12 coisas surpreendentes que me fizeram amar Pipa, RN

Atualizado em

Sei que esse é um blog de viagens internacionais, mas é antes de tudo um blog sobre experiências pessoais, e Pipa foi uma das experiências mais incríveis do ano!

Preciso agradecer meus amigos que vieram comigo e o Hotel Boutique Marlin’s pelo convite, obrigado!

12 coisas que me fazem amar Pipa

  • Pipa é um destino fácil

Ninguém precisa de grandes planejamentos: basta chegar pelo novo aeroporto de Natal e pegar um transfer na saída do desembarque. São 85 km de estrada que separam o aeroporto de onde sua viagem realmente começa e termina, em Pipa, sem que você precise de carro – tudo gira nos arredores das praias mais próximas e você tem dezenas de opções de alimentação e entretenimento na rua principal. Existem pousadas para todos os bolsos e em períodos de entressafra você consegue tarifas tentadoras.

Praia-do-Madeiro-29

Caminhando pelas praias de Pipa

  • Praias caminháveis

Tomando Pipa como seu ponto de partida, ou praia Principal, também chamada de praia do Centro, basta lembrar que a praia da direita é a do Amor, as duas da esquerda são dos Golfinhos e do Madeiro, respectivamente. Saindo da praia do Madeiro e caminhando pela areia você precisa de mais ou menos 6 km de caminhada para chegar em Tibau do Sul, sendo que existem praias desertas maravilhosas entre elas, leve a sua câmera.

  • O prefeito instituiu uma playlist deliciosa e decretou que todos devem tocá-la

Bem, não deve ter sido exatamente assim, mas eu nunca tinha ido a uma cidade que tivesse uma playlist tão incrível como Pipa. É de se esperar que no litoral do nordeste prevaleçam os desejos musicais de quem pega lá no meio, joga em cima/joga embaixo, mas, juro, fomos brindados com versões acústicas e completamente desconhecidas de rock melódico dos anos 80 e uns pops bem legais da década de 90.

Praia Baia dos Golfinhos em Pipa

Praia Baia dos Golfinhos em Pipa

  • Gringos atrás do balcão

Eu já tinha notado um êxodo do jovens do sudeste em busca das praias mais bombantes do nordeste para trabalhar e descolar uns trocados entre o verão e o carnaval, mas nunca tinha visto uma cidade brasileira com tanto gringo trabalhando atrás do balcão: tinha muito espanhol de passagem e muito italiano que fincou raiz, mas a quantidade de argentino é assustadora. Como muitos deles se tornaram empreendedores imagino eu que são eles os grandes responsáveis pela playlist do Prefeito.

  • Laçadores de clientes são surpreendentemente simpáticos

Não tem coisa mais chata do que laçador de cliente trabalhando em calçada de restaurante. Existem vários desses em Pipa, a diferença é que eles são surpreendentemente simpáticos e levam a regra da livre concorrência com um gingado nordestino: as melhores dicas de restaurantes foram dadas pelos seus maiores concorrentes, geralmente gente que indicava onde comer aquilo que queríamos quando o que eles serviam eram completamente diferente.

Praia do Madeiro em Pipa

Praia do Madeiro em Pipa

  • Praias incrivelmente limpas

Geralmente as praias mais sujas são as do sudeste, mas caminhando da praia Principal em direção a praia de Tibau do Sul a gente não vê uma única garrafinha de plástico pelo caminho – e olha que entre elas são mais de 8 km de caminhada.

  • Pipa tem pessoas legais

Eu nunca fui tão bem tratado como em Pipa. Claro que quem mora ali tem uma facilidade a mais para sorrir no fim do dia, mas uma cidade que trata bem os seus turistas não vê muitas dificuldade para fidelizar clientes e atrair novos, afinal todo mundo tem boca, amigos e parentes.

Praia Principal de Pipa

Indo para a Praia do Amor

  • Tem um pôr do sol como atração turística

Perguntei para três pessoas três coisas indispensáveis para se fazer em Pipa, e a única que se repetiu em todas elas foi o pôr do sol em um restaurante flutuante em Tibau do Sul, a última das praias do que se convencionou chamar de “Pipa”. O lugar é bem diferente do que eu esperava e o pôr do sol tem um significado mágico para quem vem caminhando da praia Principal e chega ali no fim do dia.

  • Ver golfinhos sem pagar por isso

Existem passeios onde você adentra o mar de barco e tem a chance de nadar com golfinhos, mas eu e todo mundo pode fazer o mesmo, e sem pagar a mais por isso, na praia Baía dos Golfinhos, onde eles nadam bem próximos da margem como se nós, turistas embasbacados, esperássemos por isso. Tudo isso ali na praia, sem nenhum tipo de cuidado extra, ao alcance de todos.

Onde comer em Pipa

Pipa é uma viagem gastronômica

  • É uma viagem gastronômica sem que você pague muito por isso

Claro que existem opções para todos os bolsos, inclusive os mais profundos, mas na rua principal existem dezenas de restaurantes onde você encontra peixe, filé e massas por um preço bem inferior ao que estamos acostumados a encontrar em Minas, Rio e São Paulo, inferior também quando comparados aos destinos mais badalados da Bahia.

  • É uma delícia andar de quadriciclo

Eu não esperava que andar de quadriciclo fosse tão fácil e prazeroso. Você pode dividir um carro para cada dois amigos viajando juntos, mas você irá se arrepender antes do fim do dia: não tem coisa mais gostosa do que pegar o passeio da Pipa Aventura e caminhar por cima das falésias incríveis que cercam todas as praias de Pipa. Eles dizem que você terá tempo de parar e mergulhar, o que é mentira, mas isso não fará falta alguma: é deliciosa a sensação de acelerar, você irá pedir bis antes do fim da viagem.

Tibau do-Sul em Pipa

Tibau do Sul

  • Em Pipa, tudo passa

Não leve nada muito a sério ou se preocupe além da medida: o sol maravilhoso que brilha lá fora pode dar espaço para uma tempestade de verão mesmo quando os especialistas afirmam o contrário, da mesma forma que a maré que deveria subir as seis pode muito bem subir as cinco. Deixe para depois o que não pode ser resolvido agora e curta Pipa sem demora ;)

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? É essencial viajar pelo Brasil com seguro de viagem porque além de oferecer serviços médicos ele protege e indeniza em caso de perda e atraso de bagagens e voos. O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Para alugar carro no Brasil pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'12 coisas surpreendentes que me fizeram amar Pipa, RN' têm 3 comentários

  1. 12 de janeiro de 2016 @ 7:52 Luciana

    Genteee!
    Acabei de voltar de Pipa. Fiquei lá 8 dias e quero morar pra sempre!!!
    Simplesmente APAIXONADA por Pipa!

    Responder

  2. 18 de outubro de 2014 @ 16:38 Alberto

    o blog é realmente muito interessante, muitas dicas legais e inspiradoras

    Responder

  3. 7 de outubro de 2014 @ 7:59 Marcelo Lemos

    Minhas únicas palavras para Pipa é: Quero morar!

    Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost