Eu tenho uma ligação sentimental com Victoria em British Columbia.

Fui pela primeira vez em 2010 e passei quase um mês hospedado na casa de uma amiga querida. Recentemente voltei em uma rápida parada de navio e matei a saudade de uma das cidades mais agradáveis do Canadá.

Se você está de viagem marcada para o Canadá e irá passar por Vancouver não deixe de passar uma tarde em Victoria. Vou mostrar quais as melhores formas de fazer isso, mas antes quero deixar três posts essenciais para ajudá-lo em seus planejamentos de viagem:

Perguntas essenciais sobre o Canadá

Qual o melhor seguro de viagem para o Canadá?

Qual o melhor chip de viagem para o Canadá?

Victoria, British Columbia

Victoria está no mapa, mas não é fácil encontrá-la: diferente do que pode parecer, Victoria está em Vancouver Island, enquanto Vancouver fica no continente.

Sim, British Columbia possui uma ilha com 30 mil quilômetros quadrados boiando à esquerda do mapa, a maior ilha do Pacífico e uma das cinquenta maiores do mundo.

É em Vancouver Island que está Victoria, uma versão compacta de Vancouver, como se levássemos a cidade grande em uma excursão pelo interior.

Sabe o que esperar de Victoria? Victoria é o tipo de lugar onde quem se despede do motorista antes de descer pela porta de trás do ônibus sabe que será bem recebido quando passar pela porta da frente no dia seguinte.

Bem Hollywood isso.

Victoria em British Columbia

Em frente ao Parlamento de British Columbia em Victoria

Saudosismos à parte, Victoria está longe de ser uma enorme casa de repouso, não é isso: além de conseguir comer e beber como na cidade grande, as noites de quinta e sábado são as mais animadas de British Columbia, de baladas a bares com música alta consigo pensar em pelo menos cinco ótimas opções.

Como chegar em Victoria, British Columbia

Você pode chegar de avião vindo de várias outra cidades canadense: passei pela experiência e digo que não há nada mais bucólico do que o aeroporto de Victoria, onde o carrossel de malas do desembarque fica a dois metros dos paralelepípedos da calçada.

Existem quatro formas de deixar o aeroporto:

  • de táxi (prepare-se para gastar uma pequena fortuna),
  • de transporte público (pegando a rota 83 que passa poucas vezes ao dia e deve fazer o trajeto durar uma eternidade),
  • de carro alugado,
  • ou via shuttle.

Para pegar um shuttle pague a tarifa no balcão próximo ao carrossel de bagagens e escolha em qual dos vários pontos disponíveis na cidade você prefere ser deixado.

Para ir ao aeroporto de shuttle ligue com antecedência para o telefone que aparece no site e marque o melhor horário.

Para quem está indo ou vindo de Vancouver

Quem está indo ou vindo de Vancouver existem outras três formas de fazer a viagem: via transporte marítimo, hidroavião ou excursões de turismo.

Transporte marítimo é a forma mais comum de viajar entre elas: para quem sai de Vancouver o primeiro passo é chegar ao porto de Tsawwassen, mas pronuncia-se Tuóssan. Saindo de Downtown uma corrida de táxi sai por aproximadamente 80 dólares, podendo inclusive combinar um horário com antecedência.

Para chegar no porto reserve aproximadamente noventa minutos: primeiro você chega na estação de metrô Bridgeport pela linha Canada Line e de lá pega o ônibus 620 em direção a Tsawwassen.

No porto entre na fila para adquirir sua passagem ou compre-a nas máquinas de autoatendimento. Existem vários barcos que fazem o trajeto, mas o importante é saber apenas o destino.

A viagem de barco dura outros noventa minutos, custa menos de 20 dólares e acontece várias vezes ao dia.

Chegando ao porto de Swartz Bay, em Victoria, você pode pegar o ônibus da rota 70 ou 72, mas só o primeiro é expresso. Um ponto bom para parar no coração de Downtown Victoria é em frente ao shopping Bay Centre, na Douglas Street.

O famoso The Empress Hotel

Se você está com uma grana sobrando ou não pode perder muito tempo, faça o trajeto entre as duas cidades em um hidroavião, esses charmosos seaplanes que aterrissam na água.

A grande diferença de um seaplane para o transporte marítimo é o tempo de viagem: chegar até o porto, pegar o ferry e depois seguir em direção a centro consome pelo menos três horas do dia, mas um hidroavião levanta voo no Waterfront de Vancouver e aterrissa no Inner Harbour de Victoria em apenas meia-hora.

Pela internet, de domingo a domingo, a Harbour Air Seaplanes possui voos que variam entre 100 e 400 dólares de acordo com o dia e o horário da viagem.

Se você é estudante em British Columbia e descobriu as maravilhas de uma excursão em grupo, dê uma olhada nos preços da Discover Canada Tours.

Além de viajar para todos os pontos turísticos da província, eles disponibilizam um pacote especial de uma noite em Victoria por aproximadamente 200 dólares.

Como se locomover em Victoria, British Columbia

Hospedado em Downtown Victoria você dificilmente precisará de qualquer outro meio de transporte que não as pernas: coloque-as para funcionar!

Não existe Uber em Victoria, mas caso queira pegar um táxi é só pedir pela Victoria’s Driving Force, mas para isso você precisa ter um chip internacional.

Andar de ônibus é fácil e barato, além de economizar alguns trocados se você precisar ir um pouco mais além dos limites do centro, como visitar Butchart Gardens.

O site BC Transit ensina como usar o “trip planner” do Google, mas vale mais fazer perguntas pela cidade ou pesquisar os trajetos mais comuns.

Onde se hospedar em Victoria

Em qualquer lugar de Downtown Victoria ou em suas proximidades.

Infelizmente a oferta não é das mais fartas, mas tenha em mente que você deve se hospedar no miolinho onde as coisas acontecem para aumentar a produtividade do seu dia.

Procure as opções entre a Johnson Street, ao norte, e o Royal British Columbia Museum, ao sul. De leste a oeste você pode se hospedar em qualquer lugar entre Wharf Street e Quadra Street, mas algumas dicas que dou são Strathcona Hotel, Rialto HotelBest Western Plus Carlton Plaza Hotel.

Victoria em British Columbia

Conheçam a Ana, minha anfitriã na cidade

Victoria é uma cidade segura?

Victoria é uma cidade bem segura e eu nunca ouvi ninguém dizer que já teve problemas por lá.

Uma vez deixei minha carteira dentro de um provador da Levi’s e só fui perceber a mancada duas horas depois quando precisei pagar a conta em um restaurante próximo.

Voltei correndo para a loja e quando cheguei lá a carteira estava lacrada dentro de um envelope com todo o dinheiro dentro.

Você irá perceber que Victoria também tem os seus pedintes espalhados pelas ruas, mas, mais uma vez, eles não representam risco algum.

Entrar no McDonald’s da Douglas Street não é perigoso, mas é diferente: frequentado quase que exclusivamente por moradores de rua, o McDonald’s de lá têm um público bem diferente do nosso.

É seguro andar até a balada ou voltar caminhando para o hotel às duas da manhã, horário em que elas geralmente fecham – mas, como sempre, vale repetir: procure andar sempre acompanhado, principalmente de madrugada.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Victoria e Vancouver? Em Victoria gosto muito do Rialto Hotel e do Carlton Plaza Hotel. Em Vancouver selecionei as melhores opções na Granville Street e Robson Street.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Canadá pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

7 COMMENTS

  1. gostei muito seu blog . Descobri por acaso quando pesquisava no Google sobre Victoria . Parabens !
    Estou organizando uma viagem para O Canada . E tenho algum as duvidas :
    1. Adoro Jardins . Estou ansioso para conhecer Butchard
    Gardens . Nao vi nenhuma referencia sua a respeito.
    2. Vale a pena alugar um carro em Victoria ? Pretendo passar la 3 Dias.
    3. Um amigo meu me contou que a viagem de ferry incluindo todos os deslocamentos e muito longa para quem tem pouco tempo . Sera Melhor pegar um boo da AC ou o Air Sea Planes ?
    Obrigado

  2. Olá! Tudo bem com você?
    Gostei muito do blog, super didático e com as informações que precisamos saber! Parabéns!
    Fiquei com dúvida acerca da viagem de barco. Vou pegar um ônibus às 5 da matina de downtown Vancouver e pretendo chegar ao terminal de “Tuóssan” às 6h30 (contando com 1h30 de viagem). Bom, minha dúvida é: andei lendo no site do BC Ferries que precisamos chegar 45minutes antes de partir. É isso mesmo? Achei tanto tempo! Sendo assim, vou ter que sair mais cedo ainda de Downtown!
    Conto com sua ajuda!
    Muito obrigada,
    Tatiana

  3. De volta! \o/
    Esses posts sobre o Canadá têm tido mais atenção da minha parte. Realmente muito bons (pra variar).

    Acompanhando aqui. Manda a ver, Thiago!
    Abraço,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*