Praias de Sydney: Watsons Bay e Camp Cove

Atualizado em 26 de janeiro de 2021 por Thiago Khoury

Watsons Bay é a praia da Marina, minha amiga local que me mostrou tanta coisa incrível em Sydney que eu jamais teria conhecido se não estivesse de carro.

Sei que a Marina ama Coogee Beach, mas Watsons Bay é a típica praia de fim de dia, onde a gente põe os pensamentos em ordem e conjectura quando o universo vai conspirar para que possamos voltar ali de novo!

Ou então essa foi uma viagem minha, não sei.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem à Austrália:

Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Qual o melhor chip de viagem para Austrália?

Watsons Bay em Sydney

Watsons Bay é uma praia diferente de todas as outras porque ela começa em uma reserva florestal. Na verdade grande parte das praias australianas são cercadas por parques nacionais, mas Watsons Bay é protegida pelo imenso Sydney Harbour National Park, que fica estrategicamente posicionado a uma rocha de distância do mar.

É essa rocha que proporciona algumas das vistas mais incríveis para cidade e para o mar da Tasmânia:

Sydney Harbour National Park

Chegando em Watsons Bay e vendo e skyline de Sydney ao fundo…

The Gap em Sydney

… e o despenhadeiro de Watsons Bay…

O problema é que o parque tem ficado cada vez mais protegido na tentativa de conter a onda de suicídios na região.

Pois é, nem fala: infelizmente essa pedra da foto ficou conhecida como The Gap, o lugar que tem a maior incidência de suicídios da Austrália, e por isso mirantes como esses tendem a fechar no início da tarde.

Hoje está cada vez mais difícil se aproximar da beirada, que sempre foi segura do ponto de vista turístico, mas não oferecia nenhuma dificuldade para quem estava disposto a pulá-la.

Marina me disse que eles recuaram os limites de onde é legalmente possível chegar e colocaram placas motivacionais e telefones conectados a centros de apoio:

The Gap em Sydney

The Gap em Watsons Bay

Bem, de qualquer forma existem também muitos turistas maravilhados com a beleza desse lugar e ansiosos para descer até a praia.

Você provavelmente irá chegar de carro (ou transporte público) no alto da reserva florestal, pertinho do The Gap. Para descer até a praia basta ir atravessando o parque em direção ao mar, o caminho é lindo e a descida é bem tranquila.

Chegando na praia você irá passar por esse restaurante aqui embaixo, a sua direita:

Sydney-Watsons-Bay-32

Descendo em direção a praia…

Sydney-Whatsons-Bay-43

… passando pelo restaurante Doyles

Eu não conhecia e nem tinha ouvido nada a respeito, mas esse é o Doyles, um dos restaurantes mais famosos de Sydney. Fiquei péssimo por ter perdido a chance de comer ali, um restaurante que abriu em 1885 e há cinco gerações vem servindo sea food ostentação.

E olha que não é nada caro: dá para escolher qualquer coisa do cardápio e pagar com uma nota de 50.

Watsons Bay em Sydney

Prainha de Watsons Bay

Watsons Bay em Sydney

Vendo as barcos em Watsons Bay no fim do dia

Viu como Watsons Bay tem um ar de praia secreta? Sem oba oba, é como se fosse um segredo que só você conhece.

Na verdade Watsons Bay é o nome da baía completa e inclui o parque florestal, mas a praia propriamente dita tem um nome só seu, mesmo que pouca gente use: Camp Cove.

Watsons Bay em Sydney

Quem mora ali geralmente desce pro mar no fim do dia…

Watsons Bay em Sydney

Camp Cove em Sydney

Camp Cove em Watsons Bay é uma vila de pescadores e existem muitas casas com saída para areia, o que deixa tudo ainda mais local e intimista.

Quando eu estava lá, no fim da tarde, várias pessoas abriram seus portões e desceram até a areia segurando uma xícara de chá esperando o sol se pôr.

O que fazer em Watsons Bay

Existem outras praias próximas que eu infelizmente não conheci, mas a mais fácil de se chegar caminhando é Lady Bay, que parece pequena e tem um trecho de nudismo.

Para passar por Lady Bay minha dica é pegar a trilha que leva para South Head, onde você pode tirar fotos legais em um antigo farol do século 19. É tudo muito fácil, basta sair caminhando de Camp Cove e seguir as placas.

Outra coisa que sugiro que você faça é conhecer o Watsons Bay Hotel, o grande responsável pela maior parte dos eventos culturais na baía, inclusive o Shakespeare By The Bay, onde as pessoas fazem um piquenique no parque enquanto assistem encenações de peças de Shakespeare.

Todos os eventos deles aparecem aqui: a sunset party, o festival de comida e vinho e o festival de cidra.

Como eu disse ali em cima, Marina e eu estávamos de carro, mas de Manly, Darling Harbour e Circular Quay você pode ir de ferry.

O ônibus 324 que passa por Circular Quay também passa pela minha dica de apartamento em Sydney e por Bondi Junction antes de te deixar bem pertinho do Watsons Bay Hotel.

Outras praias de Sydney

Depois que atualizei este post pela primeira vez resolvi adicionar links para outros textos com dicas de praias em Sydney, assim você consegue se programar melhor quando for montar o seu roteiro:

+ Coastal Walk: caminhada entre Coogee Beach e Bondi Beach | O passeio mais famoso de Sydney!

Praias de Sydney: Bondi Beach e Coogee Beach

Praias de Sydney: Gordons Bay, Clovelly Beach, Bronte Beach e Tamarama Beach | Todas as praias da Coastal Walk

Praias de Sydney: Manly e Shelly Beach | As minhas preferidas!

Praias de Sydney: La Perouse e Little Bay | Dicas de praias desertas em Sydney!

Praias de Sydney: Maroubra Beach | Faz parte da continuação do Coastal Walk

Se você tem outras dúvidas sobre quais praias conhecer ou como fazer para encaixá-las no seu roteiro, deixe um comentário!

1 comentário em “Praias de Sydney: Watsons Bay e Camp Cove

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*