Tem gente que chama de seguro de viagem, tem gente que chama de seguro médico internacional, não importa: só quem já usou sabe a importância dessa apólice dos milagres, porque se tem uma coisa que pode levar qualquer um à falência é precisar de atendimento médico no exterior sem estar protegido por um seguro.

Eu já falei sobre as particularidades de seguro viagem específicos para cada um dos destinos que aparecem aqui, mas hoje quero tirar as principais dúvidas comuns sobre todo tipo de seguro de viagem, principalmente no que diz respeito a parte médica e hospitalar.

seguro-de-viagem-01
Imagem Flickr

É importante contratar um seguro de viagem sempre, independente do destino?

Sim, é essencial contratar um seguro de viagem, independente do destino. Em alguns casos, como em viagens à Europa, viajar com um seguro de viagem não é só importante como também obrigatório.

Existem dezenas de possibilidades e preços diferentes, mas independente da sua escolha o que não pode é viajar desprotegido: viajar sem um seguro médico de viagem não é uma economia, é só o caminho mais curto entre a mancada e o arrependimento.

Tirando que esse é o menor de todos os gastos que envolvem uma viagem internacional.

Onde comprar seguro de viagem pelo menor preço?

Seguros de viagem geralmente são vendidos por corretores ou agência de viagem, porque nem sempre eles são vendidos para o cliente final (pessoa física).

Eu gosto de comprar através de um comparador de preços, como o Seguros Promo, assim comparo vários produtos de várias empresas de uma só vez, não preciso fazer a pesquisa de preços individualmente.

Eu pedi para me afiliar e eles, então todo seguro tem pelo menos 5% de desconto para quem acessa o site da Seguros Promo através de um dos nossos links, além de mais 5% de desconto para quem opta por pagamento à vista (mas ao entrar no site eles informam se existe desconto maior disponível).

Qual empresa escolher entre as disponíveis no mercado?

Quando faço uma pesquisa na Seguros Promo, confesso que fico de olho nos seguros da Assist Card, independente do destino.

Já viajei várias vezes protegido por apólices da Assista Card e já precisei acioná-los algumas vezes, principalmente em viagens a Orlando. Não tenho do que reclamar, o atendimento e os hospitais conveniados são ótimos.

Claro que existem outras seguradoras grandes e tão boas quanto, como Universal, Intermac, Affinity... Todas essas aparecem nos resultados da Seguros Promo.

Por isso a dica de usar um buscador de seguros de viagem é ótima, você compara não só preços como as diferenças entre as apólices.

Meu cartão de crédito oferece seguro viagem gratuito, posso viajar só com ele?

Com relação a seguros de viagem gratuitos oferecidos por cartões de crédito, olha, cuidado com o barato que sai caro, principalmente em tempos de Covid-19.

Escrevi sobre isso aqui: Vale a pena usar o seguro do cartão?

Se você não quiser clicar no link e ler exatamente o que penso sobre isso, posso dizer que os pontos principais envolvem não ter acesso a apólice detalhada, não ter como escolher opcionais e não poder comparar proteções entre duas ou mais opções.

Que tipo de seguro de viagem eu preciso?

É importante ficar atento aos detalhes do que eles chamam de assistência médica internacional.

Assistência cultural, legal e operacional são serviços interessantes, mas não são essenciais, até porque a gente raramente lembra de usá-los.

Por isso, lembre-se: fique atento ao valor coberto em caso de atendimento ou hospitalização, esse é o valor que nunca deve ser menor do que 30 mil euros ou o equivalente em dólares.

Outras coisas que você deve ficar atento são repatriação e regresso, mas isso a gente fala já, já.

Em que devo prestar atenção antes de escolher um seguro?

Então, o primeiro valor que você deve observar é a “assistência médico hospitalar” ou “despesa médica hospitalar”, é isso que limita o valor da apólice contratada (quando você tem um seguro de “30 mil” ou “60 mil”, é disso que estamos falando).

É tentador pegar uma apólice com menor cobertura e por isso mais barata, como as apólices de 30 ou 35 mil dólares, mas eu sugiro uma apólice mínima de 50 ou 60 mil dólares.

Lembra quando eu disse que dou preferência para uma determinada seguradora? Então, não adianta escolher uma ótima seguradora se você escolhe o produto mais barato dela.

Se você for praticar esportes de risco é necessário checar se essa cobertura está inclusa (raramente está), se não estiver você precisa de um produto que inclua essa opcional.

É preciso confirmar também se a apólice cobrirá medicamentos prescritos durante a viagem, repatriação (transporte do corpo em caso de acidente fatal), emergência odontológica, passagem aérea e acomodação para um familiar em caso de necessidade médica.

Claro que qualquer outro serviço fica a critério do passageiro e é sempre bem-vindo.

Como aciono e utilizo os serviços do meu seguro de viagem?

Depois de escolher e pagar pelo seguro escolhido, você irá receber um e-mail com o número da apólice e as formas de entrar em contato no exterior caso seja preciso.

O ideal é entrar em contato com o seguro antes de dar carteirada em um hospital qualquer, mas em caso de necessidade (como, por exemplo, quando você perde os sentidos e é atendida em um lugar que não conhece), entre em contato com o seguro assim que possível.

Lembre-se de sempre guardar todos os recibos e prescrições médicas, porque algumas coberturas funcionam através de reembolso (como no caso dos medicamentos: primeiro você compra, depois manda a nota por e-mail ou app e recebe o reembolso via transferência).

É muito importante dar o número da sua apólice para as outras pessoas que irão viajar com você e deixá-lo com familiares no Brasil.

Essa é uma medida de segurança que eu sempre tomo e uma dica que sempre dou!

Posso utilizar a assistência médica do meu seguro de viagem no Brasil?

Pela Seguros Promo você pode fazer seguros específicos para viagens no Brasil desde que o destino esteja a pelo menos 100 km de distância de onde você mora.

Esses seguros são muito legais porque nem sempre os seguros de saúde que pagamos regularmente no Brasil possuem abrangência nacional, na maior parte das vezes só local.

E outra: seguros de viagem no Brasil funcionam muito bem em caso de atraso de voo, cancelamento de voo e extravio de bagagem, além de serem realmente bem baratos (a partir de 3 reais por dia de viagem).

Quanto custa um seguro de viagem internacional?

É impossível estimar, você precisa fazer uma cotação. Entre no site da Seguros Promo e digite origem, destino e datas para você cotar o seu.

O valor do seguro muda com muita frequência em função do destino, da duração da viagem, da análise de risco (como, por exemplo, se a viagem envolve esportes radicais) e até mesmo do câmbio.

Quanto custa viajar sem seguro médico?

Assistência médica hospitalar nem sempre é barata, mesmo que você esteja viajando para um país que oferece atendimento médico gratuito.

Bem, é só você pensar no Brasil: aqui nós temos o SUS, um serviço que garante atendimento médico gratuito universal, mas, se um gringo quebra um braço ou tem uma infecção intestinal, não é melhor ter a opção de ser atendido em um hospital particular do que contar exclusivamente com os serviços de uma UPA?

Só para exemplificar, de acordo com a ISIS, um braço quebrado nos Estados Unidos pode custar até 20 mil dólares.

seguro-de-viagem-02
Imagem de Flickr

O que é o Tratado de Schengen?

Tratado de Schengen é uma convenção entre países da Europa que regulamenta o trânsito de pessoas em um determinado espaço geográfico europeu.

De acordo com ele, turistas brasileiros podem visitar a Europa por até 90 dias sem a utilização de visto, desde que preencham certos pré-requisitos, como possuírem comprovante de hospedagem e passagem de volta.

Outro critério do Tratado de Schengen e constantemente cobrado pelos agentes de imigração é a contratação de um seguro médico internacional com cobertura mínima de 30 mil euros por evento.

Esse é um dos motivos que me fazem escolher apólices mais altas: primeiro porque 30 mil euros não são só 30 mil dólares, segundo porque não quero trabalhar com o valor piso de um seguro de viagem.

Falo mais sobre Tratado de Schengen e seguro para Europa aqui: Qual o melhor seguro de viagem para Europa?

Posso usar o meu seguro de viagem em cruzeiros e viagens de navio?

Claro que pode, aliás, não só pode como deve, mas em navios todo seguro funciona na base do reembolso: quando você é atendido na enfermaria do navio, o valor da consulta é debitado da sua conta e depois, quando voltar de viagem, basta pedir o reembolso para a seguradora contratada.

