Coastal Walk: caminhando entre Coogee Beach e Bondi Beach

Atualizado em

Lembro que li no blog da Mirella sobre uma caminhada incrível em Sydney, um passeio que todo mundo parece gostar: caminhar pela trilha urbana que liga as praias Coogee e Bondi em um passeio a beira-mar que é de cair o queixo.

Fiquei eufórico desde os preparativos da viagem, mas não esperava por tudo isso: são dezenas de caídas de queixo compulsivas e involuntárias muito antes de chegar ao destino final.

Olha só:

Sydney-Coogee-05

Coogee bombando num sábado, nem de longe tão cheia quanto Bondi

Leia mais para saber o basicão de Sydney:

Minhas primeiras impressões sobre Sydney

Um ótimo lugar para se hospedar em Sydney

Como usar transporte público em Sydney

Roteiro a pé pelo centro de Sydney

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Coastal Walk em Sydney

Caminhada entre as praias Coogee e Bondi Beach

Coogee não é uma das praias mais famosas da cidade, mas foi uma das que mais gostei, mais do que Bondi devo dizer.

Mas vamos começar pela pronuncia, assim você se faz entender quando precisar perguntar algo a alguém: Coogee, que estranhamente significa lugar fedorento na língua nativa, pronuncia-se cu-di, mas Bondi, que injustamente é a única que tem um belo significado (barulho das ondas se chocando nas pedras), pronuncia-se bondai.

Claro que não tem fedor algum em Coogee, pelo contrário, tem cheirinho de mar:

Sydney-Coogee-09

Sydney-Coogee-10

Coogee leva muito de sua fama por estar do outro lado da caminhada que a liga a Bondi, definitivamente a praia mais famosa do país. Coogee é bem menor, frequentada por locais e ainda assim um passeio delicioso: na minha opinião todos deveriam começar por ela e fazer o caminho no fim do dia, assim chega-se a tempo de ver o pôr do sol em Bondi, que é mais famosa e badalada.

É impossível calcular o tempo de caminhada: em um ritmo moderado ela dura entre 90 e 120 minutos, mas isso sem parar em nenhuma praia pelo caminho, o que é um pecado.

Sydney-Coogee-30

Por essa foto a gente consegue ter uma ideia legal de Coogee: quase toda praia australiana começa com uma entrada “formal” entre a calçada e a areia, sendo que a de Coogee é essa meia lua enorme que aparece na primeira e terceira foto.

Eu almocei na outra calçada da orla antes de começar a caminhada, mas não são muitas as opções:

Reparou que a Coca apesar de ser de garrafa de vidro tem tampa de rosca? Pedi que trocassem a carne de hambúrguer por carne de boi, e o lanche completo saiu por 20 dólares num lugar chamado Coogee Yeeros em frente ao calçadão.

Depois fui seguindo em direção as pedras que aparecem na primeira foto, passando pelas quadras de vôlei que marcam o fim da praia e depois por baixo dessa placa que diz parque Dunningham:

Pronto, agora já não tenho mais o que dizer: não dá para explicar o caminho, mostrar um mapa ou tentar dizer quais são as praias pelas quais você irá passar, não é assim que funciona; passe o protetor no corpo, coloque os óculos no rosto e siga o fluxo.

É assim com todo mundo, não tem erro.

São mais ou menos seis quilômetros de caminho e apesar de não haver nenhuma placa não tem como se perder porque é quase impossível se desviar do seu objetivo.

Lembre-se apenas que você deve permanecer o mais próximo possível do mar. Essa trilha é movimentada e extremamente segura, tal qual todo o resto da cidade.

Vou por aqui 14 das 200 fotos que tirei pelo caminho, olha só:

Sydney-Coogee-Bondi-Beach-55

O caminho é uma mistura de arquiteturas: tem de tudo, e quando a gente menos espera, entre as folhas, surge o mar

Nem todo mundo para, aliás, a maior parte das pessoas querem chegar em Bondi, até porque tem praia que é só de pedra, como essa primeira

Sydney-Coogee-Bondi-Beach-67

E tem praia de cimento, construída pelo homem. Inclusive não só essa como muitas outras possuem pelo menos uma…

Sydney-Coogee-Bondi-Beach-70

Sydney-Coogee-Bondi-Beach-71

Piscina! Inclusive é uma piscina que marca a chegada em Bondi, e ela é linda

Tem hora que a gente passa por praia, passa por parque, passa por campo de boliche… Juro. Tem hora que a gente passa até por cemitério. Enorme por sinal, e de frente para o mar

Sydney-Coogee-Bondi-Beach-90

E essa estrada com parquímetro e vagas delimitadas?

