13 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

O que mudou na Disney nos últimos 40 anos

Atualizado em 20 de novembro de 2021 por Thiago Khoury

Update: 20 de março de 2012

Mais um presentinho para quem curte os parques da Disney: essas imagens fazem parte dos arquivos de Imagineering Disney, um blog gringo super nostálgico que é fera em Disney, principalmente nessas coisas antigas, e quase esquecidas, que todo mundo adora descobrir.

+ Índice com todos os posts de Orlando para preparar a sua viagem!

O que mudou na Disney nos últimos 40 anos

Todas as fotos que publiquei foram tiradas nos parques de Orlando no início da década de 1970. Em meados de 2010 eles voltaram para tirar outras fotos, porém dos mesmos ângulos, com a mesma iluminação e respeitando a mesma distância focal.

É um projeto muito legal, principalmente quando a gente percebe que, na contramão do mundo, na Disney pouca coisa muda com o passar tempo:

Then-and-Now-02

Then-and-Now-01

Quem reconhece Town Square, vista de lado, em Magic Kingdom? Pouca gente chama pelo nome, mas é logo ali, na entrada do parque. Bem, nada mudou, só a qualidade da foto.

Para quem já desconfiava mas nunca teve acesso aos números, o crescimento do turismo em Orlando foi inversamente proporcional a altura dos arbustos no canto esquerdo da foto debaixo: 42 anos depois a Disney deixou de receber 5 mil convidados por dia e passou a receber quase 50 mil apenas em Magic Kingdom.

Then-and-Now-08

Quem lembra do bondinho que cortava Fantasyland de ponta a ponta? Na verdade ele começava em um jardim suspenso ao lado do It’s a Small World, onde hoje é a Torre da Rapunzel, mas durante anos foi só um stroller parking.

Skyway passava pelo carrossel e terminava em cima daquela pequena cachoeira ao lado da Space Mountain de Tomorrowland, do lado direito da entrada da atração, onde hoje é um banheiro.

O Skyway foi inaugurado junto com o parque, em outubro de 1971, mas fechou 28 anos depois, em novembro de 1999. Ninguém sabe o motivo real ao certo, mas acredita-se que tenha sido depois de um caso pitoresco que aconteceu no parque da Califórnia: um homem se jogou do veículo em movimento, matou uma pessoa que passava embaixo e ainda processou a empresa por falta de segurança.

Juro.

Then-and-Now-05

Essa foi tirada logo na entrada da Tomorrowland: nenhuma das atrações que aparecem na foto continua lá – todas foram substituídas, inclusive a altura do cenário, que ficou maior, mais colorido e com muito mais detalhes.

Bem, vamos mudar de land agora: sei que quase ninguém gosta dali, mas foi onde trabalhei por três meses inesquecíveis, em Liberty Square, a land da casa menos assombrada de todos os parques, Haunted Mansion.

Enquanto na primeira foto ela ainda estava sendo construída, na segunda o que ainda faltava era o Liberty Bell, uma das 50 réplicas oficiais do sino da independência americana.

Then-and-Now-09

Then-and-Now-10

E agora rumo a Epcot, no pavilhão Wonders of Life que hoje já não existe mais – bem, existe, mas não está aberto ao público, apenas para eventos privados. Quem lembra de Body Wars – a primeira grande atração do parque, ou Goofy About Health, Cranium Command…

Then-and-Now-06

Then-and-Now-07

Para terminar, fotos muito loucas do antigo River Coutry, o primeiro parque aquático temático do mundo! River Country abriu em 1976 e fechou em 2001. Misteriosamente, diga-se de passagem.

Ninguém sabe muito bem o que aconteceu: em 2001 ele fechou sem maiores explicações por “tempo indeterminado por motivos administrativos”, mas em 2005 a Disney deu um fim público a ele, dizendo que o parque não seria aberto novamente.

O engraçado é que o parque não foi demolido, apenas abandonado, e hoje ele parece cenário de filme de terror.

Quem quiser ler mais sobre o River Coutry ou ver outras fotos de lá, clique aqui.

River-Country-02

River-Country-ThenNow-6

Para essas e muitas outras fotos, acessem Imgineering Disney. Vale muito pesquisar os posts antigos, eles estão cheios de coisas legais!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Orlando? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores da Disney e outra na região central da International Drive, mas um que gosto muito é esse Holiday Inn completinho.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto e ligações gratuitas e ilimitadas para o Brasil!

  Para alugar carro na Flórida pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

Downtown Disney prestes a se tornar Disney Springs

Next Article

O que preciso saber sobre vacinas e viagens

You might be interested in …

4 Comentários

  1. Saudades eternas do Skyway! Eu não tinha entendido porque tiraram mas, olhando as fotos dá até pra entender. Ele não era tão integrado ao tema da Fantasyland, né?
    Lembro também do Horizons, uma atração meio esquisita que deu lugar ao Mission: Space. Mas, no Epcot, o único que eu acho que faz falta é aquele espaço na saída do Imagination. Agora eles tem o What If Labs, mas nem compara ao tanto que era fantástico o antigo.

    Poxa, passo sempre aqui no blog mas não tinha idéia de que você era um fellow CM!
    ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*