Quem viaja de Royal Caribbean vale dar uma atenção maior a Assist Card nos resultados da Seguros Promo porque ela tem um acordo exclusivo com a Royal que cobre antecipadamente os primeiros 500 dólares de atendimento na enfermaria do navio.

Falo mais sobre seguro de viagem em cruzeiros marítimos aqui: Seguro de viagem para cruzeiros: qual fazer?

Existe algum seguro de viagem específico para gestantes?

Sim, aliás, isso é muito importante: gestante devem contratar seguros que indicam proteção à gestantes, caso contrário o seguro perde a validade, independente do motivo para qual foi acionado.

Cada seguradora aceita clientes gestantes até determinada semana de gravidez, mas isso varia de acordo com a empresa e o destino.

Falei especialmente sobre seguro de viagem para mulheres viajando grávidas aqui: Seguro de viagem para gestantes.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto! Para saber como escolher o seu, leia isso!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

Salvar

61 COMMENTS

  1. Boa tarde, Thiago! tenho uma viagem a Itália com rápidas conexões em Cabo Verde. No entanto tenho lido relatos de atraso no voo de volta (trecho Cabo Verde Brasil). Minha dúvida é: caso eu informe apenas o destino EUROPA, e necessitar de atendimento em Cabo Verde numa eventual conexão extendida, a seguradora poderá se recusar a me dar assistência?
    obrigado desde já.

  2. Olá Thiago, tenho uma dúvida!

    Vou fazer intercâmbio para a Irlanda e já tenho seguro saúde contratado para os primeiros 6 meses. Ao término desse contrato e com a renovação da minha estadia lá, posso contratar pelo WN?

    Obrigada.

  3. Olá, Thiago.
    Gostaria de saber se esses seguros vendidos por empresas internacionais, nas quais você citou, no momento em que fazemos o contrato, recebemos via e-mail algum documento que prove.
    Pretendo fazer intercâmbio, e a universidade exige uma apólice, então preciso saber se vou ter algum documento pra mostrar, ao contratar o serviço dessas empresas citadas.

  4. Olá, tudo bem? Sou leitora do blog Rodei, tava olhando algumas matérias sobre seguro viagem e me surgiu duvida sobre o World Nomads que você mencionou.

    Pretendo viajar à Australia transitando por 3 cidades via companhia aérea low cost (Virgin Australia). Esse tipo de companhia costuma atrasar ou cancelar voos com certa frequencia, nesse caso terei direito a algum reembolso pela World Nomads? E se por ventura, o atraso dos voos domesticos acima causar perda no voo internacional de Australia para Brasil?

    Outra dúvida: irei a turismo em maio/2016, moro no Brasil e tirei o visto ETA pelo passaporte japones (tenho dupla nacionalidade). Já o passaporte brasileiro vence em 22/ago/2016, sendo assim, existe a proibição de viajar para Australia faltando 3 ou 6 meses para acabar a validade dele?

    A maioria das agencias de turismo não têm essa info correta, então agradeço demais se puder me dar uma resposta detalhada, por favor.

    bjs obrigada desde já e parabens pelo site! :)

  5. Thiago, tudo bem?

    Estou com dúvida relacionada ao seguro viagem, vou passar 50 dias na Austrália apenas como turista, o seguro que é vendido com a passagem é suficiente? Eu teria que contratar outro seguro para entrar no país?
    Por exemplo, já comprei a passagem mas sem o seguro, terei problemas na hora de entrar no país?

    Abs!

  6. Olá, Thiago!

    Até o final do ano pretendo já estar morando em Lisboa. Devo fazer seguro também, ou existe algum plano de saúde que devo contratar por lá? Obrigada.

  7. Oi Thiago, sempre viajo com seguro por recomendação do meu agente de viagem. Nunca usei, entretanto, na minha última viagem a Paris, caminhei tanto que luxei meu pé ficou inchadíssimo. Meu hotel recomendou uma farmácia próxima. Conversei com farmaceútico responsavel (é obrigatorio a presença do mesmo em todas as farmácias). Peguntei a possibilidade de usar o seguro e ai achei interessante: fui aconselhada a não utilizar tal
    socorro porque senão seria INTERNADA.

