Tudo que é preciso saber sobre segurança na Europa

4 Comentários Share:

Atualizado em 28 de novembro de 2017 por Thiago Khoury

Update: 21 de dezembro de 2016

Não posso deixar de começar dizendo que a Europa é um dos destinos mais seguros do mundo. Nada do que você vê na TV pode fazê-lo adiar a viagem dos sonhos ou deixar de conhecer as fontes romanas iluminadas no verão, e tudo que aparece aqui poderia ser substituído por um conselho muito simples: esteja sempre atento e procure não andar sozinho.

Fontana di Trevi em um dia de verão | Por @gotainerleo

Dicas de segurança na Europa

Onde é perigoso na Europa

Todo lugar escuro e deserto é potencialmente perigoso, não importa em que destino você esteja. Cada país possui suas cidades mais ou menos perigosas e cada cidade possui seus bairros mais ou menos badalados.

Conheça-os! Leia sobre eles e informe-se. Essa é a forma mais segura de seguir viagem.

Quem passa uma semana em Londres dificilmente conhecerá qualquer um deles: os lugares que aparecem nos guias são movimentados e policiados, só quem hospeda-se no quarto-e-sala do primo imigrante em Brixton potencializa as suas chances de passar por algum perrengue.

Tipos de crime mais comuns na Europa

Qualquer um pode ser roubado, qualquer um pode ser furtado, mas tudo que é muito simples ou muito complexo raramente acontece sem que percebamos facilmente onde a vítima errou.

Pequenos roubos e furtos são os crimes mais comuns. Roubo é quando o sujeito passa por você e arranca a sua bolsa, mas em grande parte da Europa é mais provável que a vítima sofra furto, para que no momento que perceba o delito o bandido já esteja longe.

15 dicas de segurança na Europa

(1) Em lugares muito cheios onde as pessoas se esbarram a probabilidade dos esbarrões serem propositais é grande: confira os bolsos sempre que alguém te der um encontrão.

(2) Cuidado sempre que houver um pequeno tumulto causado por alguém desajeitado em uma parada de metrô: é difícil continuar atento a tudo que acontece quando você sabe que deve descer naquela estação. Essa é a hora ideal para bandidos que trabalham em equipe.

(3) Cuidado com crianças ciganas que andam em bando. Não se distraia com cartazes com dizeres em inglês ou permita que lhe toquem.

(4) Atenção redobrada com mulheres ciganas carregando crianças no colo, todas cobertas, principalmente no auge do verão: em nenhum lugar do mundo pessoas desconhecidas deveriam se encostar ao pedir ou perguntar algo.

(5) Cuidado com o truque do sorvete: nunca permita que alguém limpe o que provavelmente foi derrubado de propósito.

(6) Lembre-se: os bolsos de trás nunca devem ser usados, principalmente pelos homens. Carteira e celular sempre nos dois bolsos da frente.

(7) Não existe nada mais chamativo do que pau de selfie. Carregue-o na mochila.

(8) Lugar de passaporte é trancado na mala. Tenha consigo cópias coloridas das páginas principais ou ande nas ruas com outro documento oficial, como carteira de identidade ou carteira de motorista.

Polícia Metropolitana de Londres | Por @alan215067code3models

 

(9) Nunca faça cara de turista: transmita determinação e não insegurança. Se você percebeu alguém olhando ou caminhando em sua direção, devolva o olhar em vez de baixar a cabeça. Estudos comprovam que homens tendem a corresponder o olhar enquanto mulheres geralmente desviam os olhos, um dos motivos que as tornam vítimas mais prováveis.

(10) Repare nas pessoas ao seu redor, sinta o clima do lugar e pergunte-se sempre: o ambiente é agradável? Esse lugar me faz sentir seguro?

(11) Misture-se, vista-se sem a pretensão de ser o centro das atenções.

(12) Deixe o hotel com a carteira em um bolso e algum trocado em outro. Caso você seja roubado, nada mais seguro do que ter dinheiro de resguardo.

