Update: 6 de dezembro de 2016

Post atualizado com valores de 2017 e algumas modificações de links.

Toda viagem à Europa começa em um aeroporto ou estação de trem. Como Londres é uma das grandes portas de entrada do continente europeu vamos falar sobre algumas formas de se locomover pela cidade e como ir e vir de seus principais aeroportos e estações.

heathrow-airport_easy-resize-com

Heathrow, o maior aeroporto do Reino Unido

Quem chega do Brasil chega pelo aeroporto internacional de Heathrow, mas quem chega de outros pontos da Europa chega por Gatwick ou pela estação de trens St Pancras em King’s Cross. Vamos falar um pouquinho desses três pontos de chegada e mostrar as melhores formas de chegar e sair de cada um deles.

Heathrow, o maior aeroporto do Reino Unido

Existem umas mil formas para ir e sair do aeroporto internacional de Heathrow, mas aqui a gente vai se ater as mais comuns, como o Heathrow Express, o trem rápido e direto que sai a cada 15 minutos e pela internet custa 22 libras (36 pelas duas pernas). O desembarque é em Paddington, uma estação enorme e bem próxima do centro, quinze minutos depois.

Lembrando que você pode comprar o passe pela internet ou nos guichês próximos a plataforma, mas saiba que quem compra a bordo do trem paga uma taxa extra de aproximadamente cinco libras – da mesma forma que quem compra com muita, mas muita antecedência pode conseguir descontos de até 75%.

10051006

Trens chegando e saindo de Paddington por @stollerdos

Já o Heathrow Connect é um trem que desembarca em seis estações diferentes de metrô incluindo a Paddington, a mais central delas. A viagem dura cerca de 30 minutos e as saídas continuas também. O passe custa 10,20 libras por uma perna e 20,40 pelas duas.

Para quem procura um shuttle entre o aeroporto e o hotel existem algumas empresas que fazem o percurso porta a porta por preços diferentes, confira no site. Um amigo já usou a Hotel Hoppa, que também sai de Gatwick, e gostou.

A opção mais barata, por apenas seis libras!, e também a mais comum é começar a sua viagem embarcando no metrô: pegue a linha Piccadilly em direção ao centro que em aproximadamente 40 minutos você chega lá.

Tanto o serviço expresso quanto o metrô começam cedo pela manhã, mas ambos fecham à meia-noite ou minutos antes disso. Se algo der errado, prepare a carteira para o táxi ou espere até pouco depois das cinco da manhã, quando ambos os serviços voltam a funcionar.

O aeroporto de Gatwick

O aeroporto de Gatwick também possui um serviço expresso, mas, quando comparado ao de Heathrow, a viagem dura 30 minutos por 13,50 ou 27,50 com a volta em qualquer horário já incluída. Para preços, horários e outras informações clique aqui.

Existem outros três trens que levam e trazem passageiros para Gatwick, você pode se informar sobre eles aqui. Para shuttles e ônibus para cidades próximas clique aqui. Para transfer entre aeroportos clique aqui.

St Pancras em King’s Cross

Quem vem de trem chega pela St Pancras International, a uma escadaria de distância de King’s Cross; a estação de metrô que está a duas paradas de Oxford Circus e Covent Garden. Para informações práticas e turísticas de lá clique aqui – lembrando que além de conexão por metrô e trens intermunicipais, é de St Pancras que sai o Eurostar em direção a Paris pelo Canal da Mancha.

Eurostar prestes a deixar a plataforma em St Pancras, por @27045884@N05

Para saber quais as melhores formas de rodar por Londres é muito fácil: acesse tfl.gov.uk/plan-a-journey, coloque o nome do local, o endereço ou a estação mais próxima de partida e de chegada, clique em “search” e confira a lista de opções possíveis na página seguinte.

Em “interchanges” você descobre se será necessário fazer baldeações, andar ou utilizar mais de um tipo de transporte público. Clique na opção mais rápida e com menor número de “interchanges” para ver a rota em detalhes.

Quase toda capital europeia disponibiliza um “journey planner” em um dos sites oficiais da cidade, é só jogar no Google.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Londres? Não tem custo-benefício melhor do que o St Giles, um hotel super bem localizado no miolinho do Soho. Para quem tem pouco tempo na cidade vale olhar os arredores da estação King Cross St Pancras.

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

2 COMMENTS

  1. Olá Thiago, não sei até que ponto vc sabe sobre isso, mas aí vai minha duvida.

    Tenho 15 anos e irei viajar para a Inglaterra no meio deste ano a estudos por uma excursão. Tenho dupla cidadania portuguesa, mas ao fazer o Passaporte Potugues, assinei apenas os meus dois primeiros nomes ( Leonardo Machado) e não meu nome por inteiro (Leonardo Machado de Lima), queria saber se isso pode causar algum problema na imigração Inglesa.

    Agradeço desde já pela atenção.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*