Atualizado em 28 de novembro de 2017 por Thiago Khoury
Codeshare, ou code sharing, é um acordo entre cavalheiros: companhias aéreas diferentes vendem assentos em voos iguais. É quando, por exemplo, viajamos de British em um voo “operado” pela Iberia. Assim, uma mão lava a outra: empresas evitam que aviões levantem voo desocupados e oferecem novas possibilidades para antigos clientes, aumentando sua gama de destinos, assentos e horários.
“Code”, aqui, são aquelas duas letras iniciais que marcam o chamado número do vôo: XX123 é o vôo 123 da companhia XX. A companhia YY, através de seus acordos e alianças, vende assentos no voo XX123 como sendo YY456.
Entendeu? Por isso, mesmo sendo um cliente fiel YY, é possível voar XX sem deixar de ser YY de carteirinha.
A companhia aérea que oferece a aeronave, o trecho e a tripulação é chamada de “operating carrier”. Quem vende aquele trecho com outro nome é chamada de “marketing carrier” ou “validating carrier”.
Com isso, caso o passageiro faça alguma conexão com qualquer uma das duas ou mais companhias envolvidas, todas elas dividem responsabilidades e privilégios, como as regras de bagagem, milhagem e retenção de voo caso ocorra atraso ou cancelamento do primeiro.
E ainda é possível codeshare entre companhias aéreas e ferroviárias. A Latam é uma das que anunciou, em maio de 2010, um vantajoso acordo com a alemã DB Bahn.
Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva ligações gratuitas para o Brasil e 15% de desconto!
Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Fala, Thiago!
Aeeeeeeeee, Rodei na área novamente! De volta ao Brasil já?
Aguardando os textos sobre o Canadá, estou num processo de escolha aqui e os textos podem ajudar um cado nisso. Rs!
Abraços!