Comprar um Eurail Pass nem sempre é a forma mais barata de conhecer a Europa, mas é a menos complicada e mais prática.

Com relação a viagem propriamente dita, vale dizer que quem viaja de trem conhece gente nova, vê paisagens bonitas pela janela e ainda é uma ótima oportunidade de economizar em hospedagem quando se faz o trajeto noturno.

Com vocês, as perguntas que você está se fazendo ou ainda irá se fazer sobre o Eurail Pass!

O que você precisa saber sobre o Europass

Eurail Pass é um passe para visitantes que residem fora da União Europeia e desejam viajar pela Europa com uma certa flexibilidade de datas e destinos.

Os preços são relativamente acessíveis e existem diferentes modalidades de passe.

O que é o Eurail Pass?

Um passe simplificado que engloba vários países europeus por diferentes períodos de tempo. Vale como um único passaporte para viajar de forma limitada por cidades, países e rotas.

Eurail é uma empresa de transportes?

Não, Eurail é um passe simplificado. Exemplo: a francesa Thalys é uma das companhias ferroviárias que aceitam o Eurail Pass, o passe que é um dos produtos vendidos pela Eurail Group.

O que é o Interrail Pass?

É o Eurail Pass para moradores da União Europeia. Eles costumam ser relativamente mais baratos, não funcionam no país de residência do passageiro e oferecem uma gama maior de possibilidades de uso.

A passagem vai sendo marcada a medida que você viaja | Por @jgp

Quais os tipos de Eurail Pass disponíveis?

Todo Eurail Pass se enquadra em uma dessas três possibilidades abaixo.

Eurail Global Pass: para quem quer bater perna por toda Europa sem se preocupar com limites, ou seja, para quem passa mais tempo viajando do que aproveitando o destino. É válido para quase 30 países participantes e permite viagens ilimitadas dentro deles e entre eles por períodos que variam entre cinco e noventa dias consecutivos.

Eurail Select Pass: é o que atende a maior parte das pessoas. É para quem planeja uma euro trip, para quem vai fazer um novo trajeto de trem depois de ter aproveitando alguns dias em cada país. Esse passe é válido para dois, três ou quatro países vizinhos em dias selecionados em um período de dois meses (ou seja, cinco, seis, oito ou dez dias de viagem em dois meses, sendo que você pode entrar quantas vezes quiser dentro de um novo trem em cada dia de viagem).

One Country Pass: você escolhe um país disponível e viaja um número determinado de vezes em um período de dois meses. O número de dias disponíveis varia de acordo com o país escolhido – e alguns disponibilizam viagens ilimitadas.

O que significam viagens de cinco, seis, oito ou dez dias?

Suponhamos que você compre um Eurail Select Pass com duração de cinco dias em dois meses. Caso a primeira viagem seja feita no dia 5 de Março, você poderá realizar diversas outras viagens em outros quatro dias de sua escolha até 4 de Maio.

Como escolher os países certos?

Para usar o Eurail Pass basta lembrar que os países devem ser vizinhos: para sair da Holanda e chegar na República Checa sem descer na Alemanha você ainda assim precisa de um passe para três países – é assim porque não existe Eurail Pass com intervalo geográfico: caso você decida fazer um trecho de avião você perderá o restante do passe porque é impossível deixar de passar por um país vizinho.

Qual o próximo passo depois que já comprei o passe?

Quando você decide viajar em um trem de alta velocidade, como o Thalys, é necessário procurar o balcão de atendimento da companhia na estação e pagar uma taxa de reserva de assento que, geralmente, pode custar até 30 euros. Existem companhias que não cobram reserva, mas os seus trens não são rápidos e geralmente são mais cheios e desconfortáveis.

Esses serão seus novos companheiros de viagem | Por @bmblack34

Quais são as vantagens de uma viagem noturna?

Fazer viagens longas durante a noite faz você economizar em hospedagem e aproveitar ainda mais seu último dia de viagem no país que você está deixando.

