Newseum, o museu da notícia: não deixe de pagar por ele

Atualizado em

Quem procura dicas de Washington DC já deve ter ouvido falar do National Mall, um parque nacional em formato de corredor que vai do Capitólio ao Lincoln Memorial cercado por um sem-número de museus incríveis e 100% gratuitos em Washington DC.

Washington-DC-National-Mall-21

E mesmo com essa quantidade de museus incríveis e gratuitos disponíveis lado a lado eu resolvi pagar para entrar no Newseum, o único que cobra pela entrada, logo atrás da National Gallery of Art que é incrível e gratuita.

Parece até que está sobrando no fim do mês, mas é que tem coisas que a gente não pode deixar passar:

Washington-DC-National-Mall-77

Newseum, o museu da notícia

Newseum diz ser uma “representatividade das cinco liberdades” garantidas pela Constituição dos Estados Unidos (religião, imprensa, assembleia, expressão e petição), mas na verdade ele é uma enorme, e cara, homenagem ao jornalismo e a liberdade de imprensa.

É um passeio incrível para profissionais da área, virou parada obrigatória para quem se relaciona com a imprensa de alguma forma – e eu, que dediquei quatro anos da minha vida ao jornalismo (e depois abandonei, chorei, sofri e voltei), fiquei mais de três horas ali dentro!

Washington-DC-National-Mall-31

Comecei na correria porque de acordo com meus planos meu passeio não duraria mais de 40 minutos, então a primeira parte do dia foi rápida, inclusive essa exibição com todos os ganhadores do prêmio Pulitzer de fotografia:

Washington-DC-National-Mall-29

Washington-DC-National-Mall-30

Washington-DC-National-Mall-34

Muitas dessas fotos são muito conhecidas, então o mais interessante é poder ler um pouquinho sobre os bastidores que contam o que rolou minutos antes delas terem sido tiradas – algumas fizeram com que o fotógrafo precisasse ficar escondido durante horas, outras foram tiradas sem querer, porque o equipamento ficou ligado quando não deveria.

Washington-DC-National-Mall-43

O legal é que o prédio do Newseum, que aparece lá em cima no post, não fica exatamente no National Mall, mas paralelo a ele, a meio quarteirão de distância, na altura da rua 6.

Washington-DC-National-Mall-42

Do alto do 6o andar a gente tem uma das vistas mais legais da cidade com a avenida Pennsylvania passando sob nós com aquela pinta de Paris (juro, tem pinta de Paris!). Vá passeando pelo terraço colado ao parapeito para acompanhar a linha do tempo falando mais sobre ela.

Enfim, não deixe de subir, olhar e fazer aquela selfie com o Capitólio ao fundo:

Washington-DC-National-Mall-40

Geralmente as pessoas começam o passeio do 6o andar e vão descendo, até porque uma das atrações mais famosas ficam ao redor do terraço: esses corredores trazem, todos os dias, a primeira página de alguns dos jornais mais famosos do mundo. Assim que Newseum abre, todos os dias às nove da manhã, a exibição mostra o que é notícia no mundo aquela manhã:

Washington-DC-National-Mall-48

O representante do Brasil é o O Globo, que divide as paredes do 6o andar com mais de 800 outras capas de jornais de todos os cantos do mundo. Inclusive já existe o app dessa sessão do museu, Today’s Front Page, para iPhone. É bem interessante, e gratuito!

Washington-DC-National-Mall-46

Já nem lembro em que andar exatamente fica o Journalists Memorial, uma homenagem a todos os repórteres mortos por motivos ligados ao trabalho ou enquanto trabalhavam, seja em atentados ou em riscos inerentes à profissão.

Viu como a arquitetura do Newseum é feita em diferentes níveis? Algumas coisas ficam em lugares muito específicos, mas outras tem o pé-direito ocupando um, dois ou três andares. Tem corredores flutuantes que atravessam exibições… Enfim, pegue um mapa!

Washington-DC-National-Mall-65

Bem, voltando ao Journalists Memorial: essa parede de 3×4 em homenagem aos mortos de 2013 ocupava três andares. Na parte baixa tinha alguns dos casos mais impactantes do ano, aqueles que viraram notícia ou mexeram com a opinião pública.

Washington-DC-National-Mall-66

Tem uma outra parede enorme com todos os nomes também. Um dos vários brasileiros que aparecem ali é o Francisco Gomes de Medeiros, da Rádio Caicó, que na verdade foi assassinada em 2010, no interior do Rio Grande do Norte.

Washington-DC-National-Mall-69

Já que desgraça pouca é bobagem, esse mapa gigante mostra a quantas anda a liberdade de expressão em 194 países no mundo. Ele é atualizado todos os anos com dados da Freedom House, uma entidade que analisa e mapeia a facilidade com que as notícias vem e vão:

Washington-DC-National-Mall-64

De acordo com a Freedom House, só uma em cada seis pessoas vivem em países onde a imprensa é realmente livre – o que é extremamente discutível, mas como a gente também não vai discutir isso aqui, fica o significado do amarelo cobrindo o Brasil: “parcialmente livre”, como quase todos países latino-americanos, exceto Guiana Francesa, Suriname e Uruguai, onde, de acordo com eles, todo mundo diz o que quer.

Uhm… Sei.

Washington-DC-National-Mall-24

Newseum não é um museu tradicional curado pelo que ele tem de mais antigo, mas pelo o que é mais instigante, impactante – e eu não mostrei nem a metade dele aqui: além de exibições temporárias eles tem várias salas mostrando a evolução do jornalismo com aquela pegada museu-encenação.

Newseum é lindo, mas é um museu pago em um mar de museus inteiramente gratuitos. Se você tem os 23 dólares para pagar por ele, pague, é muito difícil não se interessar se você é minimamente curioso e entende inglês.

Newseum

555 Pennsylvania Ave | Todos os dia, de 9:00 às 17:00

U$ 22,95

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Washington DC? Paguei pouco pelo Washington Court, um super hotel com vista para o Capitólio. Selecionei também algumas opções bem no centro de Washington DC.

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O buscador Seguros Promo oferece até 10% de desconto para leitores do blog, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Newseum, o museu da notícia: não deixe de pagar por ele' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost