13 de agosto de 2022
Para onde vamos agora?

Receita esclarece dúvidas sobre compras no exterior (mais uma vez)

Atualizado em 3 de dezembro de 2017 por Thiago Khoury

Há duas semanas a Receita Federal lançou um aplicativo para Android e iOS em mais uma tentativa de esclarecer dúvidas sobre bens adquiridos por brasileiros em viagens internacionais.

Infelizmente passar pela aduana será sempre uma nova surpresa: em julho uma amiga foi taxada por estar trazendo um iPad comprado em maio do ano passado. Acredito que nem assalto a mão armada consegue ser mais irritante do que isso.

Dentre outras funções, o aplicativo traz uma entrevista interativa para identificar se é ou não necessário preencher a declaração de bens aos chegar ao país, mas pelas perguntas já é possível desconfiar que quase todos serão instruídos a declarar bens.

App Viajantes no Exterior

O que o app tem de mais esclarecedor é a entrevista com um agente da Receita que você pode assistir clicando aqui. Ela deixa bem claro que o exemplo do iPad é comum e corriqueiro: só não será taxado caso você apresente a nota de compra realizada no Brasil. Como já não existe declaração de bens antes de deixar o país, não adianta ter realizado a compra no passado: quem compra iPad no exterior e volta a viajar com ele poderá ser taxado em viagens futuras.

O agente da Polícia Federal que aparece no vídeo deixa claro também que enxoval de bebê está na mira da polícia, o que confirma o que o pessoal vem dizendo nos comentários.

E você, tem alguma experiência negativa que tenha rolado ao passar pela alfândega?

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Previous Article

7 coisas que aprendi sobre Paris

Next Article

Chá de aeroporto: o que é stopover?

You might be interested in …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*