Praias de Sydney: Manly Beach e Shelly Beach

Atualizado em

Se tem uma coisa que me irrita é saber que não conheço Manly tão bem quanto eu gostaria.

Por outro lado, me tranquiliza saber que não sou o único: pelo contrário, geralmente só quem mora ali (em Manly, não em Sydney) sabe como andar entre as praias do norte como se não precisasse de uma nova viagem para cada uma delas.

A verdade é que apesar de Manly ser uma das melhores coisas de Sydney, ela é bem fora de mão, então são raras as pessoas que vão mais de uma vez em mesma viagem.

Leia mais para saber o basicão de Sydney:

Minhas primeiras impressões sobre Sydney

Onde ficar em Sydney: dica de apartamento

Como usar transporte público em Sydney

Roteiro a pé pelo centro de Sydney

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Manly Beach em Sydney

No início eu ouvia “manly” e imaginava se tratar de “main” por ser a principal praia do norte, mas não era “main-ly” e sim “man-ly“, em homenagem aos nativos que impressionaram o recém chegado capitão Phillip Cook com tanta masculinidade.

Ah, esse capitão Cook!

Enfim, não é todo mundo que conhece Manly: o distrito do norte é um subúrbio a uma balsa de distância da estação de ferries Circular Quay, e a forma mais prática de se chegar lá leva 30 minutos e custa 15 dólares (ida e volta).

Sydney-Manly-07

Chegando em Manly Beach por Manly Cove

Quem mora na cidade, ou próximo de Coogee Beach e Bondi Beach, geralmente conhece Manly tão bem quanto eu: Manly não é um lugar que se vai sempre, é longe e custoso.

Quem mora em Manly leva um estilo de vida mais tranquilo, “a mil milhas de qualquer problema“, como dizem os folhetos. São pessoas que geralmente vivem e trabalham ali (surfam pela manhã e não fazem a menor ideia do que seja gordura abdominal).

Claro que nem tudo que digo aqui é verdade, mas quase!

Como chegar em Manly Beach

É possível chegar em Manly de carro se você tiver alugado um, basta jogar “Manly Cove” no Google Maps e seguir as instruções. O percurso não deve levar mais de 45 minutos.

O que a maior parte das pessoas fazem é ir de transporte público. A partir de Circular Quay você pode ir de ônibus ou ferry, mas o que o ônibus tem de barato (geralmente 9 dólares ida e volta) ele tem de demorado.

Eu sugiro que você escolha um dos dois ferries disponíveis em Circular Quay:

  • O ferry comum que faz parte do transporte público de Sydney e leva 30 minutos para chegar (por 7,50 dólares), ou
  • O ferry privado que leva 18 minutos para chegar e custa 18,90 dólares (com retorno incluído)

Sydney-Manly-13

O restaurante Hugos é o ponto alto de Manly Cove

Chegando por Manly Cove

Manly Cove é a enseada do distrito que tem o porto como ponto principal.

Para quem sai da balsa e vem caminhando pelo cais existem algumas tentações pelo caminho, como o Gloria Jean’s Coffee logo ao lado de uma Max Brenner e um creme de açaí em um quiosque de sucos naturais alguns metros depois (mas a probabilidade de ter gosto de melancia é grande).

Eu queria sair dali e explorar o quanto antes, só passei na porta do restaurante Hugos porque soube que ele era reduto de celebridades (o elenco de Modern Family almoçou ali três dias depois de mim).

Sydney-Manly-08

Hello Manly, o quiosque de informações turísticas

Caminhando pela praia de Manly Cove…

Sydney-Manly-21

Manly Art Gallery & Museum

Chegando por Manly Cove você irá passar pelo centro de informações turísticas logo na saída do cais. Foi nele que descobri que o porto de Manly é só a primeira atração dali: até então eu poderia jurar que esse pedacinho de areia que pertence ao porto fosse a praia principal!

Bem, não é: essa é só a prainha de Manly Cove, que é mais famosa por ter uma das poucas colônias de minipinguins do mundo.

Eles ficam escondidos embaixo das passarelas do porto e muitas vezes são vistos nadando por ali, que também é lar de uma mega família de cavalos-marinhos que vivem nas redes que delimitam a zona de banho.

Na verdade o que Manly Cove é basicamente um abre-alas cheio de restaurantes, informações turísticas e a Manly Art Gallery & Museum, que tem entrada franca e funciona de terça a domingo.

The Corso

The Corso começa logo na saída do porto e segue em direção ao mar, uma avenida perpendicular a praia. Foi chamada assim em homenagem a via homônima em Roma, mas antes de ser caminho foi um filete d’água que ligava uma praia a outra.

Não tem muito o que fazer na primeira metade, mas quanto mais próximo do mar ficamos e assim que a passagem de carros chega ao fim começam os restaurantes deliciosos que me fizeram pular todas as opções de Manly Cove, inclusive o Hugos.

