Seguro do cartão ou seguro de viagem

Vale a pena usar o seguro do cartão?

Essa é uma das perguntas que sempre ouço e minha resposta é sempre a mesma: eu nunca viajo com o seguro do cartão, sempre faço uma apólice por contra própria porque gosto de saber todos os detalhes do que estou comprando (inclusive quem é a empresa que está me vendendo).

Qual a diferença entre o seguro do cartão e o seguro de viagem da seguradora?

Bem, vou começar falando sobre o seguro de viagem e depois falo sobre o seguro do cartão.

Quando escolho um seguro de viagem eu estou escolhendo a empresa que irá me fornecê-lo, o valor que posso gastar com a apólice e o valor que ela cobre em caso de necessidade, além de contar com uma rede de hospitais conveniados e atendimento ao consumidor que oferece suporte porque sou cliente de um produto muito concreto (uma apólice de seguro).

Agora, vamos ao seguro do cartão:

O seguro do cartão só é oferecido para alguns clientes premium, não é todo mundo que tem acesso a esse benefício, geralmente quem é Black ou Platinum, e mesmo assim você deve comprar as passagens com esse cartão e em alguns casos pagar pela hospedagem. Preenchendo esses requisitos você tem acesso a um benefício que é o famoso “seguro do cartão”.

Só que como em qualquer benefício ganho, “cavalo dado não se olha os dentes”: na maior parte das vezes você não sabe quem é a seguradora por trás da apólice, qual o valor que ela cobre, qual a rede de hospitais conveniados e como entrar em contato com o seguro do cartão em caso de necessidade (na verdade, muitas vezes o seguro do cartão funciona na base do ressarcimento, onde você paga pelas suas despesas e depois pede o reembolso).

Quando você preenche todos os requisitos para ser presenteado com esse benefício é de se esperar que você receba uma apólice com o nome da seguradora e o valor coberto pelo seguro, mas nem sempre isso acontece.

Se acontecer, e você ter a grata surpresa de descobrir que a seguradora parceira do cartão de crédito é a mesma que você contrataria se fosse pagar pele seguro, ótimo!, falta só descobrir agora se o seguro com o qual você está sendo presenteado é tão bom quanto o que você escolheria pagar por ele.

Via de regra, seguro de cartão não cobre viagens superiores a 30 dias, acidentes envolvendo prática de esportes e complicações na gravidez. Geralmente são as apólices mais simples possíveis.

Da mesma forma que não vou em pizzaria quando quero japonês, também não vou em cartão de crédito quando preciso de seguro de viagem.

Para ler mais sobre seguros de viagem:

+ Tudo que você precisa saber sobre seguro médico internacional

+ 7 motivos para contratar um bom seguro saúde de viagem

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou o seu seguro de viagem? Cote as melhores opções de uma só vez pelo buscador do Seguros Promo que parcela em até 12x no cartão. Leitores do blog ainda levam 5% de desconto com o cupom RODEI5, aproveite!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular internacional com internet ilimitada. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo!

  Para alugar carro no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Vale a pena usar o seguro do cartão?' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2017. Todos os direitos reservados. Termos de uso e política de comentários. Colabore com o blog!