13 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

Sobre o novo visto americano DS-160

Atualizado em 4 de dezembro de 2017 por Thiago Khoury

Update: 20 de março de 2017

Muita coisa mudou de lá para cá e esse post acabou ficando obsoleto, por isso leia esse que foi atualizado recentemente: Seis centros de emissão de visto americano abrem hoje.

De acordo com comunicado oficial do dia 10 de março de 2010, desde 5 de abril o Departamento de Estado Americano implementou um novo formulário para solicitação de vistos, o DS-160, que é totalmente eletrônico e substituirá os formulários DS-156, 157 e 158, além de permitir também o upload de fotos.

De acordo com o site da Embaixada, o novo formulário, preenchido e enviado pela internet, retorna um código de barras que deverá ser apresentado no dia da entrevista juntamente com os seguintes documentos:

– Passaporte atual (e o antigo, caso possua visto americano);

– Recibo original de pagamento em reais da taxa de U$ 131,00 (com nome e número do passaporte);

– Foto recente 5 x 5 ou 5 x 7 em fundo branco (sim, é necessário levar uma foto extra);

– Formulários complementares (para visto de estudo ou trabalho, como o I-20 e o DS-2019);

– Documentos de apoio (como declaração de imposto de renda, contracheques e extratos bancários impressos em terminais de autoatendimento).

O que muda com o novo formulário DS-160? Agora já não é possível rasurá-lo ou completar campos à mão. É preciso preenchê-lo até 48 horas antes do dia agendado. Depois de enviado você já não tem mais acesso a ele, apenas ao código de barra que o representa.

Para agendar uma entrevista na embaixada é necessário:

1. Pagar a taxa de R$ 38 através do site ou do telefone (21) 4004.4950.

2. Com a taxa paga, faça o agendamento da entrevista pelo site ou pelo telefone (21) 4004.4950.

3. Preencha o formulário DS-160 e imprima o comprovante com o código de barras.

4. Pague a taxa de solicitação de visto em uma agência Citibank. A taxa, referente à U$ 160, é paga em reais diretamente no caixa. Não deixe de levar o passaporte e garanta que no recibo conste seu nome e número do passaporte.

Na saída do Consulado ou Embaixada, você irá pagar uma taxa de serviço expresso para receber o passaporte no endereço desejado.

Importante:

A taxa de R$ 38 cobre famílias de até cinco pessoas agendadas de uma só vez.

A partir da data da viagem, todo passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses.

Outros documentos de apoio que comprovem seu vínculo com o Brasil (contrato de trabalho, boleto de faculdade…) também podem ser usados.

Todas essas informações se aplicam para quem possui passaporte brasileiro.

Para qualquer tipo de dúvida, visite o site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto! Para saber como escolher o seu, leia isso!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Como tirar um novo passaporte

Next Article

Dicas para passar pela imigração

You might be interested in …

4 Comentários

  1. Olá,

    Estou um grande problema e preciso de ajuda! Meu visto esta marcado para semana que vem desde quatro meses atras. Quando eu fiz o requerimento para a entrevista, coloquei no formulario DS 160 que precisava do visto B2 (turista), porem fui aceita na universidade de memphis, ja paguei o SEVIS, e tenho o formulario I -20 em maos, mas preciso alterar o tipo de visto para F-1 (estudante). Como eu devo proceder?

    No aguardo,
    Leticia Correr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*