Sydney-Coogee-Bondi-Beach-92

Outra praia, essa é a Bronte se não me engano…

… ela é razoavelmente grande e tem bastante estrutura

Sydney-Bondi-Beach-110

E quando a gente chega em Bondi aparece essa piscina icônica e enorme!

Sydney-Bondi-Beach-114

Olha isso!

Enfim, esse é o caminho entre Coogee Beach e Bondi Beach, sei que vocês irão gostar tanto quanto eu.

Para chegar em Coogee de transporte público saindo do Regents Court basta seguir pela Darlinghurst Road em direção a placa da Coca até chegar na rua Oxford, onde passam alguns dos ônibus para lá, mas o mais prático acredito que seja o 373.

Desça quando todo mundo descer, assim que você ver o mar.

Sydney-Bondi-Beach-133

O único porém de terminar o dia em Bondi é que na hora do rush os ônibus provavelmente irão encher. Para descer no mesmo lugar, também na Oxford, pegue o 380 ou o 333 na direção contrária a que você veio caminhando.

E depois me diz qual delas você mais gostou ;)

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Sydney? Fiz três listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores de Darling Harbour, Bondi Beach e Kings Cross. Eu fiquei no Regents Court de Kings Cross e recomendo!

  Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! O buscador Seguros Promo é parceiro do blog e oferece até 10% de desconto para nossos leitores, além de parcelar em até 12x no cartão. Se tiver alguma dúvida, fale comigo!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada – e através do nosso link exclusivo você leva 10% de desconto! Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez através da Rent Cars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português e dividem em até 12x no cartão ou com desconto no boleto.


Sobre

Sou mineiro de Belo Horizonte, onde nasci e moro. Sou jornalista, trabalhei com assessoria de comunicação e fui repórter de turismo. Nem toda viagem é trabalho, mas depois do blog todo trabalho virou viagem! Sou @rodeiviagens no Insta.


'Coastal Walk: caminhando entre Coogee Beach e Bondi Beach' têm 5 comentários

  1. 16 de março de 2014 @ 21:20 Tiago Tecchio

    Olá! A praia de Bronte é muito boa, tomei vários caldos lá, hahaha. E como vc citou, realmente a caminhada é um show a parte, com todas as rochas e o contorno recortado. O mais bizarro realmente é o cemitério próximo a Cooge, cara, nunca tinha visto isso. Mas com certeza valeu.
    Abraço.

    Responder

  2. 5 de março de 2014 @ 19:37 Mirella (@mikix10)

    Estou pensando seriamente em te bloquear da minha TL no intagram, facebook e afins… meu coração nnao está aguentando de saudades…
    Essa caminhada é show… fiz uma outra partindo de Bondi e indo até Watson Bay que tb foi bem legal, as trilhas são menos claras que essa, mas o visual também é lindo e bem off-beaten também. E depois tem a trilha que vai até Manly do outro lado, você fez… aí como eu amo Sydney…
    BTW… thanks pelo link :)
    bjão

    Responder

    • 16 de março de 2014 @ 20:18 Thiago Khoury

      Watson Bay é incrível, não é? Vai pintar aqui já, já ;)

      Responder

  3. 5 de março de 2014 @ 9:44 Patricia - Turomaquia

    Thiaguinho, esta piscina em Bondi é pública? O uso é gratuito?

    Responder

    • 5 de março de 2014 @ 10:10 Thiago Khoury

      Ei Pat, como Bondi é a praia que todo mundo quer, tô preparando um post sobre lá, mas já adianto a resposta para a sua pergunta: essa piscina incrível de Bondi não é pública, mas o preço é bem camarada, apenas AU$ 5,50 para adultos, AU$ 3,50 para crianças e AU$ 3,00 para quem quer ficar na área da piscina sem mergulhar. O site do clube que onde funciona a piscina é http://icebergs.com.au

      Responder


Gostaria de deixar um comentário?

Seu endereço de email não será publicado.

*

Rodei Viagens 2010 - 2018. Todos os direitos reservados. Colabore com o blog! | Orgulhosamente hosted pelo DreamHost