Se seu trajeto começar após as 19 horas só será necessário marcar um dia em seu bilhete, o dia do desembarque. Paga-se por dois dias de viagem apenas se for necessário trocar de trem antes da meia-noite – mas trocar de trem antes da meia-noite não configura uma “viagem noturna”.

O Reino Unido faz parte dos países contemplados pelo Eurial Pass?

Infelizmente o único país membro é a Irlanda. Para todos os outros, passageiros Eurail Pass possuem descontos em travessias de barco ou Eurostar.

O que é Benelux?

Os países Bélgica, Luxemburgo e Holanda formam parte do bloco conhecido como Benelux e valem como um único país. Existem outros países combinados, como Croácia e Eslovênia, ou Sérvia e Montenegro.

Posso comprar meu Eurail Pass assim que eu chegar à Europa?

Sim, mas nem todos estarão disponíveis e podem custar mais. Vale comprá-los com antecedência pela internet.

Depois de adquirir um Eurail Pass não existe melhor negócio, certo?

Para toda regra há uma exceção. Suponhamos que você tenha seu passe de cinco dias em um determinado número de países. Chegando em Roma você decide sair do roteiro e conhecer Florença em um batidão de um dia. Eu o aconselho a dividir o valor total do passe por cinco dias e descobrir quanto você está pagando por dia de viagem, assim você pode comparar com o valor das passagens para Florença e descobre o que é mais barato, uma nova passagem ou usar parte do seu passe.

E os horários de trens, países, rotas…?

Você receberá todas as informações com o seu passe ou pode pesquisá-las no site.

Existem classes diferentes nos trens, como nos aviões?

Em alguns trens elas são realmente diferentes, mas nem sempre. De qualquer forma maiores de 26 anos (inclusive) não podem optar pela segunda classe.

Alguma outra coisa que preciso saber?

Não se esqueça de marcar o trajeto na passagem assim que você estiver prestes a entrar no trem. Se o agente ferroviário passar e sua passagem estiver em branco você provavelmente será multado.

Mas como devo marcar a passagem, me ajuda!

Não esquenta, com as passagens você recebe um passo a passo ilustrado que não deixa nenhuma dúvida.

Já sabe onde ficar na Europa? Muita gente fica insegura antes escolher onde ficar porque gostaria de ter o máximo de informações possíveis sobre determinado lugar. Para ajudá-lo, essas são algumas das experiências que tive na Europa:

Amsterdã: Max Brown Barcelona: Hotel Curious Berlin: Adina Apartment
Bruxelas: Hotel La Grand Cloche Dublin: Paramount Hotel Edinburgh: Palace Residential
Frankfurt: Hotel Scala Lisboa: HF Fenix Garden Hotel Londres: Hotel St. Giles
Munique: Hotel Demas City Paris: Hotel Paris Rivoli Praga: Hotel Bile Kuzelky
Roma: B&B da Marlene Viena: Hotel das Tigra

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

61 COMMENTS

  1. Oi Thiago, me ajuda nessa situação, se eu comprar o passe de 7 dias e estiver em Paris e quero ir para Lisboa, serão muitas horas, mas enfim, vou até a Espanha e de lá a Portugal vou marcar um dia ou dois dias?

  2. Boa noite, pretendo sair de Amsterdã e ir de trem para Bruxelas ou Colonia ou Frankfurt, conhecer bairros vizinhos e depois voltar para Bruxelas pois nosso voo sai de la! Dia 26/04/15 até 01/04/15! Eu e minha esposa juntos!! Será que vale a pena ? Pensei em comprar Eurail Regional Pass (Benelux – Alemanha) 212 euros por pessoa = R$ 689,00 por pessoa ou R$ 1.378,00 para 2 com desconto por sempre ir juntos!! Mas acho que se eu fizer as reservas vai sair mais caro do que comprar na hora? ou que vc acha e o que vc me sugere? Muito obrigado

    • Isso é uma caixinha de surpresa. Toda vez que chegamos estação e consultamos temos que reservar mesmo com oeuro rail pass. Dai vão-se 20 ou 30 euros. Já cheguei na estação sem comprar a passagem e trinta minutos depois estava embarcado, pagando apenas 10 % do valor normal. O que dita então é a lei da oferta e demanda.