The Corso põe a Cavill de Surfers Paradise no chinelo, é uma comparação injusta:

Essa é The Corso vista de cima…

Sydney-Manly-52

… e foi nessa igreja que Nicole Kidman e Keith Urban se casaram em 2006

Sydney-Manly-76

Esses pinheiros foram plantados pelos ingleses no início do século 17, assim eles teriam de onde tirar madeira caso precisassem voltar para Inglaterra

The Corso em Manly

De acordo com o site oficial, Manly tem cerca de duzentas lojas, mais de cem restaurantes, quarenta praias e aproximadamente mil vagas públicas para estacionar em suas ruas – mas todas estarão ocupadas antes do meio-dia, principalmente nos fins de semana.

Um desses mais de cem restaurantes é a sorveteria Movenpick, uma das minhas prediletas, dona de um desumano sorvete de pistache inglês:

Movenpick

Movenpick na The Corso

Manly Beach

Bom, isso é o que todos nós viemos fazer ali, conhecer a praia de Manly!

Manly Beach é provavelmente minha praia preferida (e é logo a que menos conheço). Quando a The Corso chega ao fim é isso que a gente vê:

Sydney-Manly-79

Chegando na praia da Manly

Manly Beach é uma das maiores praias de Sydney, são mil e quinhentos metros razoavelmente planos e com muitas opções de onde ficar, onde comer e compras ao longo de todo o calçadão.

Os restaurantes a beira-mar são incríveis, eles têm dois andares e muitas vezes rolam sunset parties ou lançamentos das lojas mais próximas.

Manly tem um gingado todo especial, é difícil encontrar algo parecido, mas se as pessoas chamam Bondi de Ipanema, Manly seria como o início da Barra, naquele cantinho perto da Barraca do Pepê.

Sydney-Manly-84

Sydney-Manly-87

Passeando pela praia de Manly

Foi em Manly que nasceu o surf australiano: o primeiro torneio aconteceu em meados de 1908, quando a maré não poderia estar mais alta, e desde então eles sediam, todos os anos, o Australian Open of Surfing na segunda semana de fevereiro.

Fim do passeio: Shelly Beach

O que gosto de Manly Beach é que ela tem uma versão menor e mais charmosa na sua extremidade da direita, Shelly Beach, uma prainha residencial e super discreta.

Shelly Beach é bem disputada (e famosa) por ser onde o sol se põe por último, um dos privilégios de ficar em uma costa e estar virada para outra.

Para chegar em Shelly Beach basta colar no início de Manly, perto dos rochedos, onde ela passa a se chamar Queenscliff Beach. Logo ali o calçadão termina e vira outra caminhada costeira, bem mais curta do que a famosa Coastal Walk que liga Coogee e Bondi.

Sydney-Manly-91

Esse é o cantinho extremo da Manly Beach…

Sydney-Manly-94

… onde começa o caminho em direção a Shelly Beach, lá na frente

Sydney-Manly-98

O bom é que a caminhada transforma qualquer um em fotógrafo…

Sydney-Manly-100

… viu? É só apontar a câmera

Sydney-Manly-106

E existem algumas piscinas naturais pelo caminho

Sydney-Manly-110

Esperando o fim do dia em Shelly Beach

Shelly Beach é pequena e o caminho para chegar até lá pode ser ainda melhor do que o destino.

Calma, não estou dizendo que a praia não seja legal, pelo contrário, mas esse negócio de ficar no leste e estar virada para o oeste pode te dar algumas das fotos mais incríveis da viagem!

Deitar na areia de Shelly Beach é ficar de frente para a praia de Manly. Isso não é incrível?

Outras praias de Sydney

Depois que atualizei este post pela primeira vez resolvi adicionar links para outros textos com dicas de praias em Sydney, assim você consegue se programar melhor quando for montar o seu roteiro:

+ Coastal Walk: caminhada entre Coogee Beach e Bondi Beach | O passeio mais famoso de Sydney!

Praias de Sydney: Bondi Beach e Coogee Beach

Praias de Sydney: Gordons Bay, Clovelly Beach, Bronte Beach e Tamarama Beach | Todas as praias da Coastal Walk

Praias de Sydney: La Perouse e Little Bay | Dicas de praias desertas em Sydney!

Praias de Sydney: Maroubra Beach | Faz parte da continuação do Coastal Walk

+ Praias de Sydney: Watsons Bay | Linda!

Se você tem outras dúvidas sobre quais praias conhecer ou como fazer para encaixá-las no seu roteiro, deixe um comentário!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Sydney? Fiz três listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores de Darling Harbour, Bondi Beach e Kings Cross. Eu fiquei no Regents Court de Kings Cross e recomendo!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Praias de Sydney: Manly Beach e Shelly Beach' tem 1 comentário

  1. 18 de fevereiro de 2017 @ 19:16 Erros e acertos em Sydney – história, viagens e livros

    […] Esse é um post bem legal sobre Manly, que no final tem links para posts sobre outras praias, incluindo um sobre Bondi Beach. Esse outro post fala sobre as praias do norte em geral, incluindo uma lindinha chamada Curl Curl. E esse faz um resumão sobre as praias, tanto ao norte quanto ao sul da cidade. […]

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost