Chá de aeroporto: qual a diferença entre escala e conexão?

17 Comentários Share:

Atualizado em 3 de dezembro de 2017 por Thiago Khoury

É comum usá-las como se fossem uma coisa só, mas escala e conexão são coisas bem diferentes.

De acordo com a Infraero escala é quando a aeronave faz uma parada antes de chegar ao seu destino final sem que os passageiros desçam do avião. Isso acontece quando é necessário reabastecer a aeronave ou desembarcar e embarcar novos passageiros (escala para uns, conexão para outros).

Chicago International Airport | Por @caribb

Já a conexão funciona de outra forma: desembarca-se naquele ponto e embarca-se em outro avião para prosseguir viagem. Durante esse processo o passageiro é considerado “em trânsito”, como se ele continuasse dentro da aeronave, por isso não faz novos check-ins e não passa por novos procedimentos de segurança.

O que é importante saber sobre conexão: se o intervalo entre voos for grande é possível sair da área de trânsito e até mesmo do aeroporto – certifique-se de que você terá tempo para passar novamente pela segurança ou pela imigração novamente.

Guarde com cuidado o bilhete para a segunda viagem que provavelmente será entregue junto com o primeiro.

Lembre-se que vários países requerem um visto temporário para passageiros em trânsito. Confira se é o seu caso.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Leia todas as minhas dicas de hospedagem e faça a sua escolha!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se precisar, entre em contato comigo.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.

Previous Article

Chá de aeroporto: por que marcar voos com conexões maiores?

Next Article

Chá de aeroporto: você sabe o que é “codeshare”?

Agora dá uma olhada nesses aqui:

17 Comentários

  1. Olá, então dai vai minha pergunta espero ser respondida, eu vou fazer um voo de Curitiba a fortaleza e com duas escalas uma no Rio de Janeiro outra em salvador o que faço eu preciso sair do avião ou eu fico no avião? e eu vou levando bebê de colo…. Muito obrigado desde já …

  2. Oi, queria saber o seguinte: vou fazer uma viagem com escala de Brasília a Fortaleza. A escala será feita em São Paulo. Quando eu descer do avião em São Paulo (na escala, com espera de 4hs) fico aguardando em qual local? Tenho que ir até o guichê da companhia aérea novamente para fazer um novo check in em Sampa? E se eu comprasse uma passagem com conexão, o que mudaria?Obrigado!

  3. Olá, tenho uma dúvida.

    Saindo de Floripa para Guarulhos e de Guarulhos Recife tenho uma conexão de 2 h e 10 min.

    A pergunta é: – Tenho direito a comida, telefone e etc, nesse tempo de espera no aeroporto de Guarulhos?

    Obrigada!

  4. Ola, em outubro vou fazer uma viagem de Amsterdam a Ciudad del Este Paraguay, mas tem uma conexao em Sao Paulo de 21 horas. Minha pergunta é se eu posso sair do aeroporto deguarulhos emquanto eu aguardo meu proximo voo?
    obrigada

  5. ola, em novembro vou fazer uma viagem de lisboa a sao paulo,mas tem uma conexao em roma de 23 horas.minha primeira pergunta é se eu tenho direito a um hotel , devido ao longo tempo de espera na conexao?minha outra pergunta é se eu posso sair do aeroporto de roma,pois tenho mais que seis meses em portugal e nao tenho o visto de turista renovado?
    obrigado

    rafael

    1. Olá Rafael, o tempo de conexão é escolha do passageiro, não existe hotel gratuito. Você pode sair do aeroporto, o que você não pode fazer é ficar na Europa por mais de 6 meses a turismo. Não existe visto de turista.

  6. Olá Thiago…

    Pretendo ir de Campinas a Madri (Espanha) em um vôo que faz uma parada de 11hs no Rio. De Campinas até o Rio é pela Tam, e do Rio até Madri é pela Ibéria.

    Pergunta: durante essas 11 hs no Rio é possível sair completamente do aeroporto?

    Grande abraço e obrigado….

  7. oi tudo bem? eu gostaria de saber se numa conexao em paris com espera de doze horas e meia é possivel sair do aeroporto? o vôo sai daqui pra paris e depois de doze hrs vai pra estocolmo, valeu obrigado… abçs…

  8. Bom dia!

    Pelo que eu entendi na escala a gente tem que ficar o tempo inteiro que o avião estiver pousado dentro do avião, mesmo que seja por 8 horas?

    Não pode sair nem pra tomar um ar?!?!?!

    E se a pessoa se sente mal? Tenho labirintite e pressão baixa, me sinto mal dentro do metro, imagina dentro de um avião!!!!!!!!

    Acho que vou comprar uma passagem com menos de 2 horas de escala…

    Obrigado,

    Suzana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*