    • Oi Ynessa, a gente tem que tomar cuidado com todas as particularidades que envolvem cada situação. Nenhum hospital gosta de “segurar paciente”, muito pelo contrário, eles querem liberar o leito para um próximo, mas existem situações em lugares específicos que possuem uma cultura particular para determinadas situações.

    • Oi Davidson, infelizmente não, é um serviço australiano com a base toda na Suíça – mas eles entraram em contato comigo e disseram que já tem um representante no Brasil que está cuidado de tudo e mudanças nesse sentido virão em breve!

  8. Thiago blz?
    Belo blog e belo texto! Precismaos de mais pessoas que compartilhem seu conhecimento, parabéns!

    Tenho uma dúvida sobre seguro-viagem. Supondo que uma pessoa faça um contrato de uma semana do dia 1 ao dia 7 por exemplo. Se no dia 7 ela for internada, do dia 8 em diante ela quem arca os custos, ou a seguradora?

    Obrigado! Até mais!

  9. Tenho pesquisado na net sobre seguro de viagem e encontrei poucos relatos de pessoas que tenham usado a WN .vc sabe onde encotro essas referencias?
    .

  10. Olá Thiago,

    pelo que eu vi, é necessário que o seu seguro emita o certificado Schengen para que você possa entrar na europa. Eu sei que a World Nomads extrapola o que é exigido no tratado, mas eles não fornecem tal certificado. Pergunta: você já entrou na Europa usando o seguro da World Nomads e teve problema?

    Abraços

    • Oi Filipe, tudo bem? O Worldn Nomads é aceito em todos os países da Europa e é amplamente conhecido em todo o hemisfério norte, principalmente pelos agentes de fronteira. Você não precisa viajar com uma “carta” que ateste a usabilidade do seguro Schengen, principalmente quando se trata de um seguro facilmente reconhecido. Sim, só viajo com World Nomads.

      • Olá Thiago, obrigado pela resposta. Na dúvida, eu acabei entrando em contanto direto com o pessoal do World Nomads e eles foram muito prestativos e providenciaram, juntamente com a ihi Bupa, uma carta atestando que o seguro atendia todos os requerimentos do tratado Schengen. Mas como você mesmo escreveu, isso não foi necessário.

  11. Na minha primeira viagem internacional com meus pais o seguro viagem foi importantíssimo. Minha mãe passou muito mal no último dia em Paris e ficou 6 dias internada (seriam os dias que visitaríamos Praga). O plano cobriu todas as despesas e foi super prestativo comigo. No dia em que minha mãe recebeu alta descobrimos que a internação teria custado 9 mil euros. Já imaginou se não tivéssemos o seguro? Desde então o seguro é uma das primeiras coisas que faço quando planejo nossas viagens.

    Ah, estou amando as dicas sobre a Irlanda.

    Beijos.

  12. Thiagão!

    Ok, está feito conforme você orientou, assim realmente não terá erro.
    Não preciso esperar chegar nenhuma apólice fisica, certo? O que devo imprimir para carregar comigo durante a viagem?

    Valeu!

  13. Cara,

    Eu saio do Brasil dia 7/6, chego em Frankfurt dia dia 8/6. Volto dia 9/7, chego no Brasil dia 10/7.
    Ou seja, dentro da Europa vou estar por 32 dias.
    Dentro do site só há opções redondas para selecionar, no caso 4 semanas. Pela tua experiencia, há algum problema se eu fizer com inicio dia 8/6 e termino dia 5/7? Ou existe alguma maneira de incluir esses dias extras?

    Valeu pela dicas Thiagão!

    • Oi Rodrigo, bem, vamos lá: a World Nomads sugere que você dê início ao seu plano sempre no dia do embarque, e não no dia que você chega de viagem no destino. Esse procedimento é muito importante para comprovações legais, principalmente em casos mais sérios como expatriação (“… the start date is the day you leave on your trip”). Com relação as opções redondas, ou você adquire uma apólice com tempo maior (e “perde” alguns dias), ou você compra extensões ao longo da viagem (existem extensões de dois, três e cinco dias, e você pode comprar quantas quiser). Eu acho mais prático “perder” alguns dias, até porque a diferença de preço da WN geralmente compensa no final das contas.

