Estou indo viajar, mas que moeda eu levo?

Update: 28 de dezembro de 2013 | Existe um update para esse post em Governo lindo aumenta IOF para saque e cartões pré-pagos de viagem

Na semana passada o Edimar Junior perguntou qual era a melhor moeda para se levar ao México:

Tô com duvida se é melhor levar um cartão pré-pago em dólar, um cartão brasileiro internacional ou o dinheiro em espécie. O medo que tenho do cartão pré-pago seria pagar as taxas extras por sacar em peso e não dólar, o que fazer?

Então meu amigo, eu vou te ajudar, olha só:

  • Eu adoro usar cartão de crédito.

E eu adoro cartões de crédito porque com eles acumulo milhas e posso usá-los para sacar dinheiro em caixas eletrônicos, assim não preciso frequentar casas de câmbio no exterior – e eu geralmente odeio casas de câmbio no exterior.

O ponto negativo é viver em um país em que o câmbio pode oscilar muito em pouco espaço de tempo.

  • Pena que usando cartão de crédito pagamos taxas muito altas…

Bem, nem sempre: usando a função crédito você será cobrado pelo IOF mais alto, de 6,38%, tanto para usá-lo como forma de pagamento como para saques em caixas eletrônicos (lembrando que para saque você paga também uma taxa fixa para cada operação).

Para pagar o menor valor de IOF, 1,1%, você precisa comprar a moeda no Brasil ou usar a função débito do seu cartão múltiplo.

Pegadinha: nem sempre escolher a função débito é a garantia de realizar o saque diretamente da sua conta corrente, muitas vezes todo dinheiro sacado no exterior sai da função crédito. Confirme essa informação com o seu banco.

De qualquer forma, sacar dinheiro em caixa eletrônico é seguro, não existem taxas secretas e você irá pagar pelo dinheiro sacado apenas na próxima fatura.

  • Eu também gosto de cartões pré-pagos de viagem

Gosto porque uso os meus como poupança em moeda estrangeira: todo mês que sobra um trocado lá vou eu fazer uma nova recarga. Geralmente quando estou prestes a viajar já tenho uma certa quantia guardada, basta trazer o cartão na carteira – e diferente do cartão de crédito posso usá-lo na função “pagamento de contas” sem nenhuma outra taxa embutida.

Se por um lado não existe oscilação no câmbio (ou seja, sem surpresas na fatura do mês seguinte), por outro não acumulo milhas. Isso é você quem deve por na balança.

  • Infelizmente não existe cartão pré-pago em peso mexicano

Usar um cartão pré-pago de uma moeda para pagar despesas em outra moeda qualquer não é o fim do mundo: se você quiser evitar o pagamento de novas taxas sempre que for realizar uma compra, basta usar o seu cartão pré-pago para sacar em caixas eletrônicos, assim você passa a usar dinheiro em espécie e paga uma única taxa por isso.

  • De qualquer forma, sempre tente levar o mínimo de dinheiro local em espécie

Todo mundo adora a comodidade que um pouco de arame no bolso pode proporcionar: é um transporte público, um lanche no aeroporto, uma gorjeta inesperada… Nem sempre a gente tem informações precisas do quão aceito são os cartões de crédito em determinado país ou cidade.

  • E levar moeda dólar ou euro para países da América Latina?

Sei que nem sempre é fácil levar moeda local em espécie, por isso vale levar o mínimo de dólar em cash porque ele geralmente é a moeda que tem aceitação global, principalmente em cidades turísticas que possuam moedas desvalorizadas. Você poderá usá-lo para trocá-lo em casas de câmbio locais ou, muitas vezes, usá-lo como dinheiro vivo por lá.

Só não se esqueça que quanto mais conversões são feitas, mais dinheiro gastamos.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Se quiser receber os últimos posts do blog e cupons de descontos exclusivos no WhatsApp é só adicionar (31) 98263.3937 aos seus contatos e mandar um "alô" para ativar o robô do blog!


'Estou indo viajar, mas que moeda eu levo?' têm 6 comentários

  1. 5 de novembro de 2013 @ 10:55 Gleiber

    Quero deixar um alerta para as pessoas que costuma usar a função crédito para saque em moeda local quando está num país estrangeiro (é a minha modalidade preferida de ter $ no exterior!).

    Recentemente, troquei o cartão de crédito do meu banco por um outro modelo. Sem ser avisado e sem entender porque, quando eu tentava sacar na função crédito ele aceitava a transação, mas retirava o dinheiro da minha conta corrente na HORA (como se estivesse sendo usado na função débito).

    No meio da viagem, tive a surpresa de ver que minha conta corrente tinha ficado negativa, pois eu achava que o valor dos saques viriam na próxima fatura do cartão de crédito como sempre havia sido!

    Fiquem de olho porque o seu banco pode mudar as políticas de funcionamento do seu cartão sem te avisar!

    Abração aí, Thiago. Belo post.

    Responder

    • 5 de novembro de 2013 @ 17:35 Thiago Khoury

      Meu amigo, realmente, cada pacote de serviços de cada banco tem as suas peculiaridades, tem que abrir o olho!

      Responder

  2. 28 de outubro de 2013 @ 6:50 Rafael Cordeiro

    Ola, adorei as dicas. Acho importante que antes das pessoas viagem, elas tenham acesso a boas informaçoes. Informaçoes de qualidade para sentirem-se mais seguras ao viajar. o blog está de parabens.

    Responder

  3. 8 de outubro de 2013 @ 21:55 Edimar Jr

    Valeu Thiago, otimas dicas! não sabia do iof de 0,38% para compra de moeda, e pelo que vi no cartão pré-pago, em moeda diferente da recarga com certeza o saque é mais viável!

    Responder

  4. 2 de outubro de 2013 @ 17:02 Adelaide Veiga

    A desvantagem que encontro no cartões pré-pagos como forma de poupança é que a cada recarga você paga mais uma taxa, e isto vai encarecendo o seu dinheiro. Como também a cada saque outra taxa, assim não dá para ver vantagens no cartão pré-pago.

    Responder

    • 2 de outubro de 2013 @ 17:10 Thiago Khoury

      Olá Adelaide, tudo bem? Não existem taxas de recarga, existem apenas taxas de saque, mas o objetivo é usá-lo para fazer pagamentos no exterior e não sacar dinheiro; ou fazer o menor número possível de saques.

      Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2019. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost