Bondi Beach

Praias de Sydney: Bondi Beach e Coogee Beach

Atualizado em

Coogee Beach e Bondi Beach foram as duas primeiras praias que conheci em Sydney. Foram nelas que descobri minha vocação para camarão que a onda leva: comecei a trocar qualquer tipo de programa pela oportunidade de conhecer mais uma praia de Sydney.

Devo esse meu profundo conhecimento adquirido em praias australianas à minha amiga Marina, que em cada meia hora livre me levou para um novo lugar inesperado, mesmo que tudo tenha começado bem feijão com arroz com a dobradinha Coogee Beach e Bondi Beach.

Toda semana vou por uma praia nova por aqui até esgotar o meu repertório, enquanto isso você diz o que achou de cada uma delas. Começamos pelo papai e mamãe mais gostoso de lá, Cooge Beach e Bondi Beach:

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem à Austrália:

Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Qual o melhor chip de viagem para Austrália?

As praias mais famosas de Sydney

Não restam dúvidas de que Bondi Beach é a praia mais famosa da Austrália, inclusive é comum compará-la a Ipanema.

Bondi Beach é sim uma das praias mais bonitas de Sydney e você não pode deixar de visitá-la, até porque ela é o ponto de partida (ou chegada) da Coastal Walk, uma caminhada deliciosa que você não pode deixar de fazer.

O problema de Bondi é que ela é extremamente turística, o que afugenta parte dos locais. Coogee Beach é uma praia muito mais visitada por locais (inclusive por brasileiros residentes).

Como Coogee e Bondi são duas partes extremas de um passeio que leva pouco mais de uma hora, você não pode deixar de conhecê-las, compará-las e tirar as suas próprias conclusões (e se possível, em mais de um dia no roteiro).

Coogee Beach em Sydney

Coogee Beach em Sydney

Cheguei em Coogee Beach em um dia que estava indo de chuva eminente para calor escaldante

Coogee Beach em Sydney

Coogee é um dos bairros mais antigos de Sydney, por isso Coogee Beach é tão tradicional entre locais, além de ser considerada a praia urbana mais propícia para banho.

Aliás, pode deixar para comer quando chegar lá: Coogee Beach tem vida social nos arredores mais próximos e ao longo do calçadão, dá para almoçar e lanchar em lugares diferentes ao longo do dia, ou dividir as churrasqueiras comunitárias com um grupo de amigos.

  • Tamanho: entre 400 e 500 metros de extensão (não é uma praia grande).
  • Como chegar em Coogee Beach: para quem seguiu a minha dica de hospedagem o melhor é caminhar pela Darlinghurst Road até chegar a bifurcação da Oxford Street com Flinders Street. Caminhe pela Flinders até o próximo ponto de ônibus e pegue a linha 373 em direção a Coogee.
  • Vale a pena? Essa foi a primeira que conheci, pouquíssimos turistas e muitos brasileiros residentes. Enfim, tudo contribuía para ser uma das minhas prediletas – e foi o que aconteceu!
  • Nível de beleza real: os arredores de outras praias mais famosas podem ser mais atraentes e oferecer opções mais elaboradas de alimentação, mas Coogee Beach é tão bonita e tão bem cuidada quanto todas as outras.

Coogee Beach em Sydney

Banheiro público em Coogee Beach

O que fazer em Coogee Beach

Vou sugerir alguns programinhas bem tradicionais em Cooge Beach:

  • Começar o caminhada que liga as praias Coogee e Bondi.
  • Ficar de olho no Coogee Surf Club que promove em fevereiro vários eventos na praia, incluindo provas de Ironman e uma versão coogeeana do carnaval australiano.
  • Ficar de olho na competição anual onde as pessoas nadam ao redor do Wedding Cake, essa ilha arredondada a mais ou menos mil metros de distância da praia.
  • Curtir uma praia deliciosa onde você pode jogar vôlei com os locais, fazer um churrasco nas grelhas comunitárias ou tomar um sol no gramado em frente.

Bondi Beach em Sydney

Para cada mochileiro tentando lutar contra a ressaca às seis da manhã existe um local surfando, um meditando e um passeando com o cachorro pela orla de Bondi Beach.

