Sou piolho de supermercado, geralmente é a primeira coisa que faço quando chego em um país que não conheço, e eu não ia perder a oportunidade de conhecer um supermercado na Austrália.

Para minha decepção passear em supermercado australiano foi igual a passear em supermercado americano – exceto pela melhor parte, o preço, porque na Austrália as coisas tendem a ser mais caras.

Quais os supermercados mais famosos da Austrália?

Existem muitos mercados locais na Austrália, alguns possuem mais de uma loja, mas geralmente eles aparecem em único estado ou, quando muito, dois.

Já as redes nacionais de supermercados estão presentes em todo o país, inclusive na Austrália Ocidental.

As maiores redes de supermercados na Austrália são:

  • Aldi
  • Coles
  • Independent Grocers of Australia (ou IGA)
  • Woolworths

As duas redes mais populares e com maior presença na maior parte do país são Coles e Woolworths, sendo que Woolworths tem uma pegada mais gourmet.

Coles não é necessariamente mais barato, mas ele tem marcas próprias mais acessíveis.

Coles e Woolworths em Sydney

Existem quase quarenta supermercados entre Coles e Woolworths em Sydney, mas infelizmente nenhum dos dois sites são acessíveis para quem está fora do continente australiano.

Coles e Woolworths funcionam todos os dias da semana, geralmente abrem às oito da manhã e fecham às dez da noite, mas algumas unidades podem ficar abertas até à meia-noite.

Existem unidades menores em todos os bairros, mas em shoppings e grandes estações de trem existem unidades maiores com farmácia, açougue, padaria, ótica…

Essas fotos foram tiradas no Coles de Manly e no Woolworths de Potts Point, ambos em Sydney:

Compras de supermercado na Austrália
Farmácia de supermercado na Austrália

Esse creme hidratante da Cetaphil custa uma fortuna no Brasil, nos Estados Unidos raramente passa dos 16 dólares, mas em Sydney o preço mais baixo que encontrei foi o dobro do preço americano.

Olhei a embalagem vinte vezes, mas era exatamente o mesmo produto, com a mesma quantidade.

Eles também tinham miniaturas de vários produtos da família Cetaphil, mas nada custava menos de seis dólares australianos.

Farmácia de supermercado em Sydney

Isso é uma cinta de coluna e é essa coisa ridícula que uso sempre que a hérnia incomoda (e sempre que estou disposto a esperar a dor passar sem tomar remédio).

Enfim, não é uma cinta qualquer, ela tem uma estrutura de ferro e custa quase duzentos reais no Brasil ou 55 dólares australianos, ou seja, praticamente o mesmo preço.

Bronzeador australiano Reef
Bronzeador australiano Reef

O milagre australiano: um óleo de bronzear da Reef geralmente não passa dos 10 ou 12 dólares, eu branco do jeito que sou já usei e aprovo, o ruim é ter a cara de pau para pedir para um desconhecido gringo qualquer passar óleo onde a mão não alcança.

O creme é menos pior, pelo menos não tem lambança.

Quando fui à Austrália pela primeira vez era Páscoa.

Pelo que percebi eles não tem costume de vender ovos de chocolate como no Brasil, mas o que tem de coelho de chocolate não é brincadeira! E é só tem coelho com pedigree, de marca conhecida.

Os preços não são exorbitantes como no Brasil, é preço de chocolate como outro qualquer.

O mercado dos molhos para beliscar também não está para brincadeira, é difícil escolher um para levar: tem de cebola com bacon, de pimenta com limão, caranguejo com camarão, salmão temperado, pepino…

Sério. Pepino!

Água de coco em supermercado na Austrália…
… e o meu café da manhã

Pela primeira vez vi água de coco no exterior sem aquela insuportável “pitada” de maracujá.

E para provar a procedência essa latinha de cima vinha inclusive com pedacinhos da polpa do coco.

Nunca tinha notado que é um costume brasileiro tomar iogurte em garrafas de um litro ou de 200 ml. Depois de procurar muito encontrei essas espécie de iogurte líquido para beber e misturar nos cereais, mas ele é na verdade um smoothie e tem preço de smoothie: cada um por quatro dólares ou dois por sete.

Coca-Cola de supermercado na Austrália

Parece que os supermercados são obrigados a divulgar o preço fracionado para o cliente poder comparar qual embalagem é realmente a mais barata.

Olha a etiqueta desse pack de refrigerante com oito garrafinhas de 200 ml cada: pode parecer barato, mas na mesma etiqueta eles dizem que quem leva o pack está pagando 4,38 pelo litro, sendo que a garrafa de dois litros sai por dez centavos a menos.

Bem interessante isso!

O famoso Tim Tam
O famoso Tim Tam

Por último esse biscoitinho delicioso que todo mundo adora quando experimenta pela primeira vez: Tim Tam é um produto australiano criado na década de 1960 e até hoje é o biscoito mais popular da Austrália.

Hoje existem marcas parecidas e apresentações diferentes, com sabores inusitados como chocolate com morango e chocolate com laranja.

Ah, vale dizer que supermercado naAustrália tem um ou dois caixas funcionando normalmente, com atendentes, a grande maioria é para quem passa e paga as suas próprias compras.

No início a gente tem medo de empacar a fila ou fazer bobagem, mas é tudo tão simples que assusta como isso ainda não pegou no Brasil.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Sydney? Selecionei as melhores opções nos arredores de Darling Harbour, Bondi Beach e Kings Cross. Eu fiquei no Regents Court de Kings Cross e recomendo!

  Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

4 COMMENTS

  1. Estou com uma dúvida…
    Estou indo para Austrália e Nova Zelândia em dezembro e não sei como levar dinheiro.
    É melhor comprar dólar americano e ir trocando lá ou já comprar dólar australiano e da nova zelândia?
    VTM é uma boa ideia?

    tks

  2. Sempre comprava no Woolees, produtos da marca do supermercado: Homebrand, bom e barato! As embalagens são brancas,o carrinho ficava uma neve só…. era fácil identificar brasileiros, todos comprando Homebrand!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*