  3. Oi Thiago adorei as dicas, estou indo para Europa agora dia 30 e volto em fevereiro…comprei o eurail global pass e pretendo ir de genebra para milão, veneza, roma, paris ai lá compro um ticket para londres, volto , barcelona, madri, lisboa e porto e de volta a paris e genebra…. estou receosa quanto as reservas elas podem não acontecer quando os acentos disponiveis para o eurail tiverem acabado? como proceder? já posso fazer a reserva daqui? obrigada

  4. Thiago estou adorando todas as dicas, mais ainda ficou algumas duvidas: onde posso comprar o eurail no Brasil?
    No meu roteiro tenho as seguintes cidades Milão, Genebra, Paris, Londres, Amsterdam, Berlin, Dresden, Praga retornando para Milão você acha que teremos dificuldades em usar o Global pass?
    Em Londres vou fazer o trajeto com outro ticket mais depois poderei usar de Amsterdam para Berlin?
    As malas tem peso máximo? E melhor algo menor?
    Desde já te agradeço….

    Dai…

    • Olá Izidora. Sim, Global Pass pode ser usado entre países e dentro de países. Eu nunca fiz compras nesse site que você mencionou. O período de baixa estação é durante o outono e primavera, mas isso já está em caindo em desuso.

  5. Thiago,
    Queria uma ajuda. Fiz varias pesquisas e vi que pra mim nao vale a pena ter o europass. Decidi fazer a compra individualmente, mas nao sei se isso e algo comum na Europa. Voce sabe me informar se consigo os tickets no dia ou dois dias antes do embarque?
    Obrigada!

  6. Oi Thiago. Estamos viajando na segunda quinzena de julho desse ano. Minha dúvida quanto ao Europass é devido aos questionamentos que eu encontrei quanto a seus benefícios. Como vamos na temporada de férias – aqui do Brasil – será que não vamos encontrar problemas para marcação, pois existem informações que am alguns trens – os mais rápidos e mais procurados – existe quotas para passageiros que usam o passe, além de algum custo. Eu consigo marcar antecipadamente em todos os trens ou depende da cia. Se consigo. Com quantos dias eu posso fazer essas reservas. O custo eu já li que não passam de 20 euros, é isso né?

  7. Olá Thiago! Estou programando essa que será minha primeira viagem pra fora. Pretendo usar passagem aérea apenas na ida e volta ao Brasil, e usar o Eurail em todo o percurso na Europa. Pensei no trajeto Holanda, Alemanha, Rep. Tcheca, Áustria e ao selecionar o país seguinte aparece dentre as opções, Irlanda. Mas como assim se a Irlanda não é país vizinho? Me ajuda?!

  8. Que maravilha encontrar esse site!! AMEI!!
    Sim, mais o euro pass so e valido para europeus? Nos (EU) do passaporte verdinho nao posso comprar??
    bjs bjs
    Virei fa, e estarei sempre acompanhando!!
    Desculpe a falta de acentuacao.

  9. Olá Thiago, tudo bem?
    Estou fazendo um estagio na Alemanha e no final do ano quero conhecer Franca, italia e Suica. Gostaria de saber se devo comprar um select pass de 4 paises ou 3, pois vou apenas sair e voltar da Alemanha, vi por exemplo que vc nao pode comecar a viagem em um dos paises do select pass, por isso a minha pergunta, como funciona isso. Também, escolhendo 5 dias de viagem eu posso fazer 1 dia da Suica a Italia e um dia dentro da Italia, de Roma a Veneza? Ou viagens dentro do mesmo pais nao estao inclusas? Obrigada!

  10. Olá, estarei indo para a europa em outubro mais meu namorado é italiano e ainda mora na europa. Mesmo sendo mais caro eu posso comprar o europass também para ele? Eles vão olhar o passaporte dele para confirmar se não mora no Brasil?
    Caso negativo…
    Quando eu tiver no pais dele a Itália, vou poder usar o europass mais ele como faz?
    Obrigada.

  11. Oi Thiago, comprei o Eurail Select Pass 5 países, tentei fazer reserva de Estrasburgo para Zurich, porém somente um trecho da viagem apareceu como reservado, o outro nao, será que eu deixo pra fazer a reserva direto na estação de trem mesmo?(estava pensando em fazer todas as reservas quando chegar na Europa ) Nao posso ficar sem trem para essa viagem, pois nesse dia preciso chegar em zurich pois pego avião para voltar … Vc conhece alguém que nao conseguiu viajar em determinado dia pq nao tinha mais trem? Viajo em Julho…
    Obrigada!

  12. Olá Thiago, tudo bem?
    Nossa, muito obrigada pelas dicas! Elas foram realmente valiosas!
    Gostaria apenas de saber se é possível que uma pessoa compre o passe adulto mas escolha viajar na 2a classe para acompanhar o pessoal enquadrado como jovem ou se ele teria de viajar obrigatoriamente na 1a classe.
    Você saberia me dizer?
    Obrigada!

  13. Olá Thiago,
    nossa que alivio encontrar esse seu site!
    Então eu li tudo, mas não encontrei nada do Europass referente a taxas para pernoitar no trem, a não ser aquela parte que diz algo de dez horas de viagem.. Então, preciso pagar algo para pernoitar no trem? Posso pernoitar se ficar no máximo 6 horas nele? E usando ele digamos a partir das 6:30 da manhã posso passar o dia (até as 19hs) nos trems e metros de algumas cidades certo?

    Muitíssimo obrigada! E tudo de bom!

      • Olá,
        só mais umas perguntinhas ^^
        Sobre o passe para três países em 5 dias alternados, no dia que eu usar um Europass(começa às 6h e termina às 19h é isso?); eu posso usar também os transportes públicos da cidade como o metrô, trens e ônibus?
        Digamos que eu possa usar estes transportes durante o dia e no fim da tarde (+/- 18:00) eu quiser pegar um trem para passar a noite, eu vou usar um ou dois Europass, sendo que vou embarcar no trem antes das 19h e desembarcar após as 19h ou no outro dia?

        Obrigada, por toooodas as dicas hahah =]

  14. Oi Thiago, eu e meu noivo vamos para a Europa e ficamos com uma duvida. O 1º país que conto é o que estamos indo ou o que estamos. Ex: Estou em Paris e vou para Barcelona, qual o 1º pais?Outra duvida é que a Italia não é vizinha da espanha, mas no site aparece como pais vizinho. conta como 1 pais se sairmos de barça e formos pra florença?

  15. Olá Thiago,

    estou planejando uma viagem de 1 mês pela Europa com meu marido e pensamos em comprar o Global Pass. No nosso roteiro, sairemos de Amsterdam para Bruxelas, e vimos no site da Eurail que nesse trecho temos que pagar reserva. Entramos no site da Thalys e pelo que entendemos, o valor que mostra é do ticket. Como saber o valor apenas da reserva se já estaremos pagando o Global Pass? Ou o valor que aparece no site é apenas da reserva?
    Como você fez reservas na estação, qual seria a média de valor?

    Abraços

  16. oi, Thiago.
    Parabéns pelo blog. Ele é ótimo.
    Uma dúvida: vou para Lisboa em outubro/11, são 17 dias, para ir a Espanha preciso do Europass? E também, se tiver alguma sugestão de roteiro iria adorar, ainda não decidi a parte terrestre.Obrigada! Neide

  17. Ola Thiago

    Primeiramente obrigada e parabens pelo blog. Li praticamente ele todo. Me ajudou e esclareceu muita coisa.
    Voce é incrivel, inteligente e consegue transmitir tudo de forma muita clara. Parabens!!!

