Chá de aeroporto: qual a diferença entre escala e conexão?

Atualizado em 3 de dezembro de 2017 por Thiago Khoury

É comum usá-las como se fossem uma coisa só, mas escala e conexão são coisas bem diferentes.

De acordo com a Infraero escala é quando a aeronave faz uma parada antes de chegar ao seu destino final sem que os passageiros desçam do avião. Isso acontece quando é necessário reabastecer a aeronave ou desembarcar e embarcar novos passageiros (escala para uns, conexão para outros).

Chicago International Airport | Por @caribb

Já a conexão funciona de outra forma: desembarca-se naquele ponto e embarca-se em outro avião para prosseguir viagem. Durante esse processo o passageiro é considerado “em trânsito”, como se ele continuasse dentro da aeronave, por isso não faz novos check-ins e não passa por novos procedimentos de segurança.

O que é importante saber sobre conexão: se o intervalo entre voos for grande é possível sair da área de trânsito e até mesmo do aeroporto – certifique-se de que você terá tempo para passar novamente pela segurança ou pela imigração novamente.

Guarde com cuidado o bilhete para a segunda viagem que provavelmente será entregue junto com o primeiro.

Lembre-se que vários países requerem um visto temporário para passageiros em trânsito. Confira se é o seu caso.

[adrotate banner=”57″]

17 comentários sobre “Chá de aeroporto: qual a diferença entre escala e conexão?

  1. Olá, então dai vai minha pergunta espero ser respondida, eu vou fazer um voo de Curitiba a fortaleza e com duas escalas uma no Rio de Janeiro outra em salvador o que faço eu preciso sair do avião ou eu fico no avião? e eu vou levando bebê de colo…. Muito obrigado desde já …

  2. Oi, queria saber o seguinte: vou fazer uma viagem com escala de Brasília a Fortaleza. A escala será feita em São Paulo. Quando eu descer do avião em São Paulo (na escala, com espera de 4hs) fico aguardando em qual local? Tenho que ir até o guichê da companhia aérea novamente para fazer um novo check in em Sampa? E se eu comprasse uma passagem com conexão, o que mudaria?Obrigado!

  3. Olá, tenho uma dúvida.

    Saindo de Floripa para Guarulhos e de Guarulhos Recife tenho uma conexão de 2 h e 10 min.

    A pergunta é: – Tenho direito a comida, telefone e etc, nesse tempo de espera no aeroporto de Guarulhos?

    Obrigada!

  4. Ola, em outubro vou fazer uma viagem de Amsterdam a Ciudad del Este Paraguay, mas tem uma conexao em Sao Paulo de 21 horas. Minha pergunta é se eu posso sair do aeroporto deguarulhos emquanto eu aguardo meu proximo voo?
    obrigada

  5. ola, em novembro vou fazer uma viagem de lisboa a sao paulo,mas tem uma conexao em roma de 23 horas.minha primeira pergunta é se eu tenho direito a um hotel , devido ao longo tempo de espera na conexao?minha outra pergunta é se eu posso sair do aeroporto de roma,pois tenho mais que seis meses em portugal e nao tenho o visto de turista renovado?
    obrigado

    rafael

  6. Olá Thiago…

    Pretendo ir de Campinas a Madri (Espanha) em um vôo que faz uma parada de 11hs no Rio. De Campinas até o Rio é pela Tam, e do Rio até Madri é pela Ibéria.

    Pergunta: durante essas 11 hs no Rio é possível sair completamente do aeroporto?

    Grande abraço e obrigado….

  7. oi tudo bem? eu gostaria de saber se numa conexao em paris com espera de doze horas e meia é possivel sair do aeroporto? o vôo sai daqui pra paris e depois de doze hrs vai pra estocolmo, valeu obrigado… abçs…

  8. Bom dia!

    Pelo que eu entendi na escala a gente tem que ficar o tempo inteiro que o avião estiver pousado dentro do avião, mesmo que seja por 8 horas?

    Não pode sair nem pra tomar um ar?!?!?!

    E se a pessoa se sente mal? Tenho labirintite e pressão baixa, me sinto mal dentro do metro, imagina dentro de um avião!!!!!!!!

    Acho que vou comprar uma passagem com menos de 2 horas de escala…

    Obrigado,

    Suzana

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

*