Chá de aeroporto: você sabe o que é “codeshare”?

1 comentário Share:

Atualizado em 28 de novembro de 2017 por Thiago Khoury

Codeshare, ou code sharing, é um acordo entre cavalheiros: companhias aéreas diferentes vendem assentos em voos iguais. É quando, por exemplo, viajamos de British em um voo “operado” pela Iberia. Assim, uma mão lava a outra: empresas evitam que aviões levantem voo desocupados e oferecem novas possibilidades para antigos clientes, aumentando sua gama de destinos, assentos e horários.

“Code”, aqui, são aquelas duas letras iniciais que marcam o chamado número do vôo: XX123 é o vôo 123 da companhia XX. A companhia YY, através de seus acordos e alianças, vende assentos no voo XX123 como sendo YY456.

Entendeu? Por isso, mesmo sendo um cliente fiel YY, é possível voar XX sem deixar de ser YY de carteirinha.

A companhia aérea que oferece a aeronave, o trecho e a tripulação é chamada de “operating carrier”. Quem vende aquele trecho com outro nome é chamada de “marketing carrier” ou “validating carrier”.

Com isso, caso o passageiro faça alguma conexão com qualquer uma das duas ou mais companhias envolvidas, todas elas dividem responsabilidades e privilégios, como as regras de bagagem, milhagem e retenção de voo caso ocorra atraso ou cancelamento do primeiro.

E ainda é possível codeshare entre companhias aéreas e ferroviárias. A Latam é uma das que anunciou, em maio de 2010, um vantajoso acordo com a alemã DB Bahn.

Já sabe onde ficar na Europa? Muita gente fica insegura antes escolher onde ficar porque gostaria de ter o máximo de informações possíveis sobre determinado lugar. Para ajudá-lo, essas são algumas das experiências que tive na Europa:

Amsterdã: Max Brown Barcelona: Hotel Curious Berlin: Adina Apartment
Bruxelas: Hotel La Grand Cloche Dublin: Paramount Hotel Edinburgh: Palace Residential
Frankfurt: Hotel Scala Lisboa: HF Fenix Garden Hotel Londres: Hotel St. Giles
Munique: Hotel Demas City Paris: Hotel Paris Rivoli Praga: Hotel Lokal Inn
Roma: B&B da Marlene Viena: Hotel das Tigra

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é obrigatório na Europa! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet boa de verdade - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.

Previous Article

Chá de aeroporto: qual a diferença entre escala e conexão?

Next Article

Como pagar os menores preços em voos na Europa

Agora dá uma olhada nesses aqui:

1 comentário

  1. Fala, Thiago!

    Aeeeeeeeee, Rodei na área novamente! De volta ao Brasil já?
    Aguardando os textos sobre o Canadá, estou num processo de escolha aqui e os textos podem ajudar um cado nisso. Rs!

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*