 64 mil pousos e decolagens por ano em três terminais, 44 posições de embarque e a terceira maior pista do país com 3.600 metros de comprimento, o que é mais do que suficiente para receber um 747.

Com relação a movimentação, o aeroporto de Confins foi o quinto maior do país por anos, mas com a pandemia ele caiu para a sétima posição.

Existem salas VIP no aeroporto de Confins?

Atualmente existem duas salas VIP no aeroporto de Confins: a sala Ambaar para voos nacionais, próxima ao portão número sete, e a sala Ambaar para voos internacionais, próxima ao portão número sessenta.

Tem também o Latitude Workspace, um espaço de coworking na área de embarque que alguns cartões de crédito também permitem acesso.

+ Salas VIP em aeroportos: como ter acesso

Quais os restaurantes no aeroporto de Confins?

Existem várias opções de restaurantes, lanches e fast food tanto na área de embarque como próximas aos portões de embarque, depois da segurança.

O restaurante self-service de comida mineira Vila Francisca na área de embarque é o maior e mais famoso, mas tem também o restaurante Rokkon de comida japonesa que é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página “dicas de hospedagem” e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? É essencial viajar pelo Brasil com seguro de viagem porque além dos serviços médicos ele indeniza em caso de extravio de bagagem e atraso de voo. O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Drawn to Life: Cirque du Soleil em Disney Springs

Next Article

Linx Confins: dica de onde ficar perto do aeroporto

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*