A arte de se alimentar na Espanha

Atualizado em

A Espanha tem um fuso muito particular com todas suas regras relacionadas à alimentação muito claras e bem definidas entre locais.

O café-da-manhã é a refeição que tem o tempo de duração mais curto de todos. Dormir mais do que a maioria pode fazer você encontrar os melhores quitutes já em seus finalmentes. Por isso, não deixe para comer depois das nove, mesmo que a cidade não esteja inteiramente acordada.

Na primeira refeição do dia é mais comum encontrar uma xícara de café ou leite acompanhada de um bolo, torradas com geleia de pêssego e churros. Suco de laranja também é comum. Não deixe de experimentar as famosas “torrijas”, a rabanada espanhola.

O melhor horário para almoçar é entre uma e duas da tarde, quando é servido o “menu del dia”: uma refeição com três pratos por um preço camarada. Os “platos combinados” costumam ser mais simples e baratos, mas provavelmente a diferença de preço não será grande entre eles.

Jantar é uma coisa que deve ser feita antes das onze da noite, para não correr o risco de pegar nenhuma cozinha prestes a fechar (mas aqui, em teoria, não existem promoções).

17051004-2

Vai uma deliciosa fatia de jamon? Por @recio

Comida espanhola: como é comer na Espanha

Onde experimento tapas na Espanha?

Tapas não é um tipo de comida, é uma forma de comer. Você pula de bar em bar e pede por uma pequena porção de algo para “beliscar”, mas não pense que aquilo é uma entrada: para quem decide ir de tapas saiba que será assim até o fim da noite. Tapas também não é uma “mesa de frios” onde você recebe uma combinação feita de tira-gostos: isso é considerado prato principal e recebe o nome de “tabla”.

Barcelona a parte, quase toda cidade espanhola serve algum petisco gratuitamente para quem bebe no bar. Em cidades bascas como Bilbao os “tapas” são chamados de “pintxos” e são servidos frios, como canapés.

Onde encontro um bom presunto espanhol?

O bom e velho presunto espanhol é chamado de “jamón” e pode ser encontrado em quase todo lugar, inclusive servido como “tapas”. Também vale lembrar que aqui ele é chamado de “pata negra” justamente por ser retirado das… Beleza, sem muitos detalhes aqui.

O que é chorizo espanhol?

Chorizo, ou “choricitos”, é um tipo peculiar de linguiça levemente apimentada que pode ser servida fria em pequenos pedaços sobre o pão ou cozida em vinho tinto.

Paella deve ser deliciosa, pena que não como frutos do mar!

Nem toda paella leva frutos do mar, mesmo que essa seja sua forma mais popular entre turistas. A paella é um prato de arroz que pode ou não conter peixe. A paella de Valencia é considerada a original espanhola e não contem um único camarão para contar história, mas é comum encontrá-la com carne de pato, coelho e galinha. Vale também saber que “marisco” é a paella com frutos do mar, “mixta” a que possui ambos tipos de carne e “vegetal” é a sem carne alguma.

Existem ainda dois tipos de paella bem particulares: a “negra”, cozida com tinta de lula, e a “fideus”, com macarrão no lugar do arroz tradicional.

Lembre-se que a paella é um dos maiores pratos servidos na Europa e geralmente pode ser dividido entre duas ou mais pessoas.

17051005-2

“Tomato paella”, do @pabo76, sem nenhum fruto do mar

Quais são os outros pratos típicos espanhóis?

A grande maioria dos pratos típicos espanhóis leva frutos do mar. Pescado frito é peixe frito. Camarão é outra coisa extremamente comum: você irá encontrá-lo servido de várias maneiras, como o “gambas ajillo”, cozido no azeite e com alho salpicado. A “tortilla española” é o nosso omelete, porém com adição de purê de batatas. Em algumas cidades o queijo mais popular é o “manchego”, produzido com leite de ovelha que é levemente salgado. Polvo é comumente servido no azeite e com páprica salpicada, o chamado “pulpo a la gallega” ou “pulpo a la feria”, não acredito que existam diferença entre eles. Se você adicionar batatas ou legumes ele provavelmente virá gratinado e passará a se chamar “pulpo a la plancha” ou “pulpo a la parilla”.

O importe é comer bem e depois partir para a sobremesa!

Salvar

Salvar

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Barcelona? Selecionei as melhores opções do centro de Barcelona, mas fecho sempre com o Curious Hotel que é barato, bem localizado e todo moderninho!

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é obrigatório na Europa! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet boa de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'A arte de se alimentar na Espanha' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost