IPW 2018 em Denver: a maior feira do turismo dos Estados Unidos

Todo ano meus amigos me perguntam o que é essa tal de IPW. Eu falei um pouquinho sobre ela aqui, quando voltei da edição do ano passado em Washington DC, mas a verdade é que para nós, jornalistas, o IPW é como o Tinder: você demonstra interesse por pessoas com afinidades em comum e, se essas pessoas demonstram interesse por você, pronto, dá match.

Só que nesse caso o “você” somos nós, jornalistas, e as “pessoas” são os representante dos departamentos de comunicação dos destinos, atrações e fornecedores de serviços que tem “afinidades” com a linha editorial dos nossos veículos.

Obviamente o “match” é a parte que mais gosto: em vez de drinks no bar ou balada na sexta, o match no IPW é uma reunião 10 minutos onde ambos conversam sobre as melhores formas de levar ao público as informações mais relevantes sobre aquela entidade representada pelo sujeito responsável pelo “match”.

E um match bem dado repercute por anos!

Seleção de Stories que foram ao ar no @rodeiviagens – perdão pelo nariz entupido e a voz fanha!

Como funciona o IPW em cinco subtítulos escolhidos a dedo

Bom, cada um vê o IPW de uma forma: jornalistas, expositores, clientes… São nichos diferentes que possuem relações completamente diferentes com a feira: cada um tem suas prioridades e suas obrigações para fazer com o IPW funcione depois de cinco dias de feira.

E sabe o que é fazer funcionar? É fazer com que a feira gere, em um ano, 4,7 bilhões de dólares em negócios ligados ao turismo. É trazer 500 jornalistas de todas as partes do mundo para a cidade sede. É fazer com que role esse tipo de experiência em um fim de semana que começa no sábado e só termina na quarta:

Denver foi a cidade sede do IPW 2018

Que delícia de cidade é Denver! Eu não esperava que fosse gostar tanto do que vi. Essa foi minha primeira vez no Colorado e me arrependi por não ter explorado mais da região, mas depois de uma semana na cidade (sim, não poderia perder a oportunidade de chegar dois dias antes!) entendi rápido como o Colorado é muito maior do que as paisagens incríveis de inverno em Vail e Aspen.

Toda a delegação brasileira ficou hospedada no Hilton Denver City Center que fica super bem localizado a dois quarteirões da 16th Street, a rua principal do centro turístico de Denver que liga dois bairros incríveis da cidade: o descoladex LoDo e o cultural Golden Triangle, mas depois iremos falar mais sobre eles.

Media Marketplace: os matches que foram dados acontecendo em rodadas de 10 minutos!

Rodei tem um caso de match antigo com a Disney…

… e um caso de match novo com Miami!

O café da manhã dos jornalistas foi um sucesso!

Todo ano eles se esmeram para fazer um evento especial para os jornalistas convidados em pontos icônicos da cidade. Em Denver escolheram a Larimer Street, uma das mais charmosas da cidade.

Não só fecharam a rua para nos receber como convidaram alguns dos chefes locais mais famosos para levar um pouquinho daquilo que a gente encontra em seus respectivos restaurantes.

O legal é que aquelas opções incríveis de restaurantes em ascensão ou consagrados foram apresentadas de uma forma bem diferente: em barraquinhas e um uma manhã friorenta bem típica das festas que começaram agora cá no Brasil.

Mais de 30 bares e restaurantes servindo comidinhas deliciosas…

… e a gente ainda revê os amigos!

Os passeios guiados oferecidos pela cidade foram ótimos

Eu quase disse que essa é a parte que mais gosto, mas se tivesse que escolher apenas uma eu escolheria o subtítulo abaixo. Enfim, essa é uma das que mais gosto: a imprensa tem direito um passeio no domingo, logo depois do café da manhã, e participantes de forma geral tem direito a um passeio no sábado.

O passeio de domingo foi ótimo, fiz um tour guiado em três dos museus mais famosos da cidade. Já o passeio de sábado, que tinha tudo para ser lindo, foi um tiro no pé: choveu, fez frio e surgiu uma neblina tão assustadora que nem Stephen King conseguiria descrevê-la.

As festas são incríveis!

Na verdade não são “festas”, são “eventos”, falha minha. Enfim, os eventos são incríveis! Existem os eventos maiores que fazem parte do calendário oficial do IPW e existem eventos particulares que são promovidos por alguns dos expositores envolvidos na feira.

E eu adoro todos eles. Pena que o dia seguinte (ou anterior) é sempre uma pauleira e a gente não consegue aproveitar o tanto que gostaria, mas adoro fazer parte desses encontros informais onde a gente continua imerso no clima de feira e conhecendo pessoas que fazem as cidades americanas que a gente adora (ou adoraria conhecer) serem o sucesso que são.

IPW Denver

Amigos queridos durante cinco dias de feira! @ajanelalaranja @aprendizdeviajante_ @maricampos @youmustgoblog e vários outros que ficaram de fora da selfie!

Os matches são sempre muito bons!

Quando não rola o match logo de cara o IPW nos dá a oportunidade de forçar a barra: a gente pede, como quem não quer nada, um espaçozinho na agenda de cada um e, olha que ótimo, ninguém se faz de difícil, a gente consegue encontrar com todo mundo que quer e falar de negócios em um ambiente propício onde todo mundo tem o mesmo objetivo: levar informação relevante para um maior número de pessoas.

E é isso que vai acontecer por aqui. Até porque você e eu somos super match ;)

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece 5% de desconto para leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip de celular internacional com internet ilimitada - o frete é por minha conta! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'IPW 2018 em Denver: a maior feira do turismo dos Estados Unidos' não tem comentários

Seja o primeiro a comentar este post!

Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost