Wynwood é incrível e um dos motivos principais que fazem de Miami um lugar tão legal, mas para entender a fama de Wynwood você precisa primeiro entender que os paredões grafitados são só uma das atrações de lá.

Wynwood é um distrito de Miami colado em outros dois distritos igualmente famosos e legais de se conhecer: Midtown Miami e Miami Design District.

A parte mais nova e vibrante dessa trinca de distritos de Miami é Wynwood, que vai muito, mas muito além do grafite.

O bairro do Wynwood Walls em Miami

Wynwood foi chamado primeiro de Little San Juan por causa da onda migratória porto-riquenha no início dos anos 50, mas entre locais ele era conhecido como “El Bairro”.

Com a chegada dos pintores, desenhistas e grafiteiros, “El Bairro” mudou tanto que virou outro.

Nos anos 2000 injetaram tanto, mas tanto dinheiro em Wynwood que ele se tornou o maior exemplo de gentrificação da costa oeste americana: saíram os porto-riquenhos e entraram estúdios de cinema, galerias de arte e construtoras com projetos milionários.

Quando fui a Wywood pela primeira vez eu não conhecia absolutamente nada ali, então joguei “Wynwood Walls” no Google Maps e segui viagem.

Só que é claro que eu não consegui estacionar na porta de Wynwood Walls, então parei um pouco antes em um lugar chamado Veza Sur.

Veza Sur é uma cervejaria linda e que tinha acabado de ser inaugurada.

Wynwood em Miami
Veza Sur pertinho do Wynwood Walls

Verza Sur: cervejaria em Wynwood

Veza Sur é uma cervejaria local, mas por trás dela está a Anheuser-Busch InBev e duas marcas que foram recentemente compradas pelo conglomerado: a americana 10 Barrel Brewing e a colombiana Bogota Beer Company.

É por isso que a Veza Sur é gigante, mas com pinta de cerveja artesanal.

Bom, para quem achou que ia começar por Wynwood Walls e de lá bater perna pelo bairro, acabei descobrindo que o gostoso ali é deixar ser surpreendido pelo acaso.

Wynwood em Miami
Incrível a decoração industrial da Veza Sur!
Verza Sul
Era início de tarde, o calor estava de matar, e tinha pouca gente passeando na rua
Verza Sul
São oito tipos de cerveja regulares

Wynwood Walls vale a pena?

Saindo da Verza Sul eu cheguei em Wynwood Walls e adorei desde o primeiro minuto.

Passear em Wynwood Walls é um programão, aliás, eu diria que é um dos melhores de Miami, principalmente se essa for a sua primeira vez na cidade.

Wynwood Walls é uma galeria de arte à céu aberto, a diferença é que as obras de arte não estão em telas, mas em muros pintados por artistas convidados, inclusive brasileiros como Kobra e Osgemeos.

Eu não tenho muitas dicas para dar, aliás, vou dar a mesma dica de sempre: prefira as primeiras horas do dia ou o fim da tarde na esperança de pegar temperaturas mais amenas e menos gente passeando por lá.

Wynwood Walls funciona todos os dias da semana de onze da manhã às sete da noite, mas às sextas e sábados eles estendem até às oito.

O ingresso custa 12 dólares e você pode comprá-lo on-line, ou compre o ingresso que inclui o tour, são só oito dólares de diferença.

Aliás, comprar o ingresso antecipado pode ser uma ótima dica, principalmente se você compra o que inclui entrada antecipada, antes de abrirem os portões.

Não tem coisa melhor do que aquele lugar sem ninguém, só você as paredes!

O que mais fazer em Wynwood

Além dos muros grafitados, Wynwood tem uma enorme variedade de restaurantes, alguns dos bares mais disputados de Miami, cervejarias locais e feiras de fim de semana, como a Smorgasburg aos sábados.

Geralmente as pessoas começam por Wynwood Walls, mas não deixe de chegar antes para desbravar o bairro: percorra Wynwood caminhando pela 2nd Avenue, principalmente entre as ruas 22nd Street e 29th Street.

É tranquilo ir caminhado de Wynwood para Midtown Miami e de Midtown Miami para Miami Design District, mas como são três regiões completamente diferentes, fazê-las em sequência significa que você só irá atravessá-las, mas não conhecê-las.

Onde comer em Wynwood: dicas de restaurantes

Muita coisa mudou em Wynwood desde a primeira vez em que cheguei ali sem saber de nada, mas mudou para melhor: o número de restaurantes deve ter dobrado, e pela quantidade de novos empreendimentos imobiliários que vem pela frente ainda vai ter muita estreia em um futuro próximo.

Quero dar quatro sugestões de onde comer em Wynwood, mas todas bem democráticas, pouco ou nada formais:

  • Kyu: comida japonesa em pequenas porções, ótima qualidade e preço mais do que razoável
  • Freehold: um restaurante que se passa por lobby de hotel, ótima dica de bar também
  • Oasis: um foodhall pequeno e lindo, meu preferido
  • Bakan: o mexicano mais charmoso de Miami, também funciona como dica de bar
O mexicano Bakan

Onde beber em Wynwood: dicas de bares e cervejarias

Eu dei a dica da Verza Sul lá em cima, uma das cervejarias mais famosas de Miami, mas a impressão que dá é que todo dia brota um bar novo onde antes era só um estacionamento.

Essas três sugestões são todas bem diferentes entre elas:

  • Gramps: super despretencioso, basicamente ar condicionado, cerveja e música
  • Rácket: mais formal, nos fins de semana vira balada
  • No. 3 Social: rooftop, também para passar a noite, mas mais barato e menos balada do que Rácket

Onde ficar em Wynwood: dicas de hotéis

Existem várias opções de onde ficar nos arredores de Wynwood, mas em Wynwood propriamente dito não tem muita coisa não: o primeiro hotel só foi inaugurado em outubro de 2022.

Isso vai mudar (e muito) nos próximos anos porque os mesmos responsáveis pela gentrificação de Wynwood estão subindo vários prédios novos ali.

Bom, não deixe de ser um dos primeiros hóspedes do Arlo que é um quatro estrelas com piscina, rooftop, restaurante e empréstimo de bicicletas, o que combina muito com Wynwood.

Como eu disse, outras opções, como o Sonder, já ficam mais em Midtown do que Wynwood propriamente dito.

Hotel Arlo em Miami
Hotel Arlo em Miami

Conclusão

Wynwood é um bairro de Miami que você não pode deixar de conhecer, mas vá com a intenção de desbravá-lo – lembre-se que a galeria de arte à céu aberto é só uma das atrações de lá.

Vá de carro principalmente no verão porque você irá precisar do ar condicionado passeando por ali, não tem uma sombra sequer!

Para estacionar o carro basta conseguir uma vaga na rua e usar o parquímetro que aceita cartão de crédito. Os lugares visitados não possuem estacionamento.

Você pode almoçar em restaurantes informais ou foodhalls como Oasis e Freehold, dois dos meus preferidos. Para passar a noite eu sugiro bares com restaurante, como Rácket e No. 3 Social.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Miami? Selecionei as melhores opções em Downtown Miami e Miami Beach. Se você é como eu e prefere praia, o Circa 39 é bem localizado, tem tarifas muito boas e um café da manhã delicioso!

  Não sabe o que fazer em Miami? Fiz uma lista com os principais museus, passeios e atrações com ingressos que você precisa comprar com antecedência, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

4 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*