Como acompanhar a cotação do dólar

Atualizado em 11 de julho de 2018 por Thiago Khoury

Update: 30 de março de 2011

Acho engraçado ler manchetes anunciando queda de 1,2% do dólar e ver que na hora de adquirir os meus obamas tudo continua exatamente como era na semana anterior – é que quando o noticiário anuncia queda de 1,2 ele se refere ao dólar comercial, mas ainda existem outras duas formas de realizar transações em moeda americana:

O que é dólar comercial

O dólar comercial, também chamado de dólar oficial, é a cotação utilizada na importação e exportação de produtos e serviços, além de servir como parâmetro para a cobrança dos produtos que você adquire no exterior via cartão de crédito.

Ele cai ou sobe de acordo com a oferta e demanda da moeda que é potencializada pela especulação dos mercados gringos: sempre que há receio no mercado, investidores cautelosos compram grandes quantidades da moeda americana, o que aumenta sua procura e eleva a sua cotação.

Quem já teve a oportunidade de cruzar com uma nota de dois? Por @tomitheos

O que é dólar turismo

É o dólar utilizado nas transações diretamente ligadas ao turismo, como compra de pacotes, opcionais e pagamento de hospedagem. Já a emissão de passagens aéreas é feita de acordo com o dólar IATA que tende a ser semelhante ao dólar comercial.

O que é dólar paralelo

Esse é o dólar que a gente compra à surdina, daquela amiga da mãe, a doleira da família. É a moeda vendida por gente não autorizada a vendê-la, difícil de ser contabilizada e que movimenta (e muito!) o mercado – mas, se é ilegal, como que aparece no jornal? Vai saber…

Compra e venda de dólares

Se você for adquirir dólar em uma casa de câmbio você comprará por um valor baseado no dólar turismo, mas sempre haverá diferenças de valor entre instituições diferentes (é dessa forma que elas sobrevivem). Para comprar moeda estrangeira você deve ver o valor da venda, mas para vender você se baseia no valor de compra.

Como acompanhar a cotação do dólar?

Eu acredito que seja acompanhando os sites especializados ou através de um app. O Avisa Câmbio notifica sempre que o dólar, ou outras moedas, atingem o valor desejado. É super interessante para leigos como eu focados na compra de moeda gringa, mas para acompanhar gráficos e entender o assunto com mais afinco vale pegar o UOL Cotações.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.

1 comentário em “Como acompanhar a cotação do dólar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*