    Estou planejando uma viajem para Europa em Jun/2012. Pretendo ir para Italia ( Roma, Florença, Piza e talvez Milao),
    Espanha ( Barcelona e Madri) e por fim Portugal. Disponho de 15 dias. Queria conhecer a França tambem, mas o ” faz me rir $$” acho que não vai permitir…rssrrs. Vou de mochilão, por isso queria economizar ao maximo….

    Tenho algumas duvidas, queria sua ajuda….

    Da Italia pra Espanha da pra ir de trem? ou é mais vantagem ir de avião?
    Quais os percursos desses lugares que eu citei acima eu consigo ir de trem?

    E que eu estou bem perdida..rsrsr. Não to conseguindo montar o roteiro sabe….

    Voce poderia me dar um luz?….

    E se tiver mais alguma dica ou conselho…..vai ser bem vindo

    Obrigada Obrigada.

    Morgana

    • Olá Morgana, para saber qual o melhor preço entre Italia e Espanha você tem que fazer pesquisar e por na ponta do lápis, mas claro que dá pra ir de trem. Não só esse como todos os trajetos que você citou.

  18. Ola Thiago! Ótimo material
    Estou indo para Inglaterra dia 11/08 fazer um curso e depois vou me aventurar na europa.
    Só tenho uma dúvida:
    – Pretendo comprar o Eurail Select Pass porém qto a reserva de assento, q pode ser obrigatória ou não, é melhor comprar aqui ou será q não é mais barato comprar qdo estiver prestes a utilizar ai (tipo direto na estação)? Vou fazer os seguintes trajetos:
    Paris – Frankfurt, Frankfurt-Berlin, Berlin-Paris, Paris-Roma-Paris.
    Obrigado!

    • Olá Filipe, pois é eu nunca fiz reserva de assento pela internet, sou old school ainda. Se eu tivesse indo pra Inglaterra fora de temporada e fosse me aventurar pela Europa depois eu faria nas estações as reservas!

      • Do jeito q pretendia então, blz. Só tinha receio de sair mais caro. Uma coisa q depois me veio a cabeça… pra fazer essa “aventura” pela Europa (albergues, várias viagens, correria e tal) melhor levar uma mochila de trilha (tipo 35L+) ou talvez uma mala de rodinha mesmo com uma mochila comum junto (com o essencial)? Afinal vou fazer várias viagens sozinho e em alguns momentos vou ter q aproveitar o dia antes do check-in e sair com a mala em mãos. O q acha? Trilha ou rodinhas e comum?
        Mas desde já mto obrigado pela ajuda!
        Abs

  19. Olá, Thiago! Muito interessante e extremamente proveitoso este seu site…
    Já defini que o mais indicado para mim, que estou viajando com minha mãe
    e somente pretendo viajar por dois países utilizando trem, será o passe saver
    para 2 países, e com 6 dias (dias de viagem) por validade de até 2 meses… Mas
    minha dúvida é que não sinto confiança de colocar número de cartão de crédito
    na internet de meu laptop, e como já estou em Paris, se as agências de viagem
    daqui venderiam e garantiriam a entrega do passe em um período inferior a 7 dias.
    Obrigada pela atenção de sua resposta, até que seja negativa se porventura vc não
    souber com segurança a resposta. Atenciosamente. Abraços parisienses. Leda

  20. Olá Thiago! Primeiramente, parabéns pelo website, muito proveitoso. Bom, por mais que eu tenha lido todas as questões ali em cima, ainda tenho algumas dúvida: pretendo comprar o Eurail Select Pass Itália-Suiça-Alemanha 5 dias dentro de 2 meses, mas eu se preciso desde já reservar a viagem e horário ou eu posso tomar, aleatoriamente, qualquer trem dentro desse trecho? E com relação ao prazo pra chegar os bilhetes, levando em consideração que viajo daqui 17 dias, no dia 16 de Julho?
    Obrigado.

    • Olá Leonardo, não sei quanto ao prazo para chegada dos bilhetes. Você pode reservar o quanto antes, mas pode deixar para reservar em cima da hora também, o único problema é o trem ficar cheio. Em trens sem reserva entram os que chegarem primeiro.

  21. Clmprei Eurail para cinco pauses e 5dias no leste europeu – 4 pesoas – e usamos somente dois dias. Ja regressamos para o Brasil e nos proximos 6 meses nao vamos viajar. Temos como recuperar o dinheiro ou transferir os tres dias restantes para outras pesos? Agradeco-lhe se puder orienteer-nos. Mario.

  22. Thiago, mais uma vez me socorro dos seus conhecimentos… rsrs… vc disse que “não pode comprar um Eurail Pass com intervalo geográfico: caso você decida fazer um trecho de avião, você perderá o restante do seu passe, porque é impossível deixar de passar por um país vizinho”. Minha dúvida é: comprei o Select Pass válido para os países vizinhos da Alemanha. Vou até a França com ele. De lá, decido ir até Roma de avião e, de Roma, voltar a Munique também de avião. Pelo o que vc disse, entendi que, se eu quiser usar meu Eurail de Munique para Berlim, por exemplo, não conseguirei mais, mesmo tendo datas ainda disponíveis. Está correto meu entendimento?
    Obrigado e um abraço.

    • Olá João! Tive que ler algumas vezes para ter certeza que entendi, hehe! Na realidade, acredito que esse seu caso seja diferente: seria como se você não tivesse saído da Alemanha, então tudo leva a crer que você pode continuar a usá-lo sim!

  23. Oi Thiago, muito legal seu site.
    Eu ainda estou com dúvidas do passe Eurorail Select Pass. Eu estou querendo conhecer, França, Belgica, Alemnha, Rep Checa , Austria e Suiza. Compraria um Eurorail Select Pass por 8 dias. Por exemplo si dentro da França, estando em Paris, quero conhecer Strasburgo, o passe serve ? e se eu vou e volto no mesmo dia antes das 19 horas, esso equivale a 1 dia de viagem ? e é descontado dos 8 dias que eu comprei ? Grata Alejandra.

  24. Oi Thiago! Obrigada pelas dicas! Eu tenho uma dúvida..Comprando o eurail e o eurostar pela internet eu consigo desconto no eurostar? Onde acho isso??
    Beijos!

  25. Oi, Thiago.
    Comprei o passe Saver e alguns minutos depois (eita!!) descobri que tinha informado o meu primeirop e último nome e o primeiro e segundo nomes do meu namorado. Mandei um e-mail para o pessoal do Eurail mas estou com pouca esperança de que seja feita a alteração pq já li nas regras que depois de clicar em confirmar pagamento não há como mudar a reserva. Será que terei problemas com a fiscalização, quando o ficarl pedir a passagem no trem ou na hora da validação? Li tambpem em alguns fóruns que muitas vezes o fiscal nem pede a documentação…. De qualquer forma, estou preocupada.
    Agradeço a atenção.

    • Olá Adriana, nunca me pediram documentos que comprovassem o titular das passagens, mas é possível. Nunca precisei entrar em contato com a Eurail, mas o @riqfreire já twittou sobre as dificuldades de entrar em contato com eles. Você pode procurar um escritório da empresa em alguma parada sua, mas acredito que você não terá problemas.

  26. Oi Thiago!! Muito obrigada por suas dicas!! Eu só não entendi direito quando o país não faz parte do Eurail..como assim comprar separado?? Eu vou de Praga pra Budapeste, por exemplo, e queria entender como é isso. E como eu sei quais países fazem parte do Eurail e quais não fazem?
    Obeigada!

  27. beleza Thiago , vc falou TUDO sobre esta forma maravilhosa de viajar pela Europa. Ja tive uma experiência e tudo correu bem Apenas pra ir de Paris pra Londres fomos de avião e voltamos de “navio”pelo canal da Mancha Faz tempo isso.rsssss Compramos o eurailpass numa agência de viagem… acho que hoje é mais barato comprar via internet.Vc tem idéia se é uma transação fácil e segura de ser realizada?
    Obrigada pela sua importante contribuição ! abraços!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*