Conhecer o Queen Victoria Market foi a primeira coisa que fiz em Melbourne assim que deixei minha mala no hotel.

Pode me chamar de louco, mas conhecer o mercado público mais famoso da Austrália era o que eu mais queria fazer. Se tem uma coisa que me deixa animado é o tal do mercado!

Então, sabendo disso, fui recebido em Melbourne por um casal amigo que não sabia muito bem até quando o Queen Victoria Market ficaria aberto, então partimos o quanto antes em direção ao “Queen Vic”.

Mercado público de Melbourne

Que tristeza blogueiro em início de carreira: dei mole e saí sem a lente simples, levei apenas a super zoom, por isso foi tão difícil conseguir fotos legais de distâncias curtas.

Era constrangedor me ver a pelo menos cinco metros de qualquer coisa que eu quisesse fotografar.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem à Austrália:

Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Qual o melhor chip de viagem para Austrália?

Melbourne-Queen-Victoria-Market-07

Queen Vic em Melbourne

O Queen Victoria Market tem uma história meio macabra e bem polêmica, mas hoje as pessoas não lembram muito desse passado negro: no século 18 existiam dois outros pequenos mercados ali, mas com o tempo eles se tornaram um e nasceu esse Queen Vic com um terço do tamanho que tem hoje.

Só que isso aconteceu ao lado de um cemitério com mais de 10 mil pessoas enterradas.

O cemitério chegou ao fim e o mercado começou a crescer para os lados até ocupar a primeira parte do cemitério, depois a segunda e a terceira. Quando começaram a vender frutas e verduras, alimentos altamente perecíveis, resolveram tirar os restos mortais de muitos deles e…

Desistiram logo depois. Era caro e trabalhoso tirar os ossos dali. Hoje acredita-se que dos 10 mil enterrados pouco mais de mil tenham sido retirados.

Inclusive dizem que o espírito de um soldado ainda vaga pelo estacionamento do mercado, mas todo relato policial de quem diz ter visto o tal soldado acontece na manhã do dia primeiro de novembro (ou seja, o soldado só é visto na noite de Halloween).

Melbourne-Queen-Victoria-Market-19

Como todo mercado, Queen Vic tem comida internacional de todos os cantos do mundo…

Pata assado, quem já experimentou?

Caldeirões de almôndegas

Por isso a gente cruza com umas coisas meio loucas, como um pato assado dependurado pelas axilas, mas passa também por almôndegas ao molho de tomate, ou almôndegas aos quatro queijos.

Como chegar no Queen Victoria Market

Da minha dica de hotel ao mercado são menos de dez minutos de caminhada em linha reta, é só subir a Elizabeth Street e entrar a esquerda na Therry Street.

Para quem vem do centro e não quer caminhar muito, logo no início da Elizabeth Street as rotas 19, 57 e 59 param no ponto número 7, o mais próximo do mercado.

Hoje o mercado é uma das atrações mais famosas da cidade, pena que ele fecha as portas toda segunda e quarta (mas eles compensam no verão com a versão noturna que vai das 17h às 22h em quartas-feiras selecionadas).

O mercado é enorme e, assim como todos os melhores mercados do mundo, vá com fome e disposto a experimentar coisas incríveis que você nunca imaginou comer um dia, como…

Preços dos hambúrgueres de avestruz, crocodilo e canguru

O famoso hambúrguer de canguru…

… e o do Nate que já não lembro o que era

Hambúrguer de crocodilo, ou “croc” para os gringos. Se quiser demonstrar intimidade, peça um “roo”, que é sanduíche com carne de canguru, que é o que aparece na foto sem as fritas ao lado.

Claro que minha escolha foi canguru, e não me arrependo, apesar de que provavelmente não irei comer de novo: a carne é salgada e bem densa, a gente precisa mastigar algumas vezes antes de engolir.

O mercado é todo dividido em halls, como “fish hall” ou “meat hall”, mas eu não acredito que você precise estudá-los ou usar um mapa, o divertido é ir passeando sem pressa e parar sempre que um cheirinho diferente cruzar o seu caminho.

Melbourne-Queen-Victoria-Market-11

Batata frita de uma forma bem diferente

Essa batata é uma das coisas mais incríveis que já passaram pelo meu caminho! Ela é cozida e frita, tudo isso no espeto. Não deixe de experimentar, mas pule sem medo de se arrepender a parte em que você deve enfiá-la no tempero.

Melbourne-Queen-Victoria-Market-25

Sucos naturais no Queen Vic

Essas duas meninas ficaram horas para escolher um suco, eu fui no de maçã verde, mas só tomei em casa.

Bem, certifique-se apenas de ter passado pela “food court” e pelo “deli hall”, que são suas duas praças de alimentação onde você pode comer ali mesmo ou levar para viagem. O mercado tem tudo para que mora ali, ou para quem, assim como eu, se hospedou em um lugar com cozinha completa.

Tours no Queen Victoria Market

Isso sim você não pode deixar de fazer (eu não fiz por falta de planejamento), mas minha agenda em Melbourne teve tantos passeios incríveis que não consegui voltar ali depois do primeiro dia.

Enfim, existem tours diários por diferentes faixas de preço disponíveis para todo tipo de público faminto – inclusive o Foodie, por 40 dólares, que é o mais concorrido.

Melbourne-Queen-Victoria-Market-34

Panquecas holandesas

Eu encerrei o dia assim, com panquecas holandesas, sorvete de creme e chocolate. Esse segurando o prato é o Nate, um dos meus anfitriões em Melbourne – Nate, você sabe como agradar um amigo blogueiro como ninguém: Queen Victoria Market já é o meu lugar preferido em Melbourne!

Da próxima vez quero pegar um tour pelo mercado. Existem vários, geralmente entre 50 e 100 dólares por pessoa. O preço é alto porque inclui mais de dez degustações pelo caminho, então você faz um apanhado geral que já vale como almoço.

Um amigo fez esse e adorou.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Melbourne? Fiz duas listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores da Flinders Station, para quem curte cidade, e em St Kilda, para quem curte praia. Eu fiquei no Somerset e recomendo!

  Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

*