15 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

Voo cancelado no exterior, o que fazer?

Atualizado em 7 de fevereiro de 2019 por Thiago Khoury

Para quem viaja muito não tem o que fazer, uma hora acontece: milhares de voos são cancelados todos os dias, alguns por motivos banais como chuva ou neblina, outros por motivos de segurança. Enfim, voos são cancelados e não há nada que você possa fazer.

Quer dizer…

O que fazer quando o seu voo é cancelado no exterior

  • Não fique parado

Ninguém irá plantar a informação no seu colo se você não for à luta: jamais espere a posição final através dos auto-falantes, quem descobre o que deve ser feito junto com todos os outros passageiros perde a chance de ter uma vantagem de tempo que pode fazer maravilhas por você.

  • Pergunte para o maior número possível de funcionários o que fazer

Funcionários diferentes possuem informações diferentes: reúna dados, ligue o que foi dito aqui com o que está sendo dito ali, mas evite perguntar a mesma coisa para duas pessoas lado a lado.

  • Colete informações em portões diferentes

Se você está em Nova York partindo para Miami no voo das cinco da tarde, saiba que em algum portão próximo a você existe um voo partindo algumas horas depois: mexa-se! Pergunte se existem assentos disponíveis, peça para fazerem o que os funcionários do outro portão não fizeram por você.

  • Seja simpático, sempre

Perder a cabeça com os funcionários responsáveis pela sua realocação no próximo melhor voo é loucura. Capriche no “please”, no “if you could”, no “this would be great for me”. Depois você pode entrar com um processo contra o papa, mas ali o bom-senso vale mais: aquelas pessoas tem o poder de fazer milagres, seja querido por elas!

  • Acredite na possibilidade de conseguir o que você realmente quer

Geralmente não tem essa de “voo lotado” ou “a menor possibilidade” de absolutamente nada: dá para fazer, depende de quem te atende. Mostre que existem coisas maiores envolvidas: um remédio que pode estragar, um casamento acontecendo, um voo internacional de outra companhia no destino final… De qualquer forma, evite contar mentiras. Karma is a bitch.

  • Use outras formas de contato

No meio do caos existe um lugar onde as coisas podem fluir de forma melhor e mais dinâmica: a central de atendimento ao cliente. Enquanto você aguarda na fila, ligue do celular ou use o aplicativo da companhia aérea para tentar resolver o pepino combatendo-o por todos os lados.

O que fazer quando seu voo é cancelado por motivos meteorológicos

  • Arrume um hotel antes dos outros

Voo cancelado por motivos meteorológicos nem sempre são de responsabilidade da companhia aérea: você deve fazer o possível e o impossível para não precisar dormir ali. Quando todo o aeroporto fecha por razões climáticas, milhares de pessoas tentarão arrumar um quarto nas redondezas o quanto antes – seja mais rápido do que eles.

  • Isso não significa relaxar e esquecer da vida!

Enquanto você estiver dormindo milhares de passageiros estarão dando o sangue para serem realocados nos primeiros voos a serem liberados. Caso você tenha pressa em sair dali, só deixe o aeroporto depois de alguma previsão, confirmação ou de ganhar a amizade do funcionário de companhia aérea (definição de “amizade com funcionário de companhia aérea”: saber o nome, ter a certeza de que ele sabe o seu, saber que horas ele volta no dia seguinte e deixar o seu contato, preferencialmente telefone local).

  • Seja criativo: existem outras formas de chegar até lá

O céu está completamente parado ali, mas como será que as coisas estão nas cidades mais próximas? Se você tem um compromisso inadiável, pergunte pelo aerocaos nos aeroportos vizinhos, talvez você consiga se locomover até ele e de lá seguir viagem. Se o problema for no aeroporto de escala ou conexão e não ali, pergunte pela possibilidade de realizar a viagem através de outros hubs.

O que fazer quando você consegue ser realocado em outro voo

  • Descansar é para o fracos

Se você conseguiu a confirmação do seu voo para um horário depois do que seria legal para você, coloque o seu nome na lista de espera de outros voos: se o aerocaos for generalizado, como no caso do fechamento temporário de um aeroporto por motivos meteorológicos, várias pessoas que tiveram seus voos confirmados não irão embarcar por motivos diversos, talvez você consiga uma dessas vagas.

  • Tenha comprovações do que foi feito

Assim que você tiver um voo confirmado ou a promessa de seguir viagem até a primeira escala ou conexão e de lá ser cuidado pela equipe de solo, tenha uma confirmação em mãos. A última vez que tive um voo cancelado, há pouco mais de dois meses, a equipe da American Airlines me deu a chance de escolher passar a noite ali, em Nova York, ou Miami, de onde sairia o meu voo para o Brasil. Escolhi passar a noite o mais perto possível do meu destino final, mas fui louco de sair de Nova York sem nenhuma confirmação em mãos de que eu teria hospedagem e transporte cobertos pela companhia aérea em Miami. Felizmente uma moça da American esperava por mim no desembarque com todos os vouchers em mãos.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Dois anos de Rodei com os guias Lonely Planet

Next Article

7 dicas para descobrir se seu voo será cancelado

You might be interested in …

1 comentário

  1. Oi Thiago!!!
    Gostei muito do seu post sobre cancelamento de voo no exterior.
    Estou embarcando na minha primeira viagem solo ao exterior. E entre as pesquisas previas, me deparei com essa assunto e pensei: “oh ouh, e se acontecer isso?”
    Meu ingles é basico, e seu post clareou um pouco este horizonte.
    Porém, gostaria, se possivel, que vc me falasse, quais frases em ingles seriam uteis para um dialogo em caso de cancelamento de voo. Quais seriam as perguntas a serem feitas ao tentar negociar algum acordo com a empresa aerea e seus atendentes. Sei q posso usar o google tradutor, mas seria uma tradução bem literal, e talvez não muito “polite” para ser usada nesse tipo de dialogo.
    Se vc puder me enviar algumas frases uteis para essa situação, eu ficaria muitoooo grata.
    Abracos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*