  14. Thiagão!

    Fiz a cotação e a World Nomads oferece duas opções de preços.
    Posso ir na mais barata? Se enquadra com os padrões Europeus?
    Não vou praticar nenhum esporte, quero apenas algum seguro barato que cúbra as exigencias.
    Valeu!

    Obrigado!

  15. Olá Thiago, você também saberia me dizer se a World Nomads, em caso de acidente, paga pelo atendimento médico ou é na base do reembolso? Não consegui achar essa informação no contrato. Obrigado pela ajuda!

    • Olá Leandro, funciona como quase todo seguro de viagem: se você tiver tempo e condições de entrar em contato com eles antes de ser atendido você não precisa gastar nada. Se for uma urgência (ou você estiver inconsciente), a ambulância provavelmente irá te levar para um hospital público ou então para um hospital privado onde você terá que pagar e depois pedir o ressarcimento.

  16. World Nomads não é uma empresa dinamarquesa. World Nomads é australiana, mas oferece seguros da empresa IHI Bupa, que originalmente era uma empresa dinamarquesa (IHI danmark), mas que hoje é inglesa (Bupa).

    • Oi Jonas, você está certíssimo, pensei que eu já tinha mudado essa informação. World Nomads é uma empresa australiana que distribui os seguros da dinamarquesa Bupa pelo mundo. Eu só não sei exatamente sobre ela ter sido comprada pelos ingleses, parece mais que ela tem se expandido pelo Reino Unido – dei uma lida no site internacional do grupo Bupa (http://www.bupa.com/business-and-investors/our-history-timeline/) e vi que eles estão comprando dezenas das “maiores empresas” de seguro de saúde pelo mundo, inclusive hospitais, asilos e seguradoras inglesas.

  17. ola, bem bacana seu artigo !!Gostaria de saber se eu posso citar o seu blog e adicionar o link para a pagina aqui? Pessoal pergunta bastante sobre isso e achei que voce descreveu bem o assunto !!!

  18. Boa tarde!
    Encontrei essa matéria e achei excelente.
    Estou viajando para o Canadá por 6 meses e estou à procura de um seguro. Achei muito interessante este da World Nomads porém me foi oferecido por uma agência, um da guard.me por um preço mais baixo.
    Gostaria de saber se vocês conhecem este seguro, se é confiável, etc. e o que vocês sugerem que eu analise na hora de fechar com o seguro?
    Muito Obrigado pela força e parabéns pelo site!

  19. Olá, gostei muito da matéria. Não pude deixar de observar que você utiliza a World Nomads.
    Eu vou fazer um intercâmbio, cotei por eles, e sai bem mais barato, porém me preocupo com ter que desembolsar US$100,00 para poder utilizar o benefício.
    Você saberia me informar se esse valor é reembolsado?
    Obrigada :D

    • Oi Marina, esse valor de 100 dólares é o que a gente chama de franquia aqui no Brasil, ou seja, você paga esse valor sempre que for utilizar o seguro. Teoricamente ele seria cobrado, mas venho conversando com vários amigos e com outros blogueiros de viagem que utilizaram o World Nomads nos últimos meses e nenhum pagou por isso.

  20. Texto excelente. Simples, prático e objetivo, do jeito que eu gosto rs. Procurei muito sobre o tema na web mas o seu texto foi o melhor que encontrei! Parabéns e obrigada

  21. A média é de 150 dólares por mês.

    Orcei o ISIS do STB e o World Nomads indicado pelo Rodei. O World Nomads é mais barato e tem a opção worldwide sem EUA, que é mais barata ainda.

  22. Eu vou fazer um ano de intercambio nos EUA, mais vou precisar fazer exame de 2 em 2 meses, por 6 meses, para medir os hormonios da tireóide. Consulta com médico para o pedido do exame de sangue, e o próprio exame de sangue estão inclusos em algum seguro? No World Nomads está?

      • Olá Thiago, vou para Austrália e minha noiva está na mesma situação que a Francielle, gostaria de saber o que você recomenda e quais os procedimentos devemos fazer? Ou onde podemos nos informar mais sobre o assunto?

        Obrigado!

  23. Obrigado pelo esclarecimento. Mesmo assim não fiquei a saber os valores desses seguros em média. Não sei se ficam a 50€, se a 500€… por dia ou por semana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*