Quando cheguei em Bondi eu não tinha força sequer para tirar a máquina da mochila e fazer as fotos incríveis que ela merece. Não que a trilha que sai de Coogee seja enorme e exaustiva, mas parei em cada praia pelo caminho sem o menor receio de chegar em Bondi no fim da tarde.

Bondi Beach em Sydney

Bondi Beach

  • Tamanho: pouco mais de mil metros de extensão, mais do que o dobro de Coogee Beach. O trecho de areia também é maior: varia entre 50 e 100 metros de espaço entre o mar e o calçadão.
  • Como chegar em Bondi Beach: você pode ir para Coogee e de lá fazer a caminhada que fiz, ou pode seguir minha dica de hospedagem e pegar o trem em Kings Cross na plataforma 2 para Bondi Junction e de lá pegar a linha 380 do ônibus em direção a North Bondi.
  • Vale a pena? Bondi é linda, enorme, muita gente bonita… Mas também muito turista. Gostei, é como estar em Ipanema.
  • Nível de beleza real: é de arrepiar, principalmente para quem vem caminhando de Coogee: é lindo quando a passarela faz a curva final e você vê o mar.

Também caí na pegadinha do açaí de Bondi: primeiro porque duvido que aquilo seja açaí, depois porque eles batem com (muita) melancia e, por último, porque vem com essa camada de fruta seca que é para ninguém sentir o menor gostinho do creme.

Eu deveria ter ido de suco de verde.

Bondi Beach em Sydney

Tomando o que eles chamam de açaí em Bondi

O que fazer em Bondi Beach

Você já reparou que algumas praias possuem enormes piscinas à beira-mar? Diferente do que a maioria pensa, elas não são piscinas públicas, são empreendimentos da iniciativa privada que foram construídos na década de 1920.

Só para que você saiba, esses clubes nasceram de forma espontânea e são chamados de Surf Lifesaving Clubs, mas entre locais são conhecidos como clubbies. Fundados por salva-vidas que não eram remunerados por isso, os Clubes de Praia se tornaram empreendimentos privados carinhosamente defendidos pelos locais.

Existem competições famosas como a de salvamento em botes infláveis: a brincadeira vira uma super competição entre praias que tentam realizar um salvamento hipotético em menos tempo.

Icebergs Bondi Club

Icebergs Bondi Club

Icebergs Bondi Club

O famoso Icebergs Bondi Club em Bondi Beach

O clube de Bondi chama Icebergs Bondi Club. Como a maioria dos clubes ele também tem preços bem convidativos: atualmente a entrada custa oito dólares e dá direito ao uso das piscinas, saunas e banheiros.

Geralmente todo clube oferece bar e restaurante.

Outras praias de Sydney

Depois que atualizei este post pela primeira vez resolvi adicionar links para outros textos com dicas de praias em Sydney, assim você consegue se programar melhor quando for montar o seu roteiro:

+ Coastal Walk: caminhada entre Coogee Beach e Bondi Beach | O passeio mais famoso de Sydney!

Praias de Sydney: Gordons Bay, Clovelly Beach, Bronte Beach e Tamarama Beach | Todas as praias da Coastal Walk

Praias de Sydney: Manly e Shelly Beach | As minhas preferidas!

Praias de Sydney: La Perouse e Little Bay | Dicas de praias desertas em Sydney!

Praias de Sydney: Maroubra Beach | Faz parte da continuação do Coastal Walk

+ Praias de Sydney: Watsons Bay | Linda!

Se você tem outras dúvidas sobre quais praias conhecer ou como fazer para encaixá-las no seu roteiro, deixe um comentário!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Sydney? Fiz três listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores de Darling Harbour, Bondi Beach e Kings Cross. Eu fiquei no Regents Court de Kings Cross e recomendo!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Praias de Sydney: Bondi Beach e Coogee Beach' tem 1 comentário

  1. 27 de fevereiro de 2017 @ 18:26 Erros e acertos em Sydney – história, viagens e livros

    […] bem legal sobre Manly, que no final tem links para posts sobre outras praias, incluindo um sobre Bondi Beach. Esse outro post fala sobre as praias do norte em geral, incluindo uma lindinha chamada Curl Curl. […]

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost