Quero falar não só sobre o que fazer em caso de perda ou roubo de documentos em Buenos Aires, mas um pouquinho sobre o tópico documentos no geral.

Geralmente países que fazem fronteira formam blocos socioeconômicos que permitem livre trânsito de turistas.

Como Brasil e Argentina fazem parte do Mercosul não é necessário sequer passaporte para entrar no país hermano: nosso documento de identidade é mais do que suficiente.

Mas, atenção: ele precisa estar em bom estado de conservação e ter sido emitido nos últimos dez anos!

Posso viajar para Buenos Aires com carteira de motorista?

De acordo com o Consulado Geral do Brasil em Buenos Aires, não serão aceitos os seguintes documentos de entrada:

  • carteira de habilitação
  • certidão de nascimento (mesmo para recém-nascidos ou menores de idade)
  • carteira de associações profissionais
  • documentos emitidos por qualquer um dos três poderes

Nossa cédula de identidade civil (documento de identidade) só perde a validade se não for possível reconhecer seu portador através da fotografia ou estar em mau estado de conservação.

Esse é o Palácio Pereda, a Embaixada Brasileira em Buenos Aires (mas lembre-se: você deve ir ao Consulado!)

Você não foi o primeiro e não será o último a ser furtado ou ter os seus documentos perdidos em Buenos Aires.

De acordo com funcionários do Consulado, todos os dias cerca de 70 brasileiros prestam queixa de furto, roubo ou perda de documentos.

A primeira coisa a fazer é comparecer em uma delegacia e fazer o boletim de ocorrência – agora eu vi que existe uma delegacia bem próxima do Consulado, mas eu não sei se eles fazem o B.O. ali.

Enfim, o melhor é procurar uma “Comisaría del Turista” no Google Maps e ir pessoalmente na delegacia do turista mais próxima.

Na posse do boletim de ocorrência você deve se dirigir ao Consulado (Carlos Pellegrini 1363, no início da 9 de Julio) e fazer um documento gratuito e provisório chamado de Autorização de Retorno ao Brasil, ou ARB.

Para fazê-lo você precisa de um outro documento qualquer, com foto, que comprove que você é quem você diz ser.

Caso não haja, o testemunho de um outro amigo ou familiar com documento já é o bastante.

Se você perdeu sua carteira ou foi roubado, confira a lixeira dos banheiros mais próximos. A primeira providência de quem rouba uma carteira é se livrar dos documentos o quanto antes.

Atualmente, a Autorização de Retorno ao Brasil é um documento gratuito e válido por até 30 dias. Clique no link para ver o passo a passo de como emitir o seu em uma repartição consular.

Quer uma boa notícia?

Mesmo quem entra no Brasil com uma Autorização de Retorno pode fazer compras no Free Shop, basta apresentá-la no caixa junto com o B.O. impresso.

Por último, jamais deixe de viajar com um seguro de viagem.

Todos os seguros vendidos pela Seguros Promo oferecem assessoria em caso de perda ou roubo de documentos, um serviço que vale a pena usar!Salvar

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Buenos Aires? Eu tenho três ótimas dicas de apartamentos em Palermo: o Luxury, o Trendy e o Modern.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade – e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro em Buenos Aires pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

1 COMMENT

  1. Muitíssimo obrigado!!!!! Aconteceu isso comigo, perdi minha ID em Buenos Aires e se não fossem as valiosíssimas e corretas informações que vc passou aqui eu não teria conseguido retornar ao Brasil!!!! Te devo essa!!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*