13 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

7 dicas para conseguir um upgrade em voos internacionais

Atualizado em 28 de novembro de 2017 por Thiago Khoury

A verdade é que está cada vez mais difícil conseguir um lugar ao sol sem pagar por ele. Em tempos de crise a venda de um assento nas classes superiores pode ser o grande pulo do gato: ou uma santa oportunidade de fazê-lo gastar todas as suas milhas de uma só vez ou uma forma de conseguir o lucro de cinco passageiros em um único assento.

Lembre-se que passageiros que têm o voo cancelado, atrasado ou passam por algum outro perrengue qualquer, como mala extraviada no voo anterior, podem usar os problemas causados pela companhia a seu favor – só não se esqueça de ser educado, sempre!

Thai Airways 747-400 Royal First Class

Existe um mundo melhor, mas ele é caro! | Thai Airways 747-400

Dicas para tentar um upgrade em voos internacionais

  • Seja claro

Para todos que desejam tentar a sorte grande, a dica que não exclui nenhuma outra é chegar cedo, ser educado e pedir claramente o que deseja. Simples assim.

  • Seja um cliente fiel

O sistema é duro e impiedoso: suas chances aumentam a medida que você se torna um cliente frequente. Eles não possuem uma lista com os nomes mais presentes nos voos dessa ou daquela companhia, mas clientes frequentes fazem parte dos programas de fidelidade e acumulam pontos. A medida que você acumula pontos o programa te separa daqueles que viajam menos, e é por isso que todo programa possui categorias diferentes. Quanto mais fiel você é, mas pontos acumula; e quanto mais pontos acumula, maiores são as suas chances de ser escolhido.

  • Seja alguém interessante

Companhias aéreas não irão premiar adolescentes fazendo o seu primeiro intercâmbio ou compradores de promoções online: ao perguntar sobre a possibilidade de upgrade, use os seus títulos e o seu trabalho a seu favor, mesmo que para você pareça pouco. Seja para fazer a cobertura de um evento, palestrar para uma turma de formandos ou participar de uma cerimônia qualquer: aqui todo mundo é alguém, Amaury!

  • Seja um cliente interessante

Dentre todos os tipos de clientes, os mais interessantes são aqueles que pagam por suas passagens. E ainda mais interessantes dentro da categoria dos interessantes são aqueles que pagam o valor total de suas passagens, sem descontos ou deduções. Uma passagem com tarifa promocional ou emitida através de prêmios jamais será a primeira escolha do sistema: tudo é automático e eletrônico (o que diminui o seu poder de charme), quem paga o maior valor tem sempre uma vantagem sobre os demais.

  • Seja educado e esteja bem vestido

Infelizmente são dos bonitos que elas gostam mais: não adianta romantizar, se a escolha for arbitrária, nenhuma atendente colocará um sujeito de bermuda e regata em uma poltrona de cinco mil dólares se ela pode escolher alguém que esteja de camisa social. Ah, seja educado, sempre: sorria ao pedir o que quer que seja, agradeça a atenção e permaneça por perto, ao alcance dos olhos. Lembre-se que todo cliente tem direito a reclamar de delongas, falhas ou da qualidade dos serviços prestados (mas não aqueles que esperam ganhar algo em troca).

  • Escolha os voos certos

Você ainda espera conseguir um upgrade no voo diário entre uma capital que não seja São Paulo ou Rio em plena quinta-feira de meados de abril ou maio? Esqueça, o voo dificilmente estará com uma sobrevenda que possibilite a transferência de passageiros da Econômica para a Executiva. Suas chances estão nos voos temporários, como os que ligam cidades menores nas férias de verão. Escolha as datas mais concorridas, aquelas em que a classe econômica estará lotada de famílias e adolescentes em viagem de fim de férias.

  • Utilize os seus contatos

Se você conhece o responsável pelo embarque, pela loja da companhia aérea no aeroporto ou até mesmo alguém na equipe de solo, lembre a eles que você adoraria viajar com mais conforto. Você não precisa conhecê-los, é normal usar intermediários: todos esperam que alguém peça algo, muitas vezes os desejos só não são realizados porque não houve nenhum pedido. Vamos, faça o seu!

Já sabe onde ficar na Europa? Muita gente fica insegura antes escolher onde ficar porque gostaria de ter o máximo de informações possíveis sobre determinado lugar. Para ajudá-lo, essas são algumas das experiências que tive na Europa:

Amsterdã: Max Brown Barcelona: Hotel Curious Berlin: Adina Apartment
Bruxelas: Hotel La Grand Cloche Dublin: Paramount Hotel Edinburgh: Palace Residential
Frankfurt: Hotel Scala Lisboa: HF Fenix Garden Hotel Londres: Hotel St. Giles
Munique: Hotel Demas City Paris: Hotel Paris Rivoli Praga: Hotel Bile Kuzelky
Roma: B&B da Marlene Viena: Hotel das Tigra

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva ligações gratuitas para o Brasil e 15% de desconto!

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Chá de aeroporto: o que é stopover?

Next Article

Um pulinho no Grand Canyon

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*