28 de junho de 2022
Para onde vamos agora?

Chicago Architecture Cruise e a arquitetura de babar de Chicago

Atualizado em 21 de novembro de 2021 por Thiago Khoury

Lembro de ter ouvido que a arquitetura de Chicago era linda, o que pareceu um comentário vazio naquele momento, porque eu já conheci cidades arquitetonicamente incríveis sem que isso definisse o lugar.

Nova York por exemplo é o que minha avó chamaria de “um desbunde”: tem miscelânea maior de estilos arquitetônicos em um mesmo lugar? Se todos nós desaparecêssemos sem que nem porque os alienígenas teriam uma enorme dificuldade em decifrar Manhattan: em que época as pessoas viveram ali? Quais foram as suas inspirações urbanas? Quem criou aquela cidade?

Só depois de conhecer Chicago percebi que nenhuma impressão sobre ela pode desconsiderar a sua arquitetura: Chicago se desenvolveu através dos desdobramentos de seu planejamento urbano, o que influenciou tudo o que sabemos sobre ela, da economia ao turismo.

E isso tudo eu aprendi no Chicago Architecture Foundation River Cruise.

Chicago-Chicago-Architecture-Cruise-02

Depois de atravessar a ponte procure pelo toldo azul e desça as escadas para chegar na bilheteria

Chicago-Chicago-Architecture-Cruise-05

Depois de pegar o meu ingresso caminhei pela margem em direção a guia que esperava os outros passageiros…

Chicago-Chicago-Architecture-Cruise-06

O barco chegou logo depois de mim!

Leia mais para saber o basicão de Chicago:

Chicago: primeiras impressões

Onde ficar em Chicago (duas dicas de hotéis testados)

Qual seguro de viagem comprar para os Estados Unidos? (com cupom de desconto!)

Dicas de onde comer em Chicago

+ Compras em Chicago

Chicago Architecture Cruise

Chicago não é famosa pela arquitetura histórica, é famosa pela originalidade arquitetônica: a maior parte da cidade teve que se reinventar depois que um incêndio de proporções bíblicas destruiu praticamente tudo em 1871.

Na época um jornalista publicou uma reportagem investigativa dizendo que um casal de imigrantes irlandeses, donos de um pequeno celeiro, foi responsável pelo início ao incêndio que deixou mais de 100 mil pessoas desabrigadas.

Pouco tempo depois o jornalista, que compartilhava do ódio histórico entre americanos e imigrantes irlandeses, assumiu ter inventado toda a história.

Enfim…

Chicago-Chicago-Architecture-Cruise-11

Infelizmente o dia não era dos mais bonitos, choveu durante a maior parte do passeio

Chicago-Chicago-Architecture-Cruise-21

Uma das primeiras coisas que aprendi, logo depois de subir a bordo, foi que Donald Trump ganhou na justiça o direito de exibir a sua marca na fachada da Trump Tower, transformando-o no único arranha-céu da cidade a ter o seu nome exposto na fachada.

Essa pegada envidraçada é obra de Louis Sullivan, um dos primeiros a perceber que o futuro era alto, por isso os prédios construídos no final do século 19 eram tão focados em chegar ao céu.

O que na época era chamado de estilo comercial hoje é estudado nos cursos de arquitetura como Escola de Chicago: estruturas de aço e enormes placas de vidro.

Chicago-Chicago-Architecture-Cruise-44

Sempre rolou uma guerra arquitetônica entre Chicago e Nova York: em muitos momentos da história uma ou outra era detentora do título de cidade com o maior arranha-céu do mundo, mas raramente o título durava mais de dois anos consecutivos sem que elas o intercalassem.

Chicago-Chicago-Architecture-Cruise-32

Chicago é uma cidade de arranha-céus que, de repente, dá passagem a um rio que passa pelo centro, bem no meio dele.

Chicago River é o rio que deixou de descer e passou subir por pura precaução: preocupados com a contaminação da água, que causava cólera e disenteria, no ano 1900 o governo conseguiu inverter o seu fluxo para que o rio desaguasse no rio Mississipi e não no lago Michigan.

Em 2016 essas obras que aparecem na foto logo acima irão se tornar parte do Chicago Riverwalk, um parque urbano que pretende destronar o Millenium como espaço público mais famoso de Chicago: serão mais praças, parques e muitas atividades dentro d’água, ao longo do rio, que irá ficar ainda mais largo.

Chicago-Chicago-Architecture-Cruise-34

Esse é o Marina City, um antigo prédio de apartamentos alugados convertido em condomínio. São dois prédios com plantas idênticas inspirados em uma enorme espiga de milho. No nível térreo funciona a maior House of Blues dos Estados Unidos.

O legal é que como mostra o exterior de ambos os prédios, dentro de seus apartamentos praticamente não existem ângulos retos – e se você estiver se perguntando, não, depois de Steve McQueen em The Hunter nenhum outro carro caiu dali.

Chicago-Chicago-Architecture-Cruise-70

Pena que a cidade estava coberta por névoa e eu tinha que proteger minha câmera da chuva. O passeio de barco da Chicago Architecture Cruise é um programa maravilhoso para quem entende inglês, caso contrário será apenas um rolé pelo rio.

O tour não é dos mais baratos, mas esse é o oficial passeio guiado arquitetônico de Chicago: confira se você está entrando em um dos barcos da Chicago First Lady, são eles que irão te mostrar que Chicago podem ser muitas, mas nenhuma delas independem de sua arquitetura.

Uhm, aliás, eu cheguei a comentar que a antiga Sears Tower foi inspirada em um maço de cigarros?

Chicago Architecture Foundation River Cruise aboard Chicago’s First Lady Cruises

90 minutos de tour, temporada entre abril e novembro

U$ 37,85

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Chicago? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores do Chicago Loop, mas eu prefiro a região de Magnificent Mile, aliás, indico o DoubleTree e o Whitehall de olhos fechados!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto e ligações gratuitas e ilimitadas para o Brasil!

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Um passeio diferente em Chicago: Lincoln Park

Next Article

Vale a pena viajar para os Estados Unidos no inverno?

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*