(13) Fique atento em caixas eletrônicos: olhe para os lados e saiba quem está próximo a você no momento do saque. Caso reconheça alguém logo depois, fique atento e procure ajuda.

(14) Quando transeuntes oferecerem drogas basta não dar atenção. Diga “não” e siga o seu caminho, sem puxar assunto ou olhar para trás. Você não precisa dar papo para ninguém que te aborde nas ruas.

(15) Por último, mas não menos importante: é natural por as mãos no bolso sempre que damos de cara com um aviso alertando para a incidência de furtos naquela região. Cuidado: essa é a forma mais simples de saberem onde você guarda a sua carteira. Seja discreto se precisar checar os bolsos e nunca faça isso em frente a um sinal de alerta.

Se infelizmente você ainda assim for roubado… Procure um policial e preste queixa. Na delegacia é provável que eles consigam alguém que fale inglês ou espanhol. Relate o caso e dê a maior quantidade possível de detalhes, principalmente com relação ao lugar e a hora em que aconteceu o crime. Se você viu o bandido dê todos os detalhes que possam ajudar a polícia a reconhecê-lo, mas nunca faça justiça com as próprias mãos: lembre-se que eles vivem ali, um lugar em que você está só de passagem.

Já sabe onde ficar na Europa? Muita gente fica insegura antes escolher onde ficar porque gostaria de ter o máximo de informações possíveis sobre determinado lugar. Para ajudá-lo, essas são algumas das experiências que tive na Europa:

Amsterdã: Max Brown Barcelona: Hotel Curious Berlin: Adina Apartment
Bruxelas: Hotel La Grand Cloche Dublin: Paramount Hotel Edinburgh: Palace Residential
Frankfurt: Hotel Scala Lisboa: HF Fenix Garden Hotel Londres: Hotel St. Giles
Munique: Hotel Demas City Paris: Hotel Paris Rivoli Praga: Hotel Lokal Inn
Roma: B&B da Marlene Viena: Hotel das Tigra

  Já contratou o seguro de viagem? Seguro é obrigatório na Europa! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet boa de verdade - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.

Previous Article

É melhor viajar pela Europa de trem, carro ou avião?

Next Article

Como preencher o formulário americano de alfândega

Agora dá uma olhada nesses aqui:

4 Comentários

  1. Fomos furtados pela propria policia de roma em frenteaestaçao termini. Nos levaram mil e quinhentos euros. Nos abordaram pedindo documentos e perguntaram se tinhamos dinheiro e queriam ver. Contaram rapidamente e nos devolveram. Qdo chegamos em Srrento percebemos que só tinhamos metade do dinheiro. Foi muito chato

  2. Em 2007, quando vim a Europa pela primeira vez com meu namorado, fomos furtados no metrô de milão. E tudo por culpa nossa mesmo. Havíamos descido do ônibus e na pressa colocamos o celular no bolso da frente da mochila. Na hora de ir na máquina comprar o ticket para o metrô algumas pessoas fizeram um pequeno tumulto e foi nessa hora (acho) que levaram nosso celular. Pra variar os policiais não falavam inglês e de nada serviram. Foi bem chato esse episódio.
    Já no final de semana passado fomos a Berlim e assim que descemos na hauptbahnhof (main station) vimos 2 policiais correndo atrás de um cara! Tenso hehehehhe
    Agora um episódio que eu achei muito engraçado também em Berlim, foram essas tais ciganas que se aproximaram “do you speak english?” e eu balancei a cabeça de forma negativa aí elas: “deutsch sprechen?” hahahahhaha pela primeira vez na vida vi pedinde bilingue! Só me restou rir e sair andando…

    :*

    1. É muito chato quando esse tipo de coisa acontece, mas ruim mesmo é quando só vem isso na cabeça quando a gente tenta lembrar se gostou do lugar ou não. Tem hora que é difícil separar as coisas, uma bobagem dessa contamina todo o resto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*