Celebration, a Disney que dá para morar

Celebration é uma cidade linda, mas não é um passeio turístico. Tudo ali é bem legal, mas não é de forma alguma mais um check na sua lista de passeios em Orlando.

Orlando-Celebration-10

Celebration, a cidade da Disney

Bem, na verdade Celebration nem cidade é, no censo ela aparece como “comunidade”. Não espere que eu saiba a diferença estrutural entre cidade e comunidade, o que sei e o que falo para os passageiros que levo para Orlando é que como Celebration foi concebida do nada ela é considerada uma community, e para que seja computada pelo censo de forma adequada ela é também um census-designated place, ou CDP.

Enfim, aqui eu só irei dizer cidade, mas agora você sabe que no frigir dos ovos Celebration não é cidade, é uma comunidade ou CDP.

Orlando-Celebration-03

O legal é que de qualquer forma “comunidade” cai como uma luva para Celebration: um lugar com menos de 10 mil habitantes com aquela pinta de interior onde quem não se conhece pelo menos já se viu, principalmente quem mora ali e usufrui do ensino público e da saúde privada.

Eu andei lendo que tanto o ensino infantil e médio quanto o hospital de Celebration são alguns dos melhores da costa leste americana.

Orlando-Celebration-04

Orlando-Celebration-13

As placas, as cores… Tudo é tão perfeito que dá medo! Celebration nasceu da utopia de Walt Disney que sonhava em criar a cidade perfeita: uma mistura do que ele imaginava ser possível criar em Epcot, no início da década de 1960, com o que a realidade permitia no início da década de 1990.

Celebration nasceu em 1994 tendo sido projetada por alguns dos grandes nomes do paisagismo urbano americano: uma mistura de estilos, cores e padrões ao redor de um lago que é o centro da cidade, de onde as ruas principais partem permitindo com que tudo seja feito caminhando a partir dali.

Orlando-Celebration-07

Orlando-Celebration-37

Orlando-Celebration-38

Olha o jacarezinho que apareceu a beira do lago…

Você já deve ter ouvido falar que Celebration é a cidade da Disney. Bem, ela já não é exatamente da Disney, mas ela foi sim projetada por ela e só saiu do papel na gestão do então presidente da empresa, Michael Eisner. Hoje eu já não sei o quanto ela tem de Disney no que diz respeito a gestão, mas muito dos escritórios da empresa ainda ficam ali, ao redor do lago principal.

Orlando-Celebration-24

Mesmo assim nem tudo é Disney (que é versão americana para “nem tudo são flores”): quando Celebration começou a receber seus primeiros moradores, várias matérias pipocaram na imprensa com o pessoal comparando a cidade da Disney com a cidade de esposas robôs de Stepford, onde tudo era assustadoramente perfeito!

Orlando-Celebration-34

Claudia e eu tomando um sorvetinho enquanto o jacaré se aproximava…

Orlando-Celebration-17

Se você estiver passeando por lá vale reservar um tempinho (tempinho mesmo, uma hora) para bater perna pela trinca de ruas Front, Market e Bloom: Market é a rua que termina no lago Rianhard (mas ninguém o chama pelo nome), Bloom é a rua do Bohemian Hotel e Front é a rua dos restaurantes.

Orlando-Celebration-22

Orlando-Celebration-23

O cinema aqui em cima (na ponta da Front Street) e o Bohemian Hotel aqui embaixo:

Orlando-Celebration-40

Bohemian Hotel é lindo, tem uma pegada parecida com a do Boardwalk que é um dos meus preferidos em Orlando. O bom de se hospedar ali é que você estará a 10 minutos de carro dos parques da Disney, tem estacionamento gratuito e fitness center. Os quartos são amplos e tem sala de estar. Na área comum tem piscina e esse restaurante:

Orlando-Celebration-41

Orlando-Celebration-50

Lakeside é um restaurante mais garboso, sabe como? O preço pelo menos é bem convidativo, eu já comi um hambúrguer por menos de 15 dólares. Você não precisa ser hóspede para fazer uma reserva ou tentar a sorte e conseguir uma mesa lá fora, com vista para o lago.

Orlando-Celebration-47

Orlando-Celebration-45

Um amigo me convidou para conhecer o D’Antonio que abriu junto com Celebration e tem um forno a lenha que não é muito comum de se ver por ali. O lugar é bem legal e a comida é deliciosa. Coloquei foto do calamari e do fettuccine com camarão, que na verdade era um pappardelle com camarão. Nenhum custou mais de 20 dólares:

Orlando-Celebration-51-Cafe-DAntonio

Orlando-Celebration-52-Cafe-DAntonio

Delicioso!

Então, vale dar um pulinho em Celebration para almoçar em um restaurante legal e passear pelos primeiros quarteirões das três ruas principais? Vale! Vale escolher o Bohemian Hotel como sua opção de hospedagem em Orlando? Vale! Vale aproveitar os minutos a caminho da saída para passar na frente de algumas mansões de lá e imaginar como deve ser viver ali? Vale! Vale tirar um dia inteiro para desbravar Celebration?

Não, não vale não. Eu acho que, com almoço, duas horas já está de bom tamanho.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Orlando? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores da Disney e outra na região central da International Drive, confira!

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece 5% de desconto para leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular americano com internet ilimitada – o frete é por minha conta! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Flórida pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Celebration, a Disney que dá para morar' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost