Fiz um compilado de respostas às perguntas mais comuns sobre drogas em Amsterdã, assim a gente fala sobre um dos dois assuntos mais lembrados quando o papo é sobre Holanda.

O outro assunto, claro, é prostituição:

+ O que preciso saber sobre prostituição na Holanda

Maconha é liberada na Holanda?

Pelo incrível que pareça, não, maconha não é liberada na Holanda: maconha é tolerada, o que é completamente diferente.

Ter maconha tolerada e não legalizada é uma forma de fazer vista grossa para a maioria absoluta dos casos que envolvem “drogas leves”, uma distinção que grande parte dos países sequer fazem.

Esse ar de liberação, previsto na lei, permite com que a justiça continue punindo e condenando contravenções maiores quando há qualquer tipo de droga envolvida, como dirigir um carro e envolver terceiros em um acidente caso você tenha fumado um baseado.

Nesse caso, meu amigo, em dois tempos todo tipo de tolerância desaparece.

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem

Chip de celular internacional com internet ilimitada (e com cupom de desconto!)

Todo tipo de droga é permitido em Amsterdã?

Não, apenas drogas leves, sendo que drogas leves e pesadas são diferenciadas de acordo com suas reverberações físicas e psicológicas.

Tudo que é cannabis, como maconha prensada, haxixe e outras variações, pode ser comprado, mas cogumelos, cocaína, heroína, LSD e morfina são totalmente proibidas.

Cogumelos são permitidos em Amsterdã?

Não, cogumelos já foram permitidos em Amsterdã, mas não mais: com o passar do tempo houve um aumento no número de turistas mortos e suas autópsias indicavam uso de diferentes cogumelos alucinógenos.

Isso motivou um decreto, em novembro de 2008, que suspendeu definitivamente a venda de cogumelos alucinógenos.

Todo mundo pode comprar drogas em Amsterdã?

Não, apenas maiores de 18 anos e somente em estabelecimentos com alvará.

Claro que mesmo na Holanda existe tráfico e venda ilegal de drogas, mas isso é terminantemente proibido e punido com rigor.  

Quais estabelecimentos vendem drogas legalmente?

Os chamados coffeeshops, como o The Grasshopper e o The Bulldog, são estabelecimentos facilmente reconhecidos pela bandeira com os triângulos verde e branco dispostos lado a lado. Qualquer tipo de propaganda é proibida por lei.

Coffeeshops não são Cafés e não vendem bebida alcoólica, mas você pode frequentar bares que vendem cerveja e permitem o uso de maconha trazida pelo cliente.

O que preciso saber sobre drogas em Amsterdã
O que preciso saber sobre drogas em Amsterdã

Coffeeshops são lugares agradáveis?

É um fumódromo como outro qualquer, mas, como eles vendem produtos legais, não existe aquele clima de coisa errada no ar.

Os atendentes são simpáticos e falam inglês, além de oferecerem cardápios traduzidos. Geralmente a iluminação é baixa e sempre tem uma música tocando. 

Não deixe de tirar as suas dúvidas antes de escolher um produto: você receberá a indicação daquele que mais combina com você e com a experiência que você pretende ter.

Posso fumar tabaco em um coffeeshop?

Não, é terminantemente proibido fumar cigarro em coffeeshops. Para preservar a saúde dos não-fumantes e eliminar os chamados “fumantes passivos” é proibido fumar em lugares fechados, apenas em “aquários” devidamente designados.

Drogas são vendidas nas ruas?

Não, pelo menos não de maneira legal, e vale dizer que, quando acontece, nem sempre é tráfico, muitas vezes é só um golpista querendo passar turistas para trás (você pode acabar comprando farinha ou qualquer outra substância desconhecida).

Não dê mole: não compre maconha de maneira ilícita, porque além da alta probabilidade de ser feito de bobo, você ainda pode ser assaltado da maneira mais estúpida possível.

Quanto comprar?

Pouco. Primeiro porque é crime lidar com grandes quantidades, depois porque aquele produto é provavelmente mais forte do que outros que você pode ter experimentado e, por último, porque é fácil comprar de novo.

O que sobra pode ser usado em outro coffeeshop, não é preciso fazer uma nova compra – mas é educado comprar ao menos um refrigerante se você não quiser ocupar uma mesa a troco de nada.

E os efeitos, são fortes?

Bem, depende do produto escolhido e se você é ou não um cara forte, mas lembre-se: nunca subestime os efeitos das drogas.

Justamente por serem gostosos “bolinhos atômicos” (feitos com cannabis) não têm efeito imediato – e sair pulando e cantando de um coffeeshop é o mesmo que tatuar “turista” na testa.

O que preciso saber sobre drogas em Amsterdã
O que preciso saber sobre drogas em Amsterdã

+ Leitores do blog tem pelo menos 10% de desconto em qualquer seguro de viagem cotado pelo Seguros Promo!

Posso andar com maconha no bolso?

Sim, em pequenas quantidades, e “pequenas quantidades” é o necessário para consumo imediato. A lei é complicada, sugiro ater-se ao que for menos arriscado.

Existe uma tolerância com drogas leves e, mesmo que a lei não permita seu uso em lugares públicos, fumar um baseado no parque não irá te colocar em nenhum apuro.  

Posso fumar em público?

Sim, é tolerável, mas para os holandeses essa é uma atitude provocadora e desnecessária, principalmente quando acontece com turistas. Cuidado, a lei é confusa para estrangeiros e pode criar conflitos.

Já hotéis e albergues possuem regras próprias que são informadas logo no início da hospedagem.

Posso sair da Holanda com drogas no bolso?

Não, esse é o maior erro que você pode cometer. E mesmo que você conheça alguém que tenha feito, ou que pareça que ninguém se importe, existem revistas esporádicas e espontâneas.

Por isso, muito cuidado ao guardar o produto e correr o risco de deixar sobras na mochila.

Por último, sair do país usando camisa e boné com a bandeira da Holanda pode fazer você passar por revistas rigorosas em aeroportos.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Amsterdã? Gosto muito da região do Museum Quarter, o miolinho de Museumplein e Leidesplain. Nos canais tem o Max Brown que é um charme! Selecionei também as melhores opções do Jordaan, um dos bairros centrais mais disputados.

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

10 COMMENTS

  1. Estava procurando essas informaçoes ha muito tempo e nunca encontrei tão bem explicado assim. Passarei uma temporada na europa e pretendo viajar para Amsterdam! =)
    Muito obrigada!

  2. Muuuuito obrigado pelas informações. Cheguei ontem e ficarei mais 5 dias! Depois de quase 20 dias pela Europa sem nadinha, fui com muita sede ao pote e tive que voltar pro hotel, rsrsrs. E eu até que resisto bem. Mas depois deste longo jejum e um produto de verdade, noooooossa. Vale mesmo ir devagar… Abs

  3. Nossa Thi…esses bolos parecem ser tao inofensivos…mas sao uma bomba! Vem ate com instrucoes para a ingestao. Voce come um inteiro e fica na expectativa…depois de mais de uma hora voce comeca a sentir o efeito. E o barato fica por muito tempo no organismo, por isso sugiro que, para quem for consumir, fique em um lugar seguro de boa…(pode bater um panico, medao mesmo) e circule o endereco do seu hostel no mapa…e eh capaz de mesmo assim se perder no